Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Passo a passo para fazer um mestrado em Portugal

A busca por um programa de mestrado em Portugal (ou em qualquer outro país) revela a quebra do paradigma de que a pós-graduação stricto sensu é direcionada apenas para quem almeja atuar como acadêmico. Hoje, essa formação é muito utilizada como diferencial no mercado de trabalho.

UNiversidade de Coimbra mestrado em Portugal
Passo a passo para fazer um mestrado em Portugal

No Brasil, além do mestrado, também estão inseridos no grupo de pós-graduações stricto sensu os programas de doutorado. Além deles, existem as pós-graduações lato sensu, como especializações e MBA.

Você pode descobrir a diferença entre mestrado e doutorado nessa matéria realizada pela Revista Quero e saber mais como é a rotina de um programa de mestrado nesse outro artigo.

Se você quer ver algumas possibilidades de programas de pós em várias categorias, clique no botão abaixo:

Melhores pós-graduações


Outro ponto que deixa essa alternativa ainda mais atrativa é a possibilidade de unir o “útil ao agradável”, combinando o mestrado a um intercâmbio, como é o caso do mestrado em Portugal. É possível realizar o programa, conhecer novas culturas, novas línguas, estudantes de diversos países do mundo e, ainda, atingir o título de mestre.

Diferentemente de outros países, em Portugal não são encontrados obstáculos para o ingresso dos alunos estrangeiros no mestrado, como processos muito burocráticos e elevados custos para investir em educação. Outro ponto que acaba sendo facilitado é a questão da moradia. Diferentemente de outros países, o aluno estrangeiro acaba não tendo tanta dificuldade para encontrar onde se hospedar durante seu mestrado.   

Se ficou interessado em fazer um mestrado em Portugal, veja o passo a passo a seguir junto a relatos de duas estudantes que tiveram a oportunidade de fazer esse tipo de programa: 

1. Escolha da Instituição de Ensino e investimento

Uma dica para ingressar em uma universidade renomada do país é verificar rankings de qualidade que avaliam instituições de ensino e combinar seu posicionamento ao investimento que você está disposto a fazer, sabendo, assim, o custo-benefício do programa. 

Saiba mais:
Como é fazer mestrado em Portugal
Mestrado EaD: uma oportunidade para alavancar sua carreira

Outra questão para se atentar é que, em Portugal, há três opções de instituições de ensino superior: privadas, públicas e politécnicas. As primeiras oferecem cursos com um preço mais alto, enquanto as segundas e terceiras são mais acessíveis – nessas, o mestrado custa cerca de € 1.500,00.

Entre as faculdades públicas e politécnicas, o que é pago não são mensalidades, mas sim uma taxa anual, denominada propina. Esse valor é cobrado apenas de estudantes estrangeiros.

Além do valor mais baixo, as condições de pagamento contribuem para o interesse do estudante: essa taxa anual pode ser paga à vista ou em até 12 vezes.

Gabriela Guimarães, de 25 anos, e mestranda em Ciências da Comunicação na Faculdade de Minho. Antes de se decidir pelo mestrado em Portugal, analisou as possibilidades no Brasil e constatou uma considerável diferença nos preços.

Pela pesquisa que eu fiz no Brasil, principalmente em São Paulo, onde moro, todos os mestrados eram mais caros, mesmo na conversão”, conta ela que também teve o intercâmbio como fator decisivo para bater o martelo e seguir para o país europeu.

estudantes de mestrado na Faculdade do Minho, em Portugal
Gabriela e outros estudantes brasileiros que cursam o mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, localizada ao norte de Portugal, em Braga.

2. Documentos necessários

Em cada instituição, podem ser solicitados documentos específicos, mas há sempre aqueles considerados “coringas”, ou seja, com certeza você irá precisar. Passaporte, curriculum vitae mais conhecido como currículo, certidão da conclusão de curso e histórico de notas são alguns exemplos deles.

Mas não se assuste, afinal, a burocracia também é um dos quesitos positivos do mestrado em Portugal. Para Tatiana Carvalho, de 25 anos e mestre em Relações Públicas pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, o fato de não ser necessário teste de proficiência, nem tradução juramentada, bem como serviços de cartório, contribuiu para sua escolha.

Portugal me pareceu ser a melhor opção pela parte burocrática e pela agilidade”, comenta ela.  

Saiba mais:
Mestrado EaD: uma oportunidade para alavancar sua carreira
Como fazer um mestrado no exterior?

A língua é um ponto positivo? Sim, mas atenção!

É fato que a língua nativa ser portuguesa facilita a adaptação do mestrando. No entanto, o português de Portugal e do Brasil possuem diferenças acentuadas. Um exemplo é a trazida por uma das professoras de Gabriela em um de seus trabalhos: “aqui, você pode usar ‘mais melhor’, porque é correto."

portugal
Quer estudar em Portugal?

Outros termos ainda podem causar ainda mais estranhamento, a exemplo de moça e moço, que soam de forma pejorativa para a população lusitana.

Para driblar certas dúvidas relacionadas ao linguajar, Tatiana indica como melhor estratégia compartilhá-las com o professor. “Bastava perguntar e era tudo resolvido. A questão da língua é muito favorável!."

Dinâmica de estudos e trabalho final  

Primeiro, é importante se programar para o período de duração do mestrado em Portugal: são dois anos – um ano e meio de aulas comuns (disciplinas obrigatórias e ramificações) e seis meses para produção do trabalho final.

No mestrado de Tatiana, os professores traziam exemplos concretos para explicar melhor o que abordavam em sala de aula. Também eram convidados palestrantes e, em disciplinas específicas, como as relacionadas à cultura, havia atividades práticas, como ir a exposições.

Gabriela, por sua vez, ressalta que, por ter escolhido a modalidade Pós-Laboral, o seu curso tem foco em atividades voltadas à vivência do objeto de estudo. Por exemplo: seu mestrado é na área audiovisual, então, em determinado trabalho, ela regravou uma cena de filme, reproduzindo todo processo, desde a montagem do cenário à contratação de atores.

No que se refere ao trabalho final, o mestrando pode escolher entre três opções: a dissertação tradicional escrita e, posteriormente, defendida em uma apresentação; relatório de estágio, em que relata sua experiência; e o projeto aplicado, cuja metodologia consiste em executar uma solução criada pelo aluno(a).

Como mestrado em Portugal agrega à carreira?

Para Tatiana, o mestrado em Portugal proporcionou uma experiência enriquecedora com o intercâmbio cultural dentro de sala de aula. “Sempre tinha gente de fora e trocamos bastante ideia. Conheci a experiência de comunicação de outros lugares e viajei para vários países próximos”, conta.

turma de mestrado em Portugal
Jantar da turma de mestrado da Tatiana em que cada estudante levou um prato de seu país de origem

Além do desenvolvimento pessoal, o mestrado em outro país é valorizado no Brasil, não apenas pelas universidades que contratam professores, como também pelas corporações.

Mesmo com essa consciência, assim como muitas pessoas podem pensar, Tatiana também questionou se de fato a formação faria diferença em seu currículo. A resposta veio rápido.

Ela voltou para o Brasil em fevereiro de 2019 e, em março, já estava contratada em uma nova empresa. “A pessoa que fez a seleção afirmou que o mestrado em Portugal foi decisivo para me escolherem em relação aos outros candidatos”, comemora a mestre em Relações Públicas.

Saiba mais:
Pós-graduação a distância: a chance de transformar o seu futuro
Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?

Com os relatos e benefícios mencionados, o mestrado em Portugal se mostra uma grande oportunidade para conhecer e conviver com pessoas de outras nacionalidades, ter uma formação em uma instituição europeia renomada e viajar com mais facilidade e menor custo para outros países.

Portanto, se você tem o objetivo de encorpar seu currículo e ainda tem o sonho de fazer um intercâmbio, o mestrado em Portugal pode ser exatamente o que estava procurando.  

Outras opções de pós-graduação

Muitas pessoas têm interesse em realizar várias pós-graduações e, assim, construir uma carreira com muito conhecimento. Por isso, é válido conhecer mais sobre todos os tipos de pós-graduações, como especializações, MBA, mestrado e doutorado

Para isso, conte com o Quero Bolsa! A plataforma online traz milhares de vagas voltadas para pós-graduações lato sensu, quanto stricto sensu e a melhor parte é que elas contam com bolsas de estudo de até 80%! Isso mesmo: você consegue expandir seu conhecimento, chegar ao topo e, ainda, pagar mensalidades bem menores. Confira no botão abaixo:

Mais opções de pós-graduação


Onde fazer pós-graduação?

Você pode escolher fazer a sua pós-graduação em diversas faculdades. Além das oportunidades em Portugal, como explicamos no texto acima, também existem muitas instituições de ensino de qualidade no Brasil. Veja abaixo alguns exemplos:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54