O que você precisa ter em mente antes de iniciar o TCC
Dicas sobre questões individuais que você vai precisar pensar antes mesmo de iniciar seu projeto.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma fase complicada pela qual todos os estudantes, independente do curso ou da faculdade, precisam passar.
Muitos alunos acreditam que é a etapa mais difícil e cansativa da graduação. O trabalho é extenso e denso, mas será que o TCC precisa ser realmente assim?
Foi pensando nisso que a Revista Quero separou algumas dicas sobre questões que só dependem de você para que esse projeto seja suave tenha bons resultados.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é o formato do projeto que mais te agrada. A maioria das faculdades oferecem pelo menos duas opções: trabalho em grupo ou monografia, que é uma dissertação sobre um tema específico, escrito por uma pessoa ou por um pequeno grupo.
Ao decidir que tipo de trabalho você quer fazer, ficará ainda mais fácil escolher o tema ou o grupo de colegas que mais se aproximam das suas ideias.
Observação: Apesar de a palavra “mono” significar “única”, atualmente, muitas faculdades permitem que essa modalidade seja feita por mais de uma pessoa. O nome permaneceu mas, na maioria das vezes, esse formato faz referência ao estilo artigo científico, um trabalho acadêmico mais pautado em pesquisas e teses, por exemplo.
Em relação ao tema, apesar de você precisar ter seus interesses previamente estipulados, a decisão muitas vezes acontece em grupo, lembre-se que a decisão deve ser tomada em conjunto.
Esteja aberto às discussões pois, a partir daí, podem surgir novas ideias e muita coisa interessante. Aos poucos vocês chegam em um tema atraente a todos.
Defenda seus interesses, apresente ideias e reflita sobre as possibilidades que eles oferecem. Veja se sua ideia pode ser colocada em prática, se realmente é viável trabalhar com tal tema, formato ou grupo.
Uma outra dica é: escolha um tema em que seja um enorme prazer se profundar e sobre o qual você gostaria de falar e pensar durante o ano inteiro. O tema precisa instigar e despertar a curiosidade para te manter motivado.
Esse é o passo mais importante para você não desanimar durante esse período. Afinal, quando fazemos algo que gostamos, nada se torna um peso. É possível aliar prazer e aprendizado no TCC.
Depois disso, você precisar pensar nas seguintes questões:
Amigos
Provavelmente, você faz parte de um grupo de amigos inseparáveis na faculdade. Aquelas pessoas que, durante esses anos entre trancos e barrancos fizeram juntas todos os trabalhos solicitados e que curtiram as festas os melhores momentos ao seu lado.
Mas, quando falamos de TCC, isso pode e deve mudar se necessário. É importante avaliar se essas pessoas, apesar de amigas, vão realmente agregar ao trabalho – desde o alinhamento sobre o tema até o modo como lidam com conflitos.
Afinal, não são todas as pessoas que sabem lidar com problemas, e a intimidade faz com que muitos ultrapassem limites, deixando a situação ainda mais tensa.
Prioridade
Priorize seu projeto. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!
Estabeleça os dias e a hora em que vai focar somente no TCC. Desligue o celular e concentre-se somente no que você precisa produzir.
Assim, sobrará ainda mais tempo para o lazer!
Lazer
Você não precisa deixar de fazer coisas prazerosas. O lazer está interligado com a prioridade e organização. Se você se planejar, estiver em dia e cumprir com o que foi estabelecido, você não terá motivos para se preocupar e se desesperar.
Pode marcar um rolê com os amigos e relaxar, isso vai te renovar para começar uma nova semana a todo vapor.
Férias
A tendência é fazer aquela pausa merecida durante as férias, deixando tudo de lado. Você precisa e pode ter momentos de descanso. Porém, não deixe que isso aconteça durante todos os 30 dias das férias.
Faça um planejamento e se dedique ao TCC mesmo nas férias. É um momento excelente para acelerar o processo e deixar as coisas mais tranquilas e adiantadas para os outros meses, quando você já precisa lidar com a correria do dia a dia.
E aí, curtiu as dicas? Conta pra gente nos comentários o que você achou! E se você já passou por essa experiência, qual dica que você daria para quem está passando por essa fase?