Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

É possível fazer pós e graduação ao mesmo tempo?

por Patrícia Carvalho em 23/02/21

Com vagas de trabalho ou promoção cada vez mais concorridas e processos seletivos mais exigentes, buscar alternativas para se destacar profissionalmente torna-se uma saída para muitas pessoas. 

Dentre outras coisas, a pós-graduação pode representar a possibilidade de desenvolvimento em uma área específica ou até mesmo uma mudança de carreira. Com duração média de dois anos e a oferta em diferentes formatos, ao mesmo tempo em que pode ser atrativa, uma pós também pode causar muitas dúvidas.

Saber quais são as exigências para se matricular e se é possível cursar uma graduação e uma pós-graduação ao mesmo tempo, é um dos questionamentos que pode surgir para quem está interessado em avançar nos estudos. Pensando nisso, a Revista Quero esclareceu os principais pontos relacionados ao assunto. Confira!

É possível fazer pós e graduação ao mesmo tempo?

É possível fazer graduação e pós ao mesmo tempo?

Um dos pré-requisitos para fazer pós-graduação é ter concluído o curso de graduação. Portanto, não é possível cursar pós e graduação ao mesmo tempo, se for a primeira graduação em andamento.

Se for uma segunda graduação, porém, é perfeitamente possível cursá-la ao mesmo tempo que uma pós-graduação. Isso porque o diploma da primeira formação poderá ser utilizado no momento de efetuar a matrícula da pós.

Veja também:
+Tire suas dúvidas sobre uma pós-graduação de curta duração
+Pós-graduação a distância (EaD): 10 respostas para solucionar todas as suas dúvidas

Quem pode fazer uma pós-graduação?

Qualquer pessoa que tenha um diploma de graduação, seja licenciatura, bacharelado ou tecnológico, pode fazer uma pós-graduação. 

Outro fato importante, é que a pós não precisa ser na mesma área de conhecimento que a graduação. Uma pessoa formada em Administração, por exemplo, pode começar uma pós-graduação na área de artes, comunicação ou até mesmo na área da saúde.

Portanto, essa formação pode ser tanto uma possibilidade de ascensão em uma determinada profissão, quanto de mudança de carreira. É válido ressaltar, porém, que a pós-graduação em outra área não dá a possibilidade de exercer profissões regulamentadas como Engenharia, Medicina, Nutrição ou Direito

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Quais tipos de pós-graduação existem?

As pós-graduações disponíveis no mercado são divididas em dois grupos: lato sensu ou stricto sensu

Dentre as pós do tipo stricto sensu estão o mestrado acadêmico, mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado. Essas opções são indicadas para quem deseja ingressar em uma carreira acadêmica, pois são fundamentais para se tornar um pesquisador ou professor universitário. Porém, profissionais que atuam em empresas também podem cursá-las.

O relatório Education at Glance 2019, feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apontou que 0,8% de pessoas com idade entre 25 e 64 anos concluíram mestrado no Brasil e apenas  0,2% cursaram doutorado, nessa mesma faixa etária.

Já as especializações e os MBAs são classificadas como pós-graduações lato sensu  e são voltadas para quem deseja se aperfeiçoar em uma área específica do mercado de trabalho.

A pesquisa Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp) em 2020, revelou um aumento de 74% de alunos nessa modalidade de pós-graduação em relação aos últimos quatro anos. De acordo com o estudo, cerca de 5,7 milhões de pessoas com 24 anos ou mais concluíram um curso de especialização lato sensu. As áreas com maior procura são gestão, educação e saúde, respectivamente.

Veja também:
+5 motivos para fazer uma pós-graduação lato sensu
+Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Qual é o título de quem faz pós-graduação?

O título de uma pessoa que concluiu uma pós-graduação varia de acordo com a pós escolhida. Quem faz especialização, recebe o título de especialista; quem conclui mestrado, recebe o título de mestre e quem conclui o doutorado ou o pós-doutorado recebe o título de doutor.

Veja também: Como uma pós-graduação pode ajudar no seu currículo?

Onde encontrar uma pós-graduação?

Abaixo, é possível conferir uma lista com opções de instituições de ensino que oferecem cursos de pós-graduação. Veja:

Encontrar bolsas de pós

Descubra qual pós-graduação tem a ver com o seu perfil

Se você deseja fazer uma pós, mas ainda está em dúvida sobre qual curso escolher, considere acessar o teste gratuito desenvolvido pelo Quero Bolsa.

A partir das respostas dadas pelos participantes ao longo do teste, ele identifica quais cursos de pós-graduação são compatíveis com o perfil e momento de carreira de cada pessoa. Clique no botão abaixo para realizar o teste.

Qual pós fazer?

Veja também: Guia completo para escolher o seu curso de pós-graduação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54