Para diminuir a falta de trabalhadores capacitados e suprir essa demanda, o professor Francisco Borges, consultor em Políticas Públicas de Ensino da Fundação FAT, comenta que é preciso incentivar principalmente os jovens para a formação profissional, como cursos técnicos. A longo prazo, é um efeito dominó para os jovens, em especial para aqueles que não têm acesso à internet”, aponta.
Os cursos técnicos ou profissionalizantes, como também são conhecidos, são destinados a estudantes que possuem pelo menos o Ensino Fundamental completo. A seguir, você confere todas as vantagens para investir nessa formação.
Vantagens de fazer um curso técnico
Antes de falar dos benefícios do curso profissionalizante, saiba que no Brasil existem três tipos de cursos profissionalizantes: o técnico integrado, técnico externo ou concomitante e técnico profissionalizante ou subsequente. Conheça cada um deles:
-
Curso Técnico Externo ou Concomitante:
é separado do Ensino Médio, mas feito ao mesmo tempo; exemplo: o estudante cursa o técnico de manhã, em uma instituição, e o Ensino Médio à tarde, em outra instituição. O aluno pode iniciar este modelo após o primeiro ano do Ensino Médio. Neste caso, ao se formar, também recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma na formação técnica escolhida.
-
Curso Técnico Profissionalizante ou Subsequente:
destinado a quem já concluiu o Ensino Médio. É focado na formação para o mercado de trabalho e é mais rápido que um curso de graduação. Ao concluir o curso, o aluno recebe um diploma de técnico de nível médio.
Como já foi dito, fazer um curso técnico é muito importante para a carreira profissional. Para se ter uma ideia da importância da qualificação profissional, uma pesquisa do Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que aproximadamente 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem um trabalho já no primeiro ano após a conclusão do curso.
Além de aumentar as chances para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, os cursos técnicos possuem uma duração menor. De acordo com as diretrizes do MEC (Ministério da Educação), a carga horária do curso pode variar entre 800 a 1.200 horas, ou seja, é possível concluir em até 24 meses.
Outro ponto interessante é que o curso técnico possibilita uma formação mais prática, voltada para o mercado de trabalho, diferentemente de uma graduação, que prepara os alunos para o universo acadêmico. Por isso, ao longo da formação profissionalizante, o estudante será preparado para lidar com diversas situações que envolvem o dia a dia da área profissional escolhida.
Ah, e saiba que é possível fazer um curso técnico a distância. Essa é uma opção excelente para quem busca mais flexibilidade nos estudos e que também é reconhecida pelo MEC.
Bolsas de estudo para cursos técnicos
E aí, ficou interessado em fazer um curso técnico e se capacitar para o mercado de trabalho? A Quero Bolsa oferta bolsas de estudo de até 80% em cursos técnicos de diferentes áreas.
A plataforma tem parceria com diversas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e oferece condições que cabem no seu bolso. Para saber mais, basta acessar o botão abaixo, filtrar por modalidade de ensino (presencial ou a distância), duração e área do conhecimento para chegar até o que você procura.
Bolsas para curso técnico