Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

O que é pós-graduação lato sensu?

por Mathias Sallit em 10/09/21

Depois da faculdade, a sequência da formação superior no Brasil é uma pós-graduação. É a forma principal que as pessoas que possuem um diploma têm para se aprofundar ou se especializar em uma área, melhorar o currículo e até mudar os caminhos da profissão. Entre as opções, a pós-graduação lato sensu é a mais procurada.

Mas o que é pós-graduação lato sensu? Neste texto, a Revista Quero vai tirar todas as suas dúvidas sobre essa modalidade e indicar os melhores caminhos para quem quer continuar estudando.


O que é uma pós lato sensu?

A palavra lato sensu é uma expressão em latim que pode ser traduzida para "no sentido amplo". Trazendo esse termo para o português, dá para começar a entender o que é uma pós-graduação lato sensu. Esse tipo de curso tem o objetivo de ampliar o conteúdo da área do conhecimento relacionada à formação na faculdade.

São chamados também de cursos de especialização, já que formam especialistas dentro de uma área específica de atuação. Além das especializações, outro modelo muito procurado por profissionais que querem seguir estudando, mas focado na área executiva, é o MBA (Master Business Administration).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Para que serve a pós-graduação lato sensu?

Existem algumas razões que fazem com que profissionais procurem por um curso de pós-graduação lato sensu. A principal delas é mesmo se especializar em alguma área, mas há outros fatores. É muito comum que pessoas que já são formadas há algum tempo busquem atualização de conhecimentos na própria área de formação.

Tem também aqueles que entram em uma pós para aperfeiçoar os conhecimentos que são exigidos no mercado de trabalho da sua área de atuação. Para quem quer focar na área executiva de gestão, liderança e negócios, o MBA é o tipo de curso mais indicado e mais procurado.

Um outro caso de estudantes do lato sensu que também é muito comum é quem está insatisfeito com a profissão e pretende conhecer uma nova área. Fazer uma pós acaba sendo a maneira mais rápida de adquirir conhecimento para mudar a área de atuação, sem precisar começar uma nova graduação do zero.

Leia mais:
+ 10 motivos para começar já sua pós-graduação
+ Como mudar de carreira fazendo uma pós-graduação?

Quem pode fazer uma pós-graduação lato sensu?

Você já fez e terminou uma faculdade? Se sim, você está apto a se matricular em uma pós. Qualquer pessoa que tenha um diploma de Ensino Superior pode fazer uma pós-graduação lato sensu. Independente do curso, se é bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, se o diploma for reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), é possível começar os estudos de pós-graduação em uma instituição de ensino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Qual a diferença entre lato sensu e especialização?

Essa dúvida pode surgir em muita gente, mas a resposta é simples. Lato sensu, na verdade, é o tipo de pós-graduação que as especializações estão inseridas. Todo curso de especialização é uma pós-graduação lato sensu, mas nem toda pós lato sensu é uma especialização.

Além das especializações, os cursos de MBA e aperfeiçoamento são classificados como lato sensu. Outro tipo de pós são as stricto sensu, que você vai entender mais a seguir.

Saiba mais: Por que me especializar? Veja 7 razões para começar uma especialização

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

Outra dúvida muito frequente é sobre o que diferencia um curso lato para stricto sensu. No latim, o termo stricto quer dizer "estrito". Esses são cursos que costumam ser mais voltados para a área acadêmica. Desse tipo, é possível encontrar os mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados.

O requisito para fazer uma pós stricto sensu é o mesmo que o lato sensu: já ter concluído a faculdade e ter um diploma do Ensino Superior. A diferença é na forma de ingresso que cada universidade possui.

Para saber mais, entenda a diferença entre lato sensu e stricto sensu.

Onde fazer uma pós-graduação lato sensu?

Agora que você já sabe o que é pós-graduação lato sensu, fica muito mais fácil decidir se esse é o tipo de curso ideal para você. Se for isso que está procurando, o Quero Bolsa pode te ajudar a fazer a sua pós.

A plataforma possui parcerias com milhares de instituições espalhadas por todo o país. Pela parceria, é possível encontrar cursos com bolsas de estudo que reduzem as mensalidades durante toda a formação. Conheça algumas das universidades:

 Se você já sabe o curso que pretende estudar, pode acessar e pesquisar pela sua área para encontrar uma bolsa de estudo que vai te ajudar a fazer uma pós-graduação pagando menos.

Encontrar bolsas de estudo para pós

Leia também:
Teste: Qual pós-graduação devo fazer?
+ Entenda as vantagens de um curso de especialização
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54