Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

LinkedIn: 3 dicas para você se destacar na plataforma

por Giovana Murça em 12/02/21

Levar o currículo de porta em porta às empresas tem se tornando uma prática cada vez mais ultrapassada. Hoje em dia, mais de 40 milhões de brasileiros apostam na maior rede profissional do mundo: o LinkedIn.

dicas linkedin

Na rede, que tem como missão conectar profissionais do mundo todo, é possível encontrar vagas de emprego, fazer networking e conferir conteúdos de profissionais referência no mercado.

“É uma rede que começou como uma oportunidade de divulgar seu currículo, sua experiência profissional e buscar uma recolocação no mercado. Hoje, essa função ainda existe e é muito bem realizada, mas vai muito além disso, é uma plataforma para geração de negócios e aprendizado para carreira e vida profissional como um todo”, pontua Carla Falcão, consultora da carreira e negócios e especialista em LinkedIn.

Com a pandemia e o aumento de vagas para trabalho home office, o engajamento no LinkedIn aumentou ainda mais. De acordo com a plataforma, as conversas entre os usuários aumentaram 55% e a criação de sessões e grupos cresceu 26%.

Leia mais: Saiba o que é LinkedIn e aprenda 3 boas formas de usar a plataforma

Entre os benefícios da plataforma, o especialista em LinkedIn e recolocação profissional, Rodrigo Moubar, destaca: “Você vai conseguir ser mais ativo no mercado de trabalho, aumentar sua competitividade, começar a ser demandado e, ativamente, você pode fazer networking, aprender mais sobre seu mercado através de conteúdos de outras pessoas e postar seus próprios conteúdos de modo a construir mais autoridade e gerar valor”.

Mas, para se beneficiar das oportunidades contidas no LinkedIn, não basta ter um perfil na rede, é preciso se destacar. Para ganhar relevância na plataforma, os especialistas entrevistados pela Revista Quero destacam três pilares que merecem a sua atenção: perfil, networking e conteúdo.

“Tudo isso se conecta. Um bom perfil no Linkedin te ajuda a fazer networking, porque quando você manda um convite, a pessoa vai olhar seu Linkedin e se for um perfil sólido, ele vai aceitar mais facilmente. Se você também faz uma produção de conteúdo, quando as pessoas que fizeram conexão antes terem uma oportunidade, vão lembrar de você porque estão vendo seus conteúdos. Você produz conteúdo e as pessoas podem ir atrás do perfil e ver um perfil bem feito. Com isso, você consegue gerar novas oportunidades, de forma mais fácil e sem depender só das candidaturas às vagas de emprego”, assegura Rodrigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Perfil: a vitrine do seu currículo

O primeiro passo para ter um perfil atraente no LinkedIn é ter um perfil completo, com todos os campos preenchidos, como resumo, experiências profissionais, formação acadêmica, competências, idiomas, cursos, trabalhos voluntários, e outros.

“Seu perfil no LinkedIn deve transparecer sua melhor versão. Você deve colocar não só as responsabilidades, o que você faz no dia a dia, mas também os resultados que você trouxe para a empresa ao longo da sua carreira. Quanto mais resultado e valor você conseguir agregar no seu currículo, mais fácil vai ser quando um recrutador ou tomador de decisão olhar seu perfil e saber que você é a pessoa certa para ele”, afirma Rodrigo.

Uma dica para se destacar logo na primeira impressão do perfil é adicionar um bom título, que não precisa se limitar ao cargo e empresa que você trabalha no momento. A dica de Rodrigo é deixar o título mais atraente e mais fácil de ser encontrado por meio de palavras-chave da sua área de atuação.

Para se destacar ainda mais, também é interessante incluir fotos de perfil e de capa e personalizar a url do perfil. Recomendações e competências dados por colegas também fortalecem o perfil, pois criam uma prova social sobre você e seu trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Networking: conexões com as pessoas certas

Lembre-se: o LinkedIn é uma rede social. Portanto, é importante criar conexões e interagir com profissionais da sua área, sobretudo recrutadores e tomadores de decisão, ou seja, profissionais em níveis hierárquicos acima do seu - o chamado networking.

dicas linkedin

Rodrigo alerta que o networking não é só a quantidade de conexões mas também a qualidade desses contatos. É preciso ter um relacionamento, conversar e expor a vontade de ir para uma nova oportunidade.

“O networking é responsável por 80% das ofertas de emprego que existem no Brasil e no mundo. Curiosamente, só 20% das ofertas de emprego são divulgadas publicamente. Então, não vale a pena só buscar vagas em sites ou no próprio Linkedin, em paralelo, é preciso fazer networking com as pessoas certas”, analisa o especialista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Conteúdo: marque presença

Além de fazer networking, também é preciso marcar presença na rede. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Nesse sentido, a dica é produzir conteúdo na rede, de modo a construir e agregar valor à sua marca pessoal

“Não tenha receio de dividir um conteúdo, algo que você aprendeu, um curso que você fez, um caso de sucesso no trabalho, é válido para interagir, ganhar destaque. O que é pouco para você pode ser muito para outras pessoas”, incentiva Luciane Borges, especialista em LinkedIn e estrategista em marca pessoal.

Seja para quem busca uma oportunidade no mercado ou quer fortalecer sua imagem profissional, gerar conteúdo e interagir com os conteúdos de outros colegas é uma ótima prática.

“Quando você interage no conteúdo de alguém, você coloca essa pessoa numa vitrine de destaque para as suas conexões. Quando as pessoas interagem o seu conteúdo, é você quem fica nessa vitrine e isso te ajuda a ser descoberto por quem ainda não te conhece, por quem precisa do teu trabalho, de um profissional como você, de um serviço que você presta ou até mesmo de um novo funcionário”, explica Carla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Fique longe de polêmicas

Para evitar qualquer má impressão sobre seu perfil, o especialista Rodrigo sugere que se evite publicações negativas, falando mal de entrevistas de emprego, por exemplo, e se mantenha fora de polêmicas, como temas relacionados à política ou cancelamento de marcas. 

“Os recrutadores olham isso e não cai bem, porque seu posicionamento pode ser diferente dos valores da empresa que quer te contratar ou do recrutador. Direcione seus esforços a temas ligados à sua carreira profissional, desenvolvimento profissional, aos desafios do mercado, do segmento que você atua", aconselha Luciane.

Leia mais:
Saiba quais são os 15 empregos em alta para 2021, segundo o LinkedIn
Quais serão as habilidades profissionais do futuro?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54