Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Saiba como funciona o mestrado da USP

mulher se formando

*Texto escrito pela colaboradora Érica Valério

O ranking QS World University Ranking by Subject, publicado pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior divulgado em março deste ano, listou a Universidade de São Paulo (USP) entre as melhores universidades do mundo em 40 das 48 áreas específicas avaliadas. Com isso, cursar um mestrado na USP pode se tornar o passaporte para voos ainda mais altos, afinal de contas, este é o sonho de muitas pessoas.

Para Stella Frias, professora universitária, esse sonho se tornou realidade há alguns anos depois de concluir seu mestrado em Ciências da Comunicação. “Estudei Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora e sempre quis ser professora. Meu maior inimigo para fazer um mestrado era o valor da mensalidade, foi então que resolvi me dedicar ao máximo para conseguir entrar em uma universidade pública. Eu me sentava em frente ao espelho no meu quarto e simulava as entrevistas que teria no momento do processo seletivo”, explica Stella.

A professora e mestre em Ciências da Comunicação destaca ainda as responsabilidades que os mestrandos precisam prestar atenção durante o seu ano acadêmico. “É muito importante manter sempre a matrícula semestral em dia, cursar todas as disciplinas obrigatórias do programa selecionado, realizar a dissertação de maneira exemplar e defender o trabalho diante de uma banca examinadora. Com tudo isso seu mestrado será, certamente, um sucesso”, conta.

A USP é uma universidade pública e é aqui que vem a notícia boa: seus cursos de mestrado são gratuitos - é preciso pagar apenas uma taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que varia em torno dos R$ 200, dependendo do curso. E entre as cidades que abrigam seus campis estão São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Carlos, Santos, Bauru e Pirassununga. Hoje, a Universidade de São Paulo conta com mais de 260 cursos de mestrado é responsável por mais de 20% das publicações científicas brasileiras.

Atualmente Stella é professora de mestrado e doutorado em Comunicação na Universidade Paulista (UNIP), mas já passou pelo Centro Universitário FIAM-FAAM e Metodista como professora do Mestrado em Comunicação, além da Universidade Anhembi Morumbi, FAAP e PUC-SP. “Hoje estou no papel de orientadora e é muito gratificante poder compartilhar minhas experiências. Estudar muito, foco, dedicação e certeza da área de conhecimento que você quer seguir são os pontos que destaco para um mestrado bem sucedido”, alerta.

Os programas de mestrado estão disponíveis em dezenas de áreas de conhecimento, que vão da Administração à Zootecnia. Eles são voltados, principalmente, a estudantes que tenham interesse nas áreas de pesquisa e docência. Porém, também existem os mestrados profissionais, direcionados ao mercado de trabalho.

Vale lembrar que durante o período do curso, que varia entre 24 e 48 meses, o mestrando precisa realizar uma lista de disciplinas obrigatórias e também produzir o ‘temido’ projeto de pesquisa. Só depois disso o tão desejado título de mestre poderá ser conquistado.

gif de mulher estudando em sala de aula

A USP tem mais de 260 cursos a disposição e abaixo destacamos alguns deles, segundo o ranking QS World University Ranking by Subject:

Odontologia (18ª posição): o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) conta com um corpo docente de 27 professores, sendo que 70% trabalha em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP). O curso de tem duração máxima de 24 meses e entre as linhas de pesquisa estão Dentística e Biomateriais e Biologia Oral.

Arquitetura (43ª posição): o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP é um dos mais antigos do país. Com mais de cem orientadores credenciados e quase quinhentos alunos, o curso reúne os três departamentos da escola e conta, atualmente, com oito áreas de concentração: Design e Arquitetura, Habitat, História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, Paisagem e Ambiente, Planejamento Urbano e Regional, Projeto de Arquitetura, Projeto, Espaço e Cultura e Tecnologia da Arquitetura.

Direito (47ª posição): o Programa de Pós-Graduação em Direito tem como área de concentração o “Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito”. Entre as linhas de pesquisa disponíveis estão Desenvolvimento, Democracia e Instituições, além de Racionalidade Jurídica e Direitos Fundamentais na Construção do Estado Democrático de Direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Administração (51ª - 100ª posição): o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FEA-USP inclui os cursos de Mestrado e Doutorado está entre os melhores programas nacionais de pós-graduação em administração, conforme conceito atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES). Economia das Organizações, Estratégias e Organizações, Finanças, Gestão de Pessoas, Inovação e Gestão Tecnológica, Internacionalização de Empresas, Marketing e Responsabilidade Socioambiental estão entre as linhas de pesquisa.

Enfermagem (51ª - 100ª posição): o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo destina-se-se a enfermeiros e outros profissionais. É constituído pela área de concentração “Cuidado em Saúde”, organizada em três linhas de pesquisa: “O cuidado de enfermagem e de saúde no processo saúde-doença”, "Políticas públicas de saúde e de recursos humanos em enfermagem e em saúde” e “Processo saúde doença de indivíduos, famílias, grupos sociais e coletividade”.

Psicologia (101ª - 150ª posição): o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo possui estrutura e dinâmica de funcionamento que reflete posição consolidada com 39 docentes credenciados. O PPGP possui duas Áreas de Concentração: Psicologia em Saúde e Desenvolvimento e Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação.

Leia também: 
+Como é fazer um mestrado?
+Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
+Como e onde fazer um mestrado a distância?

Dicas para ser aprovado no mestrado da USP

No início desta matéria falamos que “cursar um mestrado na USP é o sonho de muitas pessoas”, certo? Pensando nisso separamos algumas dicas que podem colaborar com a realização deste sonho. Prepara o caderno [ou o bloco de notas no celular, para os mais digitais] e anote todas elas:

  1. Estude tudo que puder sobre a instituição de ensino selecionada

  2. Conheça e explore ao máximo o programa escolhido

  3. Prepare um currículo de brilhar os olhos

  4. Faça networking e conecte-se com outros alunos

  5. Dedique-se ao máximo para entrevista na pré-seleção

  6. Estude para o exame de proficiência

  7. Decore o edital de trás pra frente e entenda tudo descrito nele

  8. Estude muito para a avaliação escrita

  9. Planeje e execute um projeto nota 10

  10.  Trabalhe para realizar a dissertação de maneira exemplar

  11.  Prepare-se ao máximo para defender o trabalho diante de uma banca examinadora

E ai, preparado para adicionar o título de mestre em seu currículo?

jovem digitando

Que tal começar o seu mestrado na USP?

Independentemente do tipo de mestrado (ou de outras modalidades de pós-graduação), o site do Quero Bolsa é o lugar ideal para que você encontrar a sua vaga. E o melhor de tudo: com mensalidades bem menores. A plataforma também disponibiliza informações sobre os cursos e avaliações realizadas pelos próprios alunos. Legal, não é? Está esperando o quê? Dê uma olhada!

Encontrar bolsas de mestrado

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54