logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

5 pós-graduações para quem quer empreender

A pandemia alavancou o número de desempregados no país: 13,4 milhões de pessoas terminaram 2020 desempregadas, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Encontre bolsas de estudo para todos os níveis de ensino

Nesse cenário, muitos encontraram no empreendedorismo a solução para obter renda. Isso se refletiu nos dados: no primeiro semestre de 2021, 2.070.817 novas empresas foram abertas, o maior número já registrado, de acordo com a Serasa Experian.

Com tantos negócios funcionando, a competitividade fica alta e acirrada. Nesse sentido, uma pós-graduação pode ser um diferencial no contexto competitivo atual, pois ela traz novos conhecimentos e oportunidades.

“Para o empreendedor ou candidato a empreendedor, a pós-graduação pode aprimorar conhecimentos e estimular habilidades relacionados ao campo como criatividade, inovação, gestão, desenvolvimento de times, viabilidade e escalabilidade de negócios”, resume Paulo Izumi, professor da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mentor de negócios e inovações.

Se você pensa em fazer pós-graduação para empreender, saiba que, antes de embarcar nesse nível de estudo, é importante entender quais são as possibilidades de curso, como eles funcionam e outros detalhes. 

Existem diversas pós-graduações, presenciais ou a distância, em todas as áreas. A decisão de qual curso investir passa pelas ambições profissionais do aluno, mas, além disso, é recomendável levar em conta outros fatores. De acordo com Paulo Izumi, algumas questões a serem observadas são: 

  • Qualificação e a experiência dos professores; 

  • Atualização das disciplinas;

  • Articulação do programa do curso;

  • Dinâmica dos métodos de ensino; 

  • Nível de estímulo à experimentação e realização de projetos.

5 pós-graduações para quem quer empreender

Se você está pensando em se especializar para empreender, confira 5 opções de cursos de pós-graduação que podem ser úteis!

Gestão de Negócios 

Essa pós-graduação desenvolve um profissional com uma visão geral da empresa, que está por dentro dos processos, estratégias e até mesmo do relacionamento humano.

O foco desse curso está em aprender a identificar oportunidades e a definir objetivos e estratégias. Para tanto, há matérias ligadas ao Marketing, à Logística e à Gestão de Pessoas.

Geralmente, o aluno precisa aprender na prática, o que é muito valioso para aqueles que ainda não são empreendedores, mas pretendem. Isso porque já é uma oportunidade de se relacionar com o mercado e criar networking.

O tempo do curso varia conforme a modalidade escolhida, isto é, EaD ou presencial; e também de acordo com a instituição de ensino.

Saiba tudo sobre a pós-graduação em Gestão de Negócios

Liderança e Coaching 

A pós-graduação em Liderança e Coaching é direcionada para a pessoa que deseja desenvolver a habilidade de liderança. Para empreendedores, o curso é interessante por ajudar a lidar com toda a equipe, incentivando o time e promovendo o desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador.

A capacidade de gerenciar pessoas, individualmente ou em equipe, proporcionando a essas autoconhecimento, desenvolvimento constante e gradativo, além do foco em resultado, é relevante ao empreendedor uma vez que resultará em maior comprometimento de seus parceiros de negócio” comenta a coordenadora dos cursos de pós-graduação EaD da Cruzeiro do Sul VirtualGisele Ribeiro.

As disciplinas do curso são voltadas para gestão, motivação, comprometimento, inovação, mentoring, ferramentas de coaching, além de laboratório de desenvolvimento.

Segundo Gisele. o mercado de trabalho tem uma necessidade crescente de profissionais capazes de gerenciar, por meio de ferramentas e técnicas, o processo de constante aprimoramento da equipe. Dessa forma, “a pós em Liderança Coaching é um diferencial para o profissional no mercado de trabalho”, afirma.  

Leia mais: Coaching: entenda como funciona e como exercer a profissão

Empreendedorismo e Inovação

Uma pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação pode ser uma boa escolha para lidar melhor com a dinâmica movimentada do mundo dos negócios. Tudo está mudando: os modelos de negócios, as ferramentas disponíveis, as exigências dos consumidores, entre outros. Assim, o empreendedor precisa se adequar a essa realidade de informatização e globalização.

Nesse curso, o aluno tem matérias ligadas ao marketing, à sustentabilidade, à inovação, a estratégias empresariais, etc. O objetivo é que o profissional esteja preparado para reformular e reinventar o que for preciso do negócio.

Veja como a inovação pode alavancar sua carreira

Logística Empresarial 

 A pós-graduação em Logística Empresarial prepara o profissional para organizar todos os processos do negócio. Isso significa que o aluno do curso saberá organizar finanças, equipes e materiais.

Além disso, aprende-se a planejar a produção, armazenamento, transporte e entrega de mercadorias. As matérias dessa especialização estão ligadas ao marketing, ao coaching, à logística e até mesmo à legislação.

Para o empreendedor, uma pós-graduação como essa pode ajudar a montar estratégias que aumentem o lucro e reduzam os custos, o que é fundamental num cenário competitivo.

Saiba mais sobre a pós-graduação em Logística

Gestão do Consumo Sustentável Empresarial

Num contexto de aquecimento global em curso e desastres ambientais frequentes, cada vez mais as pessoas estão considerando fatores ligados a sustentabilidade para tomarem suas escolhas. Assim, uma pós-graduação em Gestão do Consumo Sustentável Empresarial pode ser uma boa opção para quem quer empreender. 

Nesse curso, os alunos aprendem sobre sustentabilidade, normas referentes ao meio ambiente e gestão. Ao concluir a especialização, eles se tornam profissionais capazes de promover projetos empresariais que respeitam a natureza.

Normalmente, essa pós-graduação tem duração média de 18 meses, mas esse tempo pode variar conforme instituição de ensino e modalidade escolhidos.

Veja mais: 8 pós-graduações para quem quer saber mais sobre o Meio Ambiente


Como funcionam as pós-graduações?

Pós-graduações são cursos com durações menores, que variam de dois a quatro semestres, geralmente. Essas formações são divididas em lato sensu e stricto sensu.

As pós-graduações lato sensu conferem certificado (não diploma) e são indicadas para quem quer um aumento salarial ou uma promoção no trabalho. Já na pós-graduação stricto sensu, o aluno recebe um título e um diploma; elas são destinadas para os que pretendem seguir no mundo acadêmico.

Dentro dessas classificações, há subdivisões. Existem dois tipos de pós-graduações lato sensu: a especialização e o MBA. Nas pós-graduações stricto sensu há os mestrados e os doutorados.

Cada tipo de pós-graduação é recomendável para uma realidade diferente. Ou seja, seus objetivos profissionais e planos para carreira vão determinar qual a melhor opção para você.

Saiba mais:
+ Quais cursos têm pós-graduação?
+ Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Já escolheu sua pós-graduação?

Se você já definiu qual curso de pós-graduação fazer, ótimo! É hora de pesquisar onde vai estudar. Na Quero Bolsa, há diversas opções de bolsas de estudo, em mais de 1.000 instituições parceiras. Confira algumas:

Bolsas de estudo para pós-graduação

Se você ainda não sabe qual pós-graduação fazer, podemos te ajudar. Que tal fazer um teste que vai elaborar qual é o melhor caminho para a sequência da sua formação?

Qual pós-graduação devo fazer?

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54