Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

9 mitos e verdades sobre a pós-graduação que você deve saber

por Mathias Sallit em 28/05/21

Muitas dúvidas surgem durante o processo de formação acadêmica. E depois de terminar uma faculdade, é muito comum aparecerem questões sobre começar uma pós-graduação.

Para muitos, iniciar uma nova jornada acadêmica pode ser um obstáculo, mas topar esse desafio vai ser garantia de novos saltos na carreira profissional. Esse é um das razões fundamentais para que um estudante não pare na graduação e faça, sim, uma pós-graduação.

mitos e verdades sobre a pós-graduação
Tire dúvidas com esses mitos e verdades sobre uma pós-graduação

Mas é importante entender tudo sobre esse nível de Ensino Superior antes de se matricular em uma instituição. A Revista Quero já mostrou quais são as diferenças entre a pós-graduação lato sensu e stricto sensu e o que muda entre uma especialização e um MBA.

Agora, você vai conhecer 9 mitos e verdades sobre a pós-graduação para, enfim, decidir começar uma e ter certeza qual é a certa para você. Confira!

1. Só pode fazer pós-graduação quem já terminou uma faculdade

Verdade!

Somente depois de ter um diploma de graduação o estudante pode começar a fazer uma pós-graduação. Esse tipo de curso é a sequência da formação no Ensino Superior e conta com diversas modalidades, como Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado. Se o estudante estiver realizando uma segunda faculdade, se já tiver concluído a primeira, aí sim pode fazer uma pós enquanto realiza a segunda graduação.

Leia também: É possível fazer pós e graduação ao mesmo tempo?

2. Quem fez curso tecnólogo não pode fazer pós-graduação

Mito!

Os cursos superiores de tecnologia, que formam profissionais com grau de tecnólogo, são reconhecidos como uma graduação. Isso significa que o estudante que conclui essa formação recebe um diploma de nível superior e está apto, sim, a fazer uma pós-graduação e seguir com os estudos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


3. Pós-graduação a distância não é reconhecida pelo mercado

Mito!

Para que uma pós-graduação a distância tenha validade para o mercado de trabalho, a exigência é que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos de pós-graduação que podem ser oferecidos no ensino a distância (EaD) são lato-sensu, como as especializações e o MBA. Caso sejam certificados, o curso tem a mesma validade que o presencial. É possível consultar na plataforma E-MEC, do ministério, a situação da faculdade ou instituto que oferece o curso.

Saiba mais: 10 respostas para solucionar todas as suas dúvidas sobre uma pós-graduação EaD

4. Posso usar uma pós-graduação para mudar de área

Verdade!

Se você está buscando novos ares na carreira e não está satisfeito com a atuação na área de sua graduação, fazer uma pós-graduação é uma forma de começar a trocar a sua forma de atuar profissionalmente. Ao ingressar em uma especialização, você estará direcionando a sua carreira para o assunto específico, que pode não estar relacionado à sua atuação anterior.

Leia também: Pós-graduação em área diferente? Saiba a opinião dos recrutadores

5. Cursos de pós-graduação são muito longos

Mito!

É possível concluir uma pós-graduação em menos de um ano de curso. Isso se dá porque o MEC estipula que a carga horária mínima de um curso lato sensu seja de 360 horas-aula, o que geralmente acontece entre 10 e 12 meses, sendo que há especializações que são feitas em apenas um semestre. Para uma pós stricto sensu, a duração é maior, e pode variar de 12 a 42 meses, dependendo do grau (mestrado, mestrado profissional e doutorado).

Leia também:
Vale a pena fazer uma pós-graduação de 6 meses?
Qual a carga horária de uma pós-graduação?

6. Preciso fazer uma especialização antes de começar um mestrado

Mito!

Não é necessário ter feito uma especialização antes de fazer um mestrado. Nesse caso, são dois tipos de pós-graduações diferentes (lato sensu e stricto sensu) e não há ordem obrigatória para iniciar algum dos cursos. Para ambos, basta ter concluído a graduação e portar o diploma de nível superior.

7. Preciso fazer um mestrado antes de fazer um doutorado

Verdade!

Por mais que não haja alguma legislação que decrete essa ordem, a grande maioria das universidades brasileiras exige que um estudante já tenha concluído um mestrado para, então, ingressar em um doutorado. Há exceções de projetos muito qualificados para irem direto ao doutorado, mas praticamente todo processo de seleção conta com análise de currículo que vai levar muito em consideração se o candidato já for um mestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


8. Hoje em dia, não é mais necessário fazer uma pós-graduação

Mito!

É cada vez mais importante fazer uma pós-graduação para conseguir se posicionar melhor profissionalmente no mercado de trabalho. Há diversos fatores e pesquisas que mostram que ter concluído uma pós traz benefícios como conseguir um novo emprego, cargos mais altos, maiores salários e aprimorar o currículo e o conhecimento.

Veja mais: 10 motivos para começar já sua pós-graduação

9. Existem bolsas de estudo para pós-graduação

Verdade!

Sim, é possível fazer uma pós-graduação com bolsas de estudo. Para realizar um curso stricto sensu, como mestrado e doutorado, há programas que oferecem bolsas nas principais universidades e institutos de pesquisa do Brasil. Exemplos são a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), do governo federal.

Mas caso você esteja buscando por uma especialização e um MBA, também existem formas de encontrar bolsas de estudo para que as mensalidades do curso não sejam uma barreira para dar sequência à sua formação acadêmica.

No Quero Bolsa, é possível encontrar diversos cursos lato sensu em instituições de Ensino Superior com bolsas que reduzem a mensalidade ao longo de toda a formação. São universidades, faculdades e institutos parceiros em todo o Brasil que oferecem cursos de diversas áreas do conhecimento.

Encontrar bolsas de estudo

Procure pela instituição, a área ou o curso que deseja fazer e dê os primeiros passos para ampliar ainda mais o seu currículo. Confira abaixo algumas das faculdades parceiras:

 Leia também:
+ Teste: Qual pós-graduação devo fazer?
Por que fazer uma pós-graduação deve ser sua prioridade?

E então, tirou todas as suas dúvidas sobre uma pós-graduação?

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54