É provável que você já tenha escutado que ter um bom networking é importante para se destacar no mercado de trabalho e crescer profissionalmente. Mas, afinal, você sabe o que é networking?
A palavra inglesa ainda pode ser estranha para muitos, mas seu significado é mais comum do que parece. Enquanto o termo network significa literalmente rede, o networking é a habilidade de desenvolver e manter uma rede de contatos pessoais e profissionais. Portanto, se tem network, a rede de contatos, e se faz networking, o cultivo dessa rede.
“Networking é a construção de uma rede de contatos para você trocar informações e potencializar oportunidades por meio dos relacionamentos”, define Raquel Rodrigues, especialista e mentora em networking e negócios.
Para que serve o networking?
O networking serve para tudo! Segundo a especialista Raquel, o networking é um estilo de vida e uma prática imprescindível já que vivemos em sociedade. “Precisamos das pessoas para alcançar nossos objetivos e elas precisam da gente”, pontua.
“É em sociedade que a gente aprende, se desenvolve, cresce e entrega o nosso melhor. Pertencer a uma comunidade, um grupo com o qual me reconheço de fato, faz com que várias das minhas necessidades sejam atendidas, cria espaço para diálogo e compartilhamento”, completa Raquel.
Vantagens do networking
A expressão “eu tenho meus contatos” exemplifica bem as vantagens que o networking pode oferecer. Muito mais do que conseguir informações privilegiadas, o networking favorece uma série de oportunidades.
Dê uma olhada em algumas vantagens do networking, tanto para profissionais como para empresas e empreendedores:
Conseguir um novo emprego;
Manter o emprego atual;
Receber indicações e recomendações;
Solicitar aconselhamento;
Recomendar serviços;
Encontrar clientes;
Atrair e reter talentos;
Criar parcerias;
Obter informações relevantes;
Se destacar da concorrência;
Fomentar ideias;
Captar recursos e financiamentos.
Entre as vantagens, a especialista em networking destaca a criação de uma rede de proteção, com pessoas queridas e conectadas com seu contexto de vida. “A vantagem é que na hora do perrengue, ninguém solta a mão de ninguém, a gente tem pra onde correr. Se não se constrói esse network porque não fez o networking, em situações de crise, a gente se sente mais sozinho, precisa recomeçar do zero”, explica.
Como fazer networking?
Agora, sabendo o que é networking e a importância dele, é hora de começar a parte prática: criar seu próprio network e, sobretudo, manter suas conexões. Segundo Raquel, o networking é feito em três fases, que ela chama de três C’s: conhecer, conexão e confiança.
O primeiro passo é conhecer pessoas, tanto as pessoas novas quanto as que já se conhece mas não se sabe como está, e trocar informações. “É sentar com essa pessoa para entender a realidade dela, falar da minha realidade e, a partir dessa troca, começar a entender como a gente se ajuda de fato”, comenta a especialista
Na troca de informações, se descobre visões de mundo e interesses em comum e se pode criar conexões, isto é, um vínculo emocional com o outro. As conexões possibilitam o estabelecimento da confiança.
“Quando eu realmente crio um relacionamento com aquela pessoa que era um contato é quando eu gero confiança, realmente me conecto com a pessoa, percebo seu valor, compartilhamos de muitas coisas juntos e por conta dessa confiança - que vem através do tempo e do relacionamento - é que eu vou de fato fazer algo pelo outro, como fazer uma indicação, levar um currículo ou fazer uma postagem sobre a pessoa”, esclarece Raquel.
Hoje em dia, as redes sociais, como o LinkedIn, são ótimas ferramentas para conhecer mais pessoas e facilitar o networking. Mas, a especialista alerta: networking é qualidade e não quantidade.
Para além de criar novas conexões, é imprescindível o esforço para manter os relacionamentos já existentes. “O ponto é construir uma rede de qualidade e mantê-la, na qual você dá o seu melhor e as pessoas vão dar o melhor delas, e ter uma rede com diversidade, com profissionais de várias idades, experiências e carreiras, para você conseguir circular por diversos ambientes. Isso traz muito aprendizado e crescimento profissional”, finaliza Raquel.
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