
Frases que toda mãe fala: quantas a sua mãe já falou?
João Marcondes | 09/05/25Reunimos 10 frases típicas de mãe que fazem parte do imaginário coletivo de tantas famílias brasileiras.
Provavelmente, você já passou ou conhece alguém que tenha passado pela experiência de enviar currículos e ser reprovado por não ter experiência na área e pensou: “mas como é possível adquirir experiência se ninguém oferecer a primeira oportunidade?”.
A boa notícia é que existem alguns programas com a função de auxiliar jovens e estudantes a ingressarem no mercado de trabalho como o estágio, aprendiz e trainee.
Você sabe do que se trata cada um deles? Veja a seguir mais informações sobre os três programas e decida qual deles é o melhor para você.
A categoria Jovem Aprendiz é voltada para alunos com idade entre 14 e 24 anos. Dentro dessa categoria há um segmento voltado para menores de idade, entre 14 e 18 anos, ambas com as mesmas características determinadas pela Lei do Aprendiz.
Veja também:
Veja como trabalhar como Jovem Aprendiz
Para participar, o estudante deve estar inscrito em um programa de aprendizagem técnico-profissional conveniado à empresa – na qual ele terá aulas teóricas -, matriculado em uma instituição de ensino regular e com a frequência em dia. A carga horária do aprendiz não pode ultrapassar seis horas diárias durante o período máximo de dois anos.
A atividade possui um contrato de aprendizagem, o qual é validado na Carteira de Trabalho e Previdência Social de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A remuneração é de um salário mínimo, mas pode variar de acordo com a empresa contratante.
O estágio é uma atividade direcionada para estudantes do Ensino Médio e Superior, com o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho.
Veja também:
Estágio: saiba quais são os direitos e deveres de quem exerce a atividade
6 dicas para quem está procurando o primeiro estágio
Dicas para ser efetivado no estágio
A atividade divide-se nas modalidades obrigatória e não obrigatória, e pode variar de acordo com a instituição de ensino. Na primeira, a remuneração e auxílio-transporte são opcionais. Já na modalidade não-obrigatória, a empresa contratante deve oferecer remuneração e auxílio-transporte para o estagiário.
O programa Trainee é oferecido para recém-formados em um curso superior ou que estejam no final da graduação, por meio de contratação no regime CLT no período de até dois anos.
Veja também:
20 empresas com melhores salários para trainees
Trata-se de um treinamento de capacitação profissional para assumir uma posição de liderança. Normalmente, é oferecido por grandes empresas e, para participar, é necessário passar por processos seletivos divididos em várias etapas. O salário varia de acordo com a empresa contratante.
E aí? Tirou suas dúvidas? Comente aqui embaixo o que você achou do conteúdo! 😉