Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Como conseguir uma bolsa para pós-graduação?

por Mathias Sallit em 02/07/21

Até nas fases mais avançadas da educação, como a pós-graduação, é possível conseguir bolsas de estudo para fazer o curso e seguir os caminhos da formação. Há alguns empecilhos que fazem com que as pessoas não cheguem até esse estágio, como a falta de tempo para conciliar as obrigações profissionais com a vida acadêmica.

Como conseguir uma bolsa para pós-graduação? - Revista Quero
Veja as principais opções para conseguir uma bolsa de pós-graduação (Foto: Eliott Reyna/Unsplash)

Outro desafio que costuma impedir o acesso às especializações é o preço. Há pós-graduações que tem mensalidades com valores altos, e isso pode levar muita gente a pensar que não é necessário fazer um curso depois de se formar na faculdade.

Mas a verdade mostra que dar esse passo adiante também é uma forma de construir um currículo ainda mais forte e agregar conhecimento para buscar caminhos maiores na carreira. Um pós-graduado é bem visto pelo mercado de trabalho, e essa formação pode ser o diferencial de uma carreira.

Se você está buscando por uma de pós-graduação, a Revista Quero vai te ajudar a entender as principais possibilidades para fazer uma especialização ou um mestrado com uma bolsa de estudo. Você vai pagar menos (e até receber para fazer a pesquisa) durante essa formação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Como conseguir bolsa de pós-graduação?

Estudantes podem conseguir uma bolsa de pós-graduação de diferentes formas. Primeiro, é preciso entender qual é o objetivo principal de uma pessoa ao optar por começar uma pós. Existem duas principais modalidades: o lato sensu, onde se encontram as especializações e os cursos de MBA, e o stricto sensu, caso do mestrado e doutorado.

Saiba mais: Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Depois de decidir qual curso faz mais sentido para a sequência de carreira, aí chega a hora de entender o que é preciso para conseguir uma bolsa em uma pós-graduação.

Qual pós-graduação devo fazer?

Bolsas para mestrado e doutorado

Muitos estudantes brasileiros buscam fazer um mestrado após concluírem a faculdade. Para ingressar em um mestrado em uma instituição de ensino pública, é preciso se inscrever em algum programa de pós-graduação de uma universidade. Geralmente, as próprias instituições abrem processos seletivos para alunos entrarem nos cursos.

Para oferecer as bolsas, as instituições de ensino contam com o apoio de programas que oferecem as bolsas para disponibilizar aos estudantes que pretendem fazer pesquisas acadêmicas de stricto sensu das faculdades, seja no mestrado, no doutorado e até no pós-doutorado.

Conheça alguns dos principais programas de bolsa de pós do Brasil, por ordem alfabética:

  • Capes: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza as bolsas de estudo para as faculdades, que fazem a seleção dos estudantes que vão ingressar no programa.
  • CNPQ: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) é outro programa do governo federal, mas esse está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Também oferece bolsas de estudo para mestrandos e doutorandos realizarem a sua pesquisa acadêmica por meio do próprio conselho ou da universidade do curso.
  • Fapesp: A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é um órgão do governo estadual de São Paulo que abre processos seletivos para bolsas de estudo para incentivo de pesquisas acadêmicas em universidades.

Leia também: Devo fazer mestrado profissional ou acadêmico?

Todos os programas também deixam os processos seletivos para selecionar os alunos nas mãos das universidades. Geralmente, além do currículo acadêmico, também há análise do projeto de pesquisa proposto pelo pós-graduando para que a bolsa seja concedida tanto pela instituição como para o programa de incentivo.

Bolsas de pós-graduação em faculdades no exterior

Fazer uma pós-graduação é uma forma também muito procurada por brasileiros que querem morar no exterior. Isso porque as universidades de diversos países abrem processos seletivos para estudantes de todo o mundo ingressarem nos programas de pós.

Algumas das principais universidades do mundo aceitam bolsistas estrangeiros para mestrados, doutorados e também especializações em diferentes áreas. É uma boa oportunidade para brasileiros colocarem no currículo formações em grandes universidades, como Harvard, Yale, Oxford e algumas das principais instituições de ensino da Europa e do mundo.

Geralmente, os processos seletivos são rigorosos e analisam perfil, currículo acadêmico, recomendações de outras pessoas e até carta de apresentação das motivações que levam o aluno a estudar na instituição e no exterior. Outro requisito que costuma ser cobrado é o certificado de proficiência no idioma do país da universidade.

Saiba mais:
Passo a passo para fazer um mestrado em Portugal
Como fazer uma pós-graduação no exterior

Bolsas para especialização e MBA

Para quem busca se especializar em algum setor ou aumentar o conhecimento na área dos negócios e da gestão, o mais recomendado é que busque uma pós-graduação lato sensu. Com ela, o estudante pode se tornar especialista em um setor que pretende seguir na atuação de forma direta no mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Há algumas formas de conseguir bolsas em especializações ou MBA, principais cursos lato senso. Algumas instituições de ensino dão descontos diretos nas mensalidades dos alunos, analisando alguns critérios que podem ser curriculares ou sociais.

Há também empresas que contam com convênios junto às faculdades que possuem pós-graduações, oferecendo aos funcionários condições especiais nos cursos.

 E existem ainda programas, como o Quero Bolsa, que realizam parecerias com as instituições de ensino e contam com bolsas de estudo que acompanham os estudantes ao longo de todo o processo de formação. Esses descontos facilitam o acesso de pessoas a esses cursos, já que os preços costumam ser um empecilho para isso.

O Quero Bolsa possui parceria com instituições de ensino de todo o país, com cursos de especialização e MBA em diferentes áreas do conhecimento.

Encontrar bolsa de pós-graduação

Ao clicar no botão acima, procure pela instituição, a área ou o curso que deseja fazer e veja as opções de pós-graduações que melhor encaixam com o que você busca para a carreira.

Conheça abaixo uma breve lista de faculdades parceiras:

Entrar em uma pós-graduação pode abrir novas portas para sua carreira, e uma bolsa de estudo vai fazer você economizar muito durante a formação.

Leia também:
Teste: Qual pós-graduação devo fazer?
9 mitos e verdades sobre a pós-graduação que você deve saber

Agora que você já sabe onde buscar uma bolsa de pós-graduação, conte nos comentários o que você pretende estudar!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54