logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?

por Caroline Sassatelli em 10/07/19 4,8 mil visualizações

Fazer um mestrado é a vontade de muitas pessoas ao terminarem sua graduação. Esse programa, que se encaixa no grupo de pós-graduação stricto sensu (que abrange mestrado e doutorado), é dividido em duas categorias: acadêmico e profissional.

Mestrado profissional ou acadêmico: qual escolher?
Mestrado profissional ou acadêmico: qual escolher?

Essa divisão enfatiza apenas os estudos de cada programa, porém, o reconhecimento da sua importância e título é o mesmo.  

Leia também:
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?
É possível fazer doutorado sem cursar o mestrado antes?

Mestrado profissional

O mestrado, independentemente do seu tipo, exige que o estudante desenvolva um trabalho de pesquisa científica ou tecnológica para que, ao final, seja entregue uma dissertação (a qual não precisa ter um tema inédito). Nesse trabalho, o aluno explica os tópicos que foram abordados e analisados ao longo do curso, além de apresentar uma conclusão.

Diferentemente do acadêmico, o mestrado profissional tem como principal objetivo transferir o conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho em uma maior velocidade. Ou seja, ele foca na atuação do profissional no mercado e como aquele conhecimento pode impactar a sua experiência e o serviço daqueles com quem ele se envolve. Há um destaque muito grande para as tecnologias que são aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos. 

A categoria surgiu com a necessidade de estimular a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público e a necessidade de atender demandas de profissionais qualificados no processo produtivo de bens e serviços. 

Portanto, o mestrado na área profissional é voltado para aqueles que desejam desenvolver soluções que impactam positivamente na sociedade ou na própria empresa em que trabalham. Não há nenhum impedimento, porém, que esse mestrando também atue como docente. 

Mestrado acadêmico

Os programas de mestrado voltados para a área acadêmica são mais focados no desenvolvimento de um conhecimento a respeito de um tema que seja de grande importância para a sociedade como um todo e não apenas para o mercado de trabalho.

Durante o programa, o aluno consegue realizar pesquisas e estudar teorias e assuntos para, ao final, elaborar a sua dissertação. Essa rotina é voltada, especialmente, para quem esteja interessado em atuar futuramente na docência. Isso porque o programa tem uma preparação bastante focada na pesquisa de nível superior. 

Esses estudantes, ao se tornarem mestres, podem atuar como professores em cursos de graduação e de pós-graduação.

Leia também:
Qual a diferença entre tese, monografia e dissertação
Existe mestrado online?

Qual escolher?

qual mestrado escolher
Afinal, qual tipo de mestrado escolher?

Saber se a opção acadêmica ou profissional é a melhor para você dependerá de qual é seu objetivo profissional.

Aqueles que estejam focados em seguir por uma carreira no mercado de trabalho e se tornar um especialista em sua área dentro de seu seguimento, sem a perspectiva de entrar para a carreira da docência, é indicado investir em um mestrado profissional. Isso porque o curso ajudará a aprofundar os conhecimentos para aplicá-los ao dia a dia de trabalho.

Por outro lado, se a sua intenção é se tornar um professor, dar aulas em graduação ou pós-graduação, e ainda fazer pesquisas sobre certas questões do meio acadêmico estudado, talvez o mestrado acadêmico seja a melhor opção. Isso porque não há nenhum impedimento que lhe impeça de fazer um mestrado acadêmico e continuar no mercado de trabalho.

Bora começar o seu mestrado?

Independentemente do tipo de mestrado (ou de outras modalidades de pós-graduação), o site do Quero Bolsa é o lugar ideal para que você encontrar a sua vaga. E o melhor de tudo: com mensalidades bem menores. A plataforma também disponibiliza informações sobre os cursos e avaliações realizadas pelos próprios alunos. Legal, não é? Então dê uma olhada abaixo:

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54