logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

por Caroline Sassatelli em 26/04/19 26 mil visualizações

Atuar na área acadêmica é a vontade de muitas pessoas que estão se formando agora. Para isso, nada mais indicado do que seguir, após concluir a faculdade, para uma pós-graduação stricto sensu. Essa modalidade é dividida em duas categorias: mestrado e doutorado. Mas você sabe a diferença entre elas?

+Encontre bolsas para pós-graduação

Formanda em pós-graduação
Mestrado ou doutorado: qual escolher?

Bem, se você não certeza ainda sobre o que muda entre um curso e outro, fique ligado na explicação abaixo para não errar na hora de escolher o melhor caminho para o seu futuro.

Leia também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Quando começar uma pós-graduação?

Qual tem maior duração?

O curso de doutorado é o de maior duração entre as opções de pós-graduações stricto sensu. Isso porque, ao todo, ele possui entre quatro a cinco anos de duração. Já o mestrado é mais curto, com duração média de dois anos

O que é mestrado?

O mestrado é dividido em duas categorias: profissionalizante e acadêmico. Esse segundo é voltado para quem deseja ampliar o conhecimento a respeito de uma área ou assunto visto durante a graduação. É indicado para quem gosta de fazer pesquisas e, principalmente, para aqueles que querem ser professores e se destacarem na área acadêmica.

 O curso tem, em média, dois anos de duração. O aluno é acompanhado por um professor orientador que o ajuda a selecionar as disciplinas e o acompanha na elaboração de sua dissertação ao final. Esse trabalho é o resultado das pesquisas realizadas durante o curso. Quando aprovado, recebe-se o título de mestre.

Para entrar no mestrado, o estudante terá o seu currículo avaliado, realizará provas de conhecimentos gerais, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista, além de apresentar um projeto de pesquisa. É interessante que ele tenha participado de um programa de iniciação científica durante a graduação.

Leia também:
Como é fazer mestrado em Portugal

Já o mestrado profissional forma profissionais que estão focados no mercado de trabalho, pois nele o aluno terá maior contato com conhecimentos teóricos e analíticos sobre determinada área. Para se formar é necessário apresentar uma dissertação (monografia) em forma de projeto ou um estudo de caso.

professor
Quer ser professor? Que tal fazer um mestrado?

O que é doutorado?

O doutorado é indicado para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinada área e também deseja atuar futuramente na área da pesquisa.

A duração do curso é de quatro a cinco anos e exige que o estudante tenha uma grande rotina de pesquisas também fora das aulas.

Ao final do curso, o aluno entregará um projeto de pesquisa e irá elaborar uma tese, a qual deve ser inédita e representar um avanço do conhecimento na área pesquisada. Se aprovado, ele recebe o título de doutor.

Leia também:
Quando alguém pode ser chamado de doutor?
Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?

Também existe a opção de pós-doutorado, que é um curso que funciona como um estágio para a aplicação do conhecimento adquirido no doutorado. Ele é totalmente voltado para o campo da pesquisa e, no Brasil, tem duração de dois anos em média.

diferença mestrado e doutorado

Que tal começar o seu mestrado ou doutorado?

Já passou da hora de colocar seus planos em prática e começar a sua pós-graduação stricto sensu ou, ainda, uma especialização para quem quer aprimorar sua carreira profissional.

E, para isso, nada melhor do que estudar em gastar um monte com mensalidades, certo? Então dá uma olhada no site do Quero Bolsa! A plataforma tem milhares de opções de pós com bolsas de estudo de até 75%. Super legal, não é mesmo? Veja algumas opções no botão abaixo:

Encontre bolsas para pós-graduação

Onde fazer a sua pós-graduação?

Além de fazer pós-graduações stricto sensu (como mestrado e doutorado), também é possível realizar uma pós lato sensu (especializações e MBA). Existem centenas de opções de instituições de ensino com esses tipos de cursos e, para ajudá-lo, o Quero Bolsa separou abaixo algumas delas. Confira:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54