logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

por Patrícia Carvalho em 24/09/21

O tempo de duração de uma pós-graduação é um bom indicativo do período em que o profissional deverá reservar em sua rotina para dedicar à formação e verificar se ele possui tempo disponível para aquela duração do curso escolhido.

Afinal, por mais que a grade curricular de uma pós seja mais flexível que a de um curso de graduação, por exemplo, existem certos requisitos a serem cumpridos para obter o título de especialista, mestre ou doutor. 

Descubra quanto tempo dura uma pós-graduação e conheça instituições onde é possível cursá-la com desconto.

Revista Quero - jovem branca cobre parte do rosto com relógio e olha para cima apreensiva em fundo laranja

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Não há um tempo de duração pré-estabelecido para todos os cursos de pós-graduação. O que existe é uma carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC), no caso da pós lato sensu, equivalente a 360 horas.

Leia também: O que é pós-graduação lato sensu?

Entretanto, as Instituições de Ensino Superior (IES) podem distribuir a carga horária de diferentes formas, que podem variar entre meses a anos. 

Além disso, diferentes tipos de pós-graduação como especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, apresentam tempos de duração diferentes. 

Quanto tempo dura uma pós-graduação EaD?

Uma pós-graduação lato sensu a distância, isto é, focada no aperfeiçoamento e especialização de profissionais para atuar em áreas específicas do mercado de trabalho, é encontrada com durações que variam entre quatro meses e dois anos, a depender do curso escolhido.

Leia também: Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Já uma pós-graduação stricto sensu EaD, voltada para a carreira acadêmica e pesquisa, possui períodos de duração que são específicos do mestrado, doutorado e pós-doutorado. 

 Quanto tempo dura um mestrado?

O tempo médio de um mestrado, presencial ou EaD, é de dois anos. Durante o primeiro ano, normalmente as instituições oferecem conteúdos teóricos de modo que no ano seguinte o aluno tenha repertório suficiente para desenvolver uma dissertação, com o apoio de um orientador, que deve ser apresentada à banca e avaliada. 

Uma vez que a dissertação é aprovada, o pesquisador recebe o título de mestre.

Leia também: Como é fazer um mestrado?

Quanto tempo dura um doutorado?

O doutorado, por sua vez, tem aproximadamente quatro anos de duração. Existe a possibilidade do estudante eliminar algumas disciplinas que foram cursadas no mestrado. 

O formato do doutorado é semelhante ao do mestrado. Após cursar as disciplinas obrigatórias, também chamadas de créditos, o aluno deve se voltar para o desenvolvimento de uma tese, a qual também é apresentada e avaliada por uma banca de especialistas. Se aprovado, o estudante recebe o título de doutor.

Leia também: Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Quanto tempo dura um pós-doutorado?

A duração de um pós-doutorado não é fixa, mas em instituições como a USP (Universidade de São Paulo), a formação deve ter até cinco anos. Essa formação é semelhante ao mestrado e doutorado, pois o aluno também deve desenvolver uma pesquisa com o apoio de um orientador.

Porém, após a conclusão da pesquisa, o pesquisador não recebe um título, já que o maior título acadêmico é o de doutor, obtido por meio do doutorado. 

Leia também: Qual é a diferença entre doutorado e pós-doutorado?

Onde encontrar uma pós-graduação?


De acordo com a plataforma da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Brasil possui 4.630 programas de pós-graduação distribuídos em todas as regiões.

Parte dos programas e cursos de pós-graduação podem ser ingressados por meio da Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo para cursos superiores.

Leia também: Como conseguir uma bolsa para pós-graduação?

O processo para garantir uma bolsa consiste na escolha do curso, instituição e localização desejada, preenchimento de informações pessoais e pagamento da taxa de adesão para reservá-la. Confira a lista com exemplos de instituições que oferecem bolsas de estudo na Quero Bolsa:

Bolsas de estudo para pós-graduação

Já escolheu a sua pós-graduação? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo. Mas caso você ainda esteja com dúvidas, talvez o teste Qual pós-graduação fazer? possa te ajudar.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54