Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Como é o curso de Doutorado?

por Caroline Sassatelli em 16/07/19 160 visualizações

O curso de doutorado oferece ao seu concluinte o título de maior complexidade quando falamos de pós-graduação. O programa, que se encaixa na modalidade stricto sensu, tem duração de quatro a cinco anos e exige muita leitura e estudos. 

formando curso de doutorado
Saiba mais informações como é o curso de doutorado

Ao realizar o doutorado, o estudante adquire um vasto conhecimento teórico voltado para o meio acadêmico e, por isso, é uma ótima opção para quem deseja seguir pela docência (principalmente em universidades) ou, então, pelo caminho da pesquisa científica ou tecnológica. 

Leia também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Guilherme Madeira, 43 anos, é Juiz de Direito e professor na área jurídica. Ele realizou o seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), defendendo sua tese em 2014. Ele, que fez mestrado anteriormente, conta ter decidido iniciar seu mestrado por considerar esse o caminho natural para quem quer uma carreira na docência.  

"Como fiz mestrado anteriormente, acredito que, de certa forma, continuei esse mesmo projeto de pesquisa no doutorado. O doutorado, para mim, foi um desenvolvimento do próprio mestrado", afirma Madeira. 

É importante dizer que não é obrigatório cursar um mestrado antes de ingressar no doutorado. Existem casos em que a instituição de ensino pode considerar relevante a proposta de pesquisa do aluno e admiti-lo diretamente. Porém, isso não é o que acontece na prática, já que normalmente é exigido que se tenha o título de mestre antes. Ainda, é bastante comum que a pesquisa do mestrado continue a ser desenvolvida durante o doutorado.   

Como começar um doutorado?

A seleção para os programas de doutorado inclui análise do currículo, aprovação do projeto de pesquisa e entrevista com professores ou coordenadores dos cursos nas instituições. Ainda, é possível que seja aplicada uma prova de conhecimentos específicos e gerais e exigida a fluência em um ou mais idiomas estrangeiros. 

Como é o curso

O curso de doutorado possui algumas matérias obrigatórias, mas, essa carga horária é bem menor do que o tempo que o aluno precisará se dedicar aos estudos em casa. Isso porque o projeto de pesquisa - a chamada tese - acompanha o aluno desde o início do programa e, ao longo do tempo, precisa ser desenvolvido com muita seriedade e comprometimento.

E tanta dedicação precisa ser muito bem conciliada com a vida profissional do aluno. Madeira, por exemplo, continuou trabalhando enquanto realizava seu doutorado. "Na minha opinião, essa é a maior dificuldade de se fazer um doutorado. Conciliar trabalho e estudo é algo muito, muito difícil."

homer simpson lendo
Conciliar trabalho e o doutorado não é uma tarefa fácil

Apresentação da Tese

Durante o curso, o estudante desenvolve a sua tese. Ela representa todo o trabalho de pesquisa feito a respeito de um ponto inédito na pesquisa e revelante para aquela matéria estudada. Para realizá-la, o doutorando conta com o apoio de um professor orientador. 

Ao concluir a tese, ela é submetida à avaliação de uma banca examinadora. Caso aprovado, o estudante recebe o título de doutor

Sobre sua apresentação junto à banca, Madeira conta que, por ser professor já tinha uma facilidade maior em falar. "Então só precisei ler minha tese e treinar a sua exposição", diz ele, comentando também que, apesar de ser uma situação incomum, estava tranquilo para sua apresentação.

Leia também:
Quando alguém pode ser chamado de doutor?
Como é fazer um mestrado?

Quando fazer um Doutorado?

Antes de investir o seu tempo e seu dinheiro em um curso de doutorado, é importante ter em mente alguns fatores. Isso porque o programa não é fácil e é necessário estudar bastante para conseguir concluí-lo com sucesso. 

O primeiro deles é ter interesse em certo assunto. Essa pesquisa será sua companheira por até cinco anos. Caso você já tenha feito um mestrado antes, o caminho natural é continuar desenvolvendo o seu projeto de pesquisa ou, então, dar uma nova perspectiva a ele em um doutorado. 

Também é necessário ter muita determinação e foco não apenas em seu projeto, mas também na área científica como um todo. Com bastante determinação é possível desenvolver o pensamento científico e produzir conhecimento. 

Por fim, tenha em mente qual o seu objetivo em um doutorado. Com o seu título é possível lecionar para graduandos em instituições de ensino, sendo mais fácil se sobressair nos processos seletivos de professores universitários para universidades públicas e privadas.

Além disso, essa pós-graduação também é voltada para quem deseja atuar como cientista e pesquisador. Isso porque ela ajuda no desenvolvimento do pensamento científico e a produzir conhecimento de maneira independente.

Que tal começar o seu doutorado?

Quer se dedicar à docência ou ama a área da pesquisa científica? Então está mais do que na cara que fazer um doutorado pode ser essencial para o seu futuro. O Quero Bolsa possui diversas oportunidades de vagas com mensalidades ainda menores tanto para o doutorado, quanto para mestrado, especialização e MBA. Além disso, é possível ficar por dentro do curso e ler mais sobre a instituição de ensino por meio de avaliações dos próprios alunos. Dê uma olhada:

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54