logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Mercado de trabalho: conheça 12 profissões que estão com vagas sobrando

por Camilla Freitas em 01/02/22

Muitas empresas foram impactadas pela covid-19 e com isso, em um ano de pandemia, 3,3 milhões de brasileiros perderam os seus empregos, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse cenário de incertezas, a preocupação do trabalhador aumenta.

Leia mais: + Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
Encontre bolsas de estudo para curso técnico

12 profissões que estão com vagas sobrando

Segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a recuperação do mercado de trabalho ainda será lenta neste ano, mas apesar disso, algumas profissões estão com vagas sobrando.

Se você está em busca de um emprego, confira a seguir 12 profissões que estão com vagas de sobra no mercado de trabalho. Esse levantamento foi feito pela Fundação FAT baseado em dados fornecidos pela Consolidação Brasileira de Ocupações (CBO).

Profissões que estão com vagas de sobra no mercado de trabalho

1. Camareira

2. Ajudante Geral

3. Garçom

5. Atendente

6. Instrumentador cirúrgico

8. Pizzaiolo

9. Padeiro

10. Estoquista

11. Eletricista

12. Programador e desenvolvedor

Desenvolvedor Web: já pensou em seguir esta carreira?

Vagas sobrando no mercado de trabalho

Um dos principais motivos pelos quais essas vagas estão sobrando é a falta de qualificação para ocupar esses cargos e também a falta de experiência profissional. 

Para diminuir a falta de trabalhadores capacitados e suprir essa demanda, o professor Francisco Borges, consultor em Políticas Públicas de Ensino da Fundação FAT, comenta que é preciso incentivar principalmente os jovens para a formação profissional, como cursos técnicos. A longo prazo, é um efeito dominó para os jovens, em especial para aqueles que não têm acesso à internet”, aponta.

Os cursos técnicos ou profissionalizantes, como também são conhecidos, são destinados a estudantes que possuem pelo menos o Ensino Fundamental completo. A seguir, você confere todas as vantagens para investir nessa formação.

Vantagens de fazer um curso técnico

Antes de falar dos benefícios do curso profissionalizante, saiba que no Brasil existem três tipos de cursos profissionalizantes: o técnico integrado, técnico externo ou concomitante e técnico profissionalizante ou subsequente. Conheça cada um deles:

  • Curso Técnico Integrado: 

    combina Ensino Médio e Ensino Técnico-Profissionalizante. Pode ser feito logo depois do Ensino Fundamental ou após o primeiro ano do Ensino Médio. Ao se formar, o aluno recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma na formação técnica escolhida.
  • Curso Técnico Externo ou Concomitante: 

    é separado do Ensino Médio, mas feito ao mesmo tempo; exemplo: o estudante cursa o técnico de manhã, em uma instituição, e o Ensino Médio à tarde, em outra instituição. O aluno pode iniciar este modelo após o primeiro ano do Ensino Médio. Neste caso, ao se formar, também recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma na formação técnica escolhida.
  • Curso Técnico Profissionalizante ou Subsequente:

    destinado a quem já concluiu o Ensino Médio. É focado na formação para o mercado de trabalho e é mais rápido que um curso de graduação. Ao concluir o curso, o aluno recebe um diploma de técnico de nível médio.

Como já foi dito, fazer um curso técnico é muito importante para a carreira profissional. Para se ter uma ideia da importância da qualificação profissional, uma pesquisa do Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que aproximadamente 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem um trabalho já no primeiro ano após a conclusão do curso. 

Além de aumentar as chances para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, os cursos técnicos possuem uma duração menor. De acordo com as diretrizes do MEC (Ministério da Educação), a carga horária do curso pode variar entre 800 a 1.200 horas, ou seja, é possível concluir em até 24 meses.

Outro ponto interessante é que o curso técnico possibilita uma formação mais prática, voltada para o mercado de trabalho, diferentemente de uma graduação, que prepara os alunos para o universo acadêmico. Por isso, ao longo da formação profissionalizante, o estudante será preparado para lidar com diversas situações que envolvem o dia a dia da área profissional escolhida.

Ah, e saiba que é possível fazer um curso técnico a distância. Essa é uma opção excelente para quem busca mais flexibilidade nos estudos e que também é reconhecida pelo MEC.

Bolsas de estudo para cursos técnicos

E aí, ficou interessado em fazer um curso técnico e se capacitar para o mercado de trabalho? A Quero Bolsa oferta bolsas de estudo de até 80% em cursos técnicos de diferentes áreas.

A plataforma tem parceria com diversas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e oferece condições que cabem no seu bolso. Para saber mais, basta acessar o botão abaixo, filtrar por modalidade de ensino (presencial ou a distância), duração e área do conhecimento para chegar até o que você procura.

Bolsas para curso técnico

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54