logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Qual é a diferença entre doutorado e pós-doutorado?

por Patrícia Carvalho em 12/03/21

A pós-graduação, uma das modalidades do Ensino Superior no Brasil, conta com diferentes opções de formação, desde especialização, que é uma pós do tipo lato sensu, até o doutorado, que pertence ao modelo stricto sensu.

Saber mais sobre cada uma delas elas é fundamental para compreender qual é o curso mais adequado para o seu perfil e interesse profissional. Por isso, após as publicações sobre a diferença entre especialização e MBA e a diferença entre mestrado e doutorado, a Revista Quero reuniu as principais diferenças entre o doutorado e pós-doutorado neste post.

Veja também: 
+Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
+Qual pós-graduação devo fazer?

Qual é a diferença entre doutorado e pós-doutorado?

Apesar do nome parecido, as modalidades doutorado e pós-doutorado possuem diferenças significativas. Para esclarecer quais são elas, é preciso definir as características de cada um.


O que é doutorado?

O doutorado é uma pós-graduação do tipo stricto sensu, ou seja, de sentido restrito. É mais voltado para quem deseja seguir carreira acadêmica, embora também possa ser cursado por aqueles que optam por ingressar na carreira profissional, pois ter o título de doutorado é um pré-requisito para lecionar em algumas Instituições de Ensino Superior (IES). 

A duração média do doutorado é de quatro anos e para ingressar nessa modalidade, é necessário ter feito mestrado ou passado por uma experiência de igual relevância, candidatar-se a um processo seletivo que consiste em análise curricular, submissão de um projeto de pesquisa sujeito à aprovação e entrevista com avaliadores.

Se aprovado, o doutorando passa a cursar disciplinas específicas do curso escolhido e a desenvolver, com o apoio de um orientador, o seu projeto de pesquisa apresentado durante o processo seletivo. No final do doutorado, o projeto transforma-se em uma tese inédita e é avaliado por uma banca examinadora.

Veja também: 
+Como é o curso de Doutorado?
+Existe doutorado EaD?

O que é pós-doutorado?

O pós-doutorado é uma pesquisa científica realizada, como o próprio nome sugere, depois do doutorado. Também é chamado de estágio de pesquisa de pós-doutorado.

Diferente do doutorado, não há disciplinas a serem cursadas. Nessa modalidade, o aluno possui mais independência para desenvolver uma pesquisa aprofundada em sua área de atuação e não é necessário desenvolver uma tese. Entretanto, o pesquisador deve desenvolver e entregar relatórios sobre o desenvolvimento de seu trabalho para a instituição de ensino, os quais podem, inclusive, serem publicados como artigos. 

O ingresso no pós-doutorado, assim como no doutorado, acontece por meio de um processo seletivo em que os seguintes materiais devem ser enviados: carta de manifestação de interesse, projeto de pesquisa, currículo lattes atualizado, termo de compromisso e carta de aceite do professor supervisor.

Um ponto importante, é que não há um título após a conclusão do pós-doutorado como o de doutor, depois do término do doutorado. Assim que ele é finalizado, o pesquisador permanece com o título anterior.

Quanto tempo dura o pós-doutorado?

A duração de um pós-doutorado não é fixa, podendo variar de meses a anos. A média de duração, porém, é de dois anos.

É possível fazer pós-doutorado sem doutorado?

Os editais de pós-doutorado exigem que o candidato tenha feito doutorado ou passado por uma experiência acadêmica de igual relevância. Mas, de forma geral, o pós-doutorado funciona como uma extensão do doutorado, que deve ter sido finalizado há menos de sete anos e muitas instituições solicitam, entre as documentações, o diploma de doutorado.

Veja também: Quando alguém pode ser chamado de doutor?

Como conseguir uma bolsa de doutorado ou pós-doutorado?

No Brasil, existem algumas formas de conseguir bolsas de pós-graduação. As principais são por meio de instituições de pesquisa, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

Algumas Instituições de Ensino Superior (IES) também possuem fundos de ajuda ao financiamento de doutorado e pós-doutorado. Nesse caso, é importante entrar em contato com a instituição desejada para saber mais detalhes.

No caso do doutorado, também é possível conseguir uma bolsa por meio da iniciativa privada, como o site Quero Bolsa, que possui parceria com instituições de diversas regiões do País. Clique no botão abaixo para conhecer as bolsas para doutorado disponíveis no site do Quero Bolsa:

Encontrar bolsas para doutorado

E aí? Tirou suas dúvidas? Conte para a gente o que achou do texto nos comentários abaixo!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54