Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Como fazer networking na faculdade

Veja as dicas para aumentar sua rede de contatos para melhorar suas oportunidades de carreira desde a faculdade.

Quando eu estava no Ensino Médio, um professor me disse a seguinte frase “ter bons contatos é umas das coisas mais importantes da vida” e só depois de algum tempo pude compreender a verdade contida na fala desse professor, ele se referia ao famoso “networking”, ou em nosso bom português, rede de contatos.

O networking pode facilitar (e muito!) sua vida profissional, portanto é preciso cultivá-lo em todos os lugares possíveis, e um lugar muito importante para cultivar a sua rede de contatos é no meio acadêmico, por isso hoje separei umas dicas para você de como fazer networking na faculdade:

  1. Professores
    Seja participativo nas aulas, faça perguntas relevantes quando esse espaço for aberto pelo professor, aproxime-se dele e demonstre interesse pela disciplina que leciona, mas não seja invasivo ou atrapalhe o ritmo das aulas. É preciso sempre ter bom senso e encontrar brechas para se destacar sem ser inconveniente. Uma boa dica é enviar e-mails pedindo dicas de livros, documentários ou artigos sobre a disciplina e profissão. Se ele se mostrar aberto, isso pode ganhar uma frequência maior.
  2. Colegas de classe
    Seja sempre gentil e educado, jamais seja agressivo nas discussões em sala na hora de defender o seu ponto de vista. A oportunidade de ouro para se promover aos seus colegas é dando duro nos trabalhos em grupo. Lembrando que não é preciso ser sempre o líder para se destacar. Ouça os seus colegas e colabore com o grupo além do que foi designado a você. Não entre em competições com os próprios colegas na hora de apresentações dos trabalhos, espere a vez de cada um falar, se alguém deslizar na apresentação dê um jeito de ajudar sem demonstrar desapontamento. Sempre no fim de algum trabalho, tente marcar um happy hour (um café ou uma cerveja), seja para comemorar o sucesso ou lamentarem juntos uma nota baixa.
  3. Alunos de outras classes e cursos
    Para você se aproximar de alunos de outros cursos da sua instituição é preciso envolver-se em atividades extracurriculares, como palestras, eventos, empresas juniores e monitorias. Vá até a secretaria da faculdade e descubra quando os encontros ocorrem e quem é o responsável, assim você pode se inserir em alguma dessas atividades, seja na organização ou como ouvinte mesmo, o importante é se envolver. Descubra se existe algum grupo no Facebook que tenha alunos de vários cursos para discutirem sobre o campus, eventos universitários, cursos e afins, se o grupo não existir, crie e divulgue-o!

O mais importante sobre o networking é estar ciente de que o objetivo não é se aproximar das pessoas apenas por interesse, é estar aberto a novas conexões e possibilidades. Quanto maior o número de pessoas que você conhecer e quanto melhor for sua imagem para elas, certamente coisas boas surgirão desses contatos, e você, certamente, conseguirá uma oportunidade na carreira.

Boa sorte!

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações