Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Como fazer um mestrado no exterior?

por Caroline Sassatelli em 24/06/19 830 visualizações

Fazer um mestrado é o caminho ideal para que deseja ampliar seu conhecimento na área da pesquisa ou, ainda, se dedicar à docência. Existem centenas de faculdades e universidades no Brasil que disponibilizam programas para essa pós-graduação stricto sensu, mas também há opções a serem cursadas no exterior.

Como fazer um mestrado no exterior?
Como fazer um mestrado no exterior?

O aluno que desejar realizar seu curso em um outro país deve ficar atento a alguns detalhes, como, por exemplo, a forma de ingresso no programa ou a validade (ou reconhecimento) do diploma no Brasil. Para isso, pesquise muito antes de escolher como dará esse próximo passo acadêmico. 

Como fazer um mestrado no exterior?

É possível aplicar sua vaga diretamente com universidades fora do Brasil que aceitem estudantes estrangeiros em cursos de mestrado. Para conseguir uma bolsa de estudo com eles é necessário seguir algumas regras, como falar fluentemente o idioma do país estrangeiro. Isso normalmente é comprovado com a apresentação de certificados de proficiência e em entrevistas com a própria instituição. 

Também existe a possibilidade de entrar diretamente em um programa de mestrado com instituições brasileiras que têm parcerias com universidades estrangeiras. É o caso do Instituto de Educação Superior Latinoamericano (Iesla).

Leia também:
Como é fazer um mestrado?
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Conforme explica Jéssica Chaves, Coordenadora de Convênios e Parcerias, os cursos da Iesla acontecem em módulos presenciais em instituições argentinas e, em um dos casos (mestrado jurídico), na Espanha. “Nosso mestrado é divididos em quatro módulos de 15 dias que acontecem em janeiro e em julho e uma quinta etapa em que o aluno vai para o país apenas para defender a sua dissertação, o que pode ser em português ou espanhol, dependendo do país”.

Esse tipo de modalidade é ideal para quem não tem disponibilidade para se dedicar totalmente a um mestrado no exterior e procura por preços mais acessíveis. O curso é administrado pelas próprias universidades estrangeiras - a qual também oferece o corpo docente. A Iesla, nesse caso, é responsável por fazer essa "interface" entre o aluno e a instituição, além de oferecer assessoria para o preparo da viagem, curso de espanhol gratuito para os estudantes e serviço editorial para a publicação de artigos e de dissertações. 

"Os cursos têm validade no Brasil e atendem os pré-requisitos de validade e de carga horária do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cada encontro a gente chega a levar cerca de 700 alunos para seus cursos", conta Jéssica.

É possível conseguir bolsas de estudo para o mestrado na Iesla pela plataforma do Quero Bolsa. O site garante vagas para que o aluno faça sua pós-graduação, saiba mais sobre a instituição e leia, ainda, a opinião de outros estudantes que fizeram o mestrado nessa mesma modalidade. 

O que saber antes de começar um mestrado no exterior?

Antes de iniciar o seu mestrado em outro país é importante pesquisar muito. Primeiro, saiba exatamente qual o direcionamento do curso, sua carga horária, os pontos positivos e, claro, os negativos. Para não deixar passar nenhuma dúvida, é ideal conversar com pessoas que já tenham participado do programa e possam contar um pouco melhor sobre a estrutura da universidade, do corpo docente e outros detalhes sobre a vivência  prática nesse outro país. 

Além disso, tenha tempo hábil para se preparar para o curso. Isso levando em consideração não apenas o período de pesquisa, mas também o necessário para aprimorar seu idioma e organizar finanças e documentação exigida pela instituição. O ideal é que esse preparo tenha início, em média, um ano antes da data em que você deseja já estar estudando fora. 

 mestrado em outro país
Saiba mais detalhes sobre como fazer um mestrado em outro país

Falando em documentação, é importante ter em vista que esse processo pode ser bem mais burocrático do que geralmente é aqui no Brasil. Isso porque a instituição estrangeira provavelmente pedirá uma série de documentos que precisarão ser emitidos, como o histórico escolar do ensino fundamental, médio e superior, cartas de referência e planos de estudos, por exemplo. E, claro, todos eles deverão ter tradução para o idioma da universidade. 

Essa documentação varia conforme a instituição e o curso escolhidos. Por isso, é importante estar atento às exigências e manter contato com a faculdade. Geralmente existe um setor responsável que auxilia os alunos estrangeiros. 

Leia também:
Como fazer uma pós-graduação no exterior
É possível fazer doutorado sem cursar o mestrado antes?

Por fim, não se esqueça que, além de participar das aulas e desenvolver o seu projeto de pesquisa, será necessário fazer outras coisas fora da faculdade, como se alimentar, arranjar hospedagem e, claro, conhecer mais sobre o local como um bom turista.

Dependendo do programa é possível ter um visto internacional que autorize, além de realizar o curso, também trabalhar. Além disso, é possível encontrar funções na própria faculdade, como monitor de laboratórios ou de bibliotecas.

De qualquer forma. para não cair em nenhuma "cilada financeira" e ficar com os gastos apertados, foco no planejamento no período anterior ao curso. Com certeza esse tempo será primordial para que haja uma boa preparação. 



Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54