Falando em documentação, é importante ter em vista que esse processo pode ser bem mais burocrático do que geralmente é aqui no Brasil. Isso porque a instituição estrangeira provavelmente pedirá uma série de documentos que precisarão ser emitidos, como o histórico escolar do ensino fundamental, médio e superior, cartas de referência e planos de estudos, por exemplo. E, claro, todos eles deverão ter tradução para o idioma da universidade.
Essa documentação varia conforme a instituição e o curso escolhidos. Por isso, é importante estar atento às exigências e manter contato com a faculdade. Geralmente existe um setor responsável que auxilia os alunos estrangeiros.
Saiba mais:
+ Como fazer uma pós-graduação no exterior
+ É possível fazer doutorado sem cursar o mestrado antes?
Por fim, não se esqueça que, além de participar das aulas e desenvolver o seu projeto de pesquisa, será necessário fazer outras coisas fora da faculdade, como se alimentar, arranjar hospedagem e, claro, conhecer mais sobre o local como um bom turista.
Dependendo do programa é possível ter um visto internacional que autorize, além de realizar o curso, também trabalhar. Além disso, é possível encontrar funções na própria faculdade, como monitor de laboratórios ou de bibliotecas.
De qualquer forma. para não cair em nenhuma “cilada financeira” e ficar com os gastos apertados, foco no planejamento no período anterior ao curso. Com certeza esse tempo será primordial para que haja uma boa preparação.
+ Tudo sobre a profissão de Diplomata
Bolsas de estudo para mestrado
Se você ainda não tem certeza se vai cursar um mestrado no exterior, é bom conferir algumas opções disponíveis aqui no Brasil.
Na Quero Bolsa, uma das maiores plataformas de bolsas de estudo, é possível encontrar cursos de mestrado e também de especialização com preços especiais em diversas universidades reconhecidas pelo MEC. Clique no botão abaixo e confira todas as opções disponíveis.
Bolsas de estudo para mestrado
Leia também: + Capes regulamenta polos para mestrado e doutorado EaD
+ Saiba como funciona o mestrado da USP