A parte de “Governance” ou “Governança” está ligada à política e estratégias dos processos administrativos das empresas e instituições.
Dentro dessa área estão temas como práticas anticorrupção, existência de canais de denúncia sobre casos de discriminação ou assédio, transparência de dados, composição dos diretores e autoridades, conduta corporativa, auditorias internas e externas, direito do consumidor, fornecedor e investidor, etc.
Esta área em específico está totalmente relacionada aos outros dois campos, Ambiental e Social, por ser quem comanda, orienta, fiscaliza e reporta as práticas sustentáveis e sociais que aquela empresa exerce ou deixa de exercer.
Portanto, conforme afirma o diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global em entrevista ao Exame, Carlo Pereira, diferente do que alguns podem pensar, ESG é a própria sustentabilidade empresarial.
“O que uma empresa precisa fazer é entender, com suas partes interessadas, quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e agir sobre eles. É necessário minimizar os negativos e potencializar os positivos, assim como equacionar os prejuízos já provocados.
Além disso, as organizações têm que observar e trabalhar os anseios da população, buscando uma atuação cidadã, no âmbito da empresa e dos líderes empresariais. Isso é o que precisa ser feito hoje e sempre”, explica o diretor.
Veja também: Conheça 6 pós-graduações na área de Comunicação
+ Profissionais com pós-graduação ganham melhor?
Quais cursos fazer para trabalhar em ESG?
Investir em certas especializações abre um leque de oportunidades para que o profissional trabalhe em diversas áreas e empresas. No caso de ESG, existem vários cursos de pós-graduação que qualificam a pessoa para atuar na área e oferecem um conhecimento mais aprofundado.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) em parceria com a consultoria Delloite, a formação dos profissionais em sustentabilidade para trabalhar em ESG é bastante diversa.
Ela abrange desde áreas menos relacionadas ao tema, como química, administração e design de produtos, até formações mais específicas, como engenharia e gestão ambiental.
Alguns cursos são mais focados na área ambiental e outros voltados para a gestão e aspectos mais específicos do trabalhadores, como segurança e saúde. Neste caso, a escolha do melhor curso vai depender do que o profissional busca desenvolver em sua empresa ou com qual área ele se identifica mais e planeja se especializar.
Veja abaixo alguns dos cursos em que se é possível trabalhar em ESG: