Qual a diferença entre tese, monografia e dissertação
Saiba como se chama o trabalho final do acadêmico que pretende ser doutor e entenda qual a diferença entre tese, monografia e dissertação
Atualizado em 08/09/2023
O mundo acadêmico é formado por muitos termos, mas, às vezes, não é tão simples assim entender os seus reais significados. Por exemplo, você já ouviu falar sobre tese, monografia e dissertação? Sabe a diferença entre eles?
Esses nomes remetem a diferentes tipos de trabalhos que podem ser pedidos durante um curso de pós-graduação, tanto lato sensu, quanto stricto sensu. Eles têm em comum o estilo com linguagem clara e concisa, impessoal e objetiva, além da estrutura, a qual conta com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Leia também:
+ Qual a diferença entre mestrado e doutorado?
+ O que você precisa ter em mente antes de iniciar o TCC
Porém, se para você ainda não está muito clara qual é a principal diferença entre cada um desses trabalhos, fique ligado na explicação abaixo:
Monografia
As monografias são bastante comuns também durante a graduação, além das pós-graduações lato sensu e MBA. Normalmente é um trabalho de final de curso exigido para obtenção de grau que trata apenas sobre um tema ou caso específico visto durante o curso.
O aluno deve fazer um estudo mais profundo sobre aquele tópico, pesquisando seus detalhes e refletindo sobre sua importância para a área. É possível fazer observações pessoais sobre o assunto.
Dissertação
A dissertação de mestrado representa um passo um pouco mais elaborado do que a monografia. É o trabalho final próprio dos cursos de mestrado. O autor aqui deve utilizar método investigativo científico experimental, com materiais de pesquisa empírica (uso de entrevistas, coleta de dados, observação sistemática etc.) em seu estudo.
Apesar de fazer a análise sobre tópicos vistos durante o curso, a dissertação de mestrado não precisa trazer um ponto de vista novo ou uma contribuição inédita sobre uma área de conhecimento.
Leia também:
+ Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?
+ Quando alguém pode ser chamado de doutor?
Tese
A tese é um trabalho acadêmico próprio do doutorado. Ela é específica por trazer uma contribuição inédita por parte do aluno. Em resumo, o doutorando deve defender uma ideia ou um método que seja uma descoberta, algo que se concluiu após realizar um grande trabalho de pesquisa.
A tese é ainda mais complexa do que a dissertação, além de ser muito aprofundada, trazendo aspectos e conclusões que contribuam de forma original para a especialidade em questão.
Esse trabalho é necessário para que o estudante possa, se aprovado, receber o título de doutor.
Resumindo
Tese Dissertação Monografia Trata um tema inédito ou recorte único Explora um tema com profundidade e complexidade Trata um tema específico Defende uma ideia depois de uma vasta pesquisa sobre o assunto Baseia-se em uma pesquisa empírica Faz análise e reflexão sobre um problema
As semelhanças entre elas
Apesar de o Trabalho de Conclusão de Curso estar bastante associado à graduação, ele também pode ser percebido em etapas diferentes de formação de um estudante com nomes como monografia, dissertação e tese.
Outra coisa semelhança que acaba aparecendo entre esses tipos de trabalhos é a figura do orientador, um professor que ajuda o estudante no direcionamento do trabalho e indica caminhos para impulsionar o crescimento acadêmico.
Bolsas de estudo para pós-graduação
Ficou interessado em fazer uma pós-graduação? Com a Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% para fazer a sua especialização. São várias instituições parceiras, veja algumas reconhecidas pelo MEC:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.