logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

7 mitos mais comuns sobre o estágio

por Patrícia Carvalho em 02/07/19 190 visualizações

Atualizado em 28/07/2021

O estágio é o momento em que o estudante de graduação pode colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Por esse motivo, é exigido em muitos cursos como componente necessário para a retirada do diploma.

mitos estagio

Para regularizar a atividade, em 2008, a Lei 11.788 - também conhecida como Lei do Estágio - entrou em vigor. No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito desse assunto.

Pensando nisso, a Revista Quero fez uma lista com os mitos mais comuns sobre o estágio*. Veja a seguir 7 mitos sobre o estágio:

1. O estagiário é sempre o culpado

A Lei do Estágio afirma que o estagiário precisa de um supervisor na empresa contratante. Além disso, a atividade possui um caráter educativo e, por esse motivo, ele não pode ser responsabilizado por eventuais problemas.

2. A função do estagiário é servir café

As funções do estagiário devem estar relacionadas com seu curso e devem ser especificadas no Termo de Compromisso de Estágio.

Embora essa situação possa acontecer, o estágio é, na realidade, uma oportunidade de amadurecimento profissional, pois você terá contato com pessoas mais experientes e conhecerá o mercado de trabalho da sua área.

3. O estagiário tem carta branca para errar

Nenhum funcionário possui carta branca para errar, e com o estagiário não é diferente. Por mais que o estágio seja caracterizado como uma atividade educativa, espera-se que haja um esforço de sua parte.

Além disso, quanto mais efetiva for a supervisão, maiores são as chances de o estagiário alcançar um bom desempenho e não cometer erros.

4. O estagiário é efetivado após dois anos 

A empresa não tem a obrigação de efetivar o estagiário após o vencimento do contrato. Além disso, a efetivação depende de fatores como disponibilidade de vaga e desempenho do estagiário. 

5. É exigido do estagiário experiência semelhante à dos profissionais efetivados

A experiência em outros estágios ou trabalho voluntário são diferenciais no currículo, mas não são obrigatórios, justamente por se tratar de uma atividade educativa. 

6. O registro em carteira é obrigatório

De acordo com a Secretaria do Trabalho (antigo Ministério do Trabalho), o registro na carteira de trabalho não é obrigatório. Isso porque o estágio é regularizado pela Lei 11.788 e não pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

7.  O estagiário tem direito aos mesmos benefícios que funcionários efetivos

A Lei do Estágio determina que em estágios não obrigatórios, as empresas devem oferecer bolsa estágio e auxílio transporte. Os demais benefícios são opcionais.

Leia também: Qual é a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório?
Existe idade mínima e máxima para fazer estágio?

E aí? O que achou do conteúdo? Conte para nós nos comentários. ;)

*A lista foi feita com a contribuição da Fundação Mudes

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54