logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Conheça o curso técnico e o tecnólogo em Radiologia

Muita gente não sabe, mas há dois níveis de formação para a Radiologia: o técnico em Radiologia e o tecnólogo em Radiologia.

São duas formações bastante distintas e que trabalham na mesma área, mas de maneiras que podem ser diferentes. A Revista Quero vai te explicar um pouco de cada uma das profissões e cursos e você vai entender a diferença entre elas.

Descubra a faculdade certa para você!

Como é o curso técnico em Radiologia?

O curso técnico em Radiologia é um curso de nível médio, que tem uma duração de dois anos para ser concluído, em média.

Para fazer um curso técnico em Radiologia, o estudante deve estar cursando pelo menos o 2º ano do Ensino Médio, para que, ao concluir o técnico, o aluno já tenha se formado no Ensino Básico.

Há algumas instituições de ensino que exigem que o aluno já tenha se formado e possua o diploma do Ensino Médio, mas isso depende das exigências de cada escola.

Conhecimentos de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências Humanas são abordados ao longo do curso, que terá aulas sobre a área médica, Física e até psicologia, além das matérias práticas que abordam noções de processamento de imagem.

O que faz um técnico em Radiologia?

O profissional técnico em Radiologia atua principalmente na área da saúde, campo em que é responsável por operar equipamentos e máquinas destinadas a realizar exames de imagem, como os bastante comuns raio-x, ultrassom, tomografia, ressonância magnética e mamografia.

Além do campo hospitalar, outros setores onde é possível identificar esse profissional são na indústria alimentícia, empresas e em aeroportos.

Conheça o curso técnico e o tecnólogo em Radiologia - REVISTA QUERO

Como é o curso tecnólogo em Radiologia?

Diferente do técnico, o curso tecnólogo em Radiologia forma profissionais de nível superior, ou seja, o curso é oferecido por instituições de ensino superior e está classificado no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC).

Então sim, quem se matricular nessa graduação estará começando uma faculdade. Para isso, precisa ter o certificado de Ensino Médio completo. Esse curso tem uma duração média de dois a três anos, dependendo da faculdade, em que são cumpridas as cargas horárias mínimas de 2.400h de aulas e atividades como estágio supervisionado em hospitais e clínicas, obrigatório para a formação.

Disciplinas práticas e teóricas se misturam na grade curricular, que também tem Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências Humanas misturadas, além das atividades práticas com equipamentos e procedimentos médicos.

Há instituições que oferecem o curso na modalidade semipresencial e até no ensino a distância (EaD), mas elas ainda são restritas e precisam da autorização do MEC para oferecer o curso híbrido ou online.


O que faz um tecnólogo em Radiologia?

Assim como o técnico, o tecnólogo em Radiologia será o responsável por operar os equipamentos que realizam exames de imagem em procedimentos de saúde e de diversos casos médicos.

Ele estará envolvido em todos os procedimentos já citados (raio-x convencional, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia, entre outros) e também pode trabalhar no processamento e na análise das imagens que são resultado dos exames realizados.

O tecnólogo também está envolvido em outras áreas além da saúde, de hospitais e clínicas: portos, aeroportos, polícia, empresas e indústria alimentícia também são campos de atuação para esse profissional.

Qual a diferença entre técnico e tecnólogo em Radiologia

Como você viu acima, a principal diferença de um técnico para um tecnólogo em Radiologia é a sua formação, sendo que o técnico tem um diploma de nível médio e o tecnólogo um diploma de nível superior.

Qual dos cursos vale mais a pena fazer, técnico ou tecnólogo?

Em questões de salário e empregabilidade, o mercado de trabalho dá mais oportunidades e os melhores cargos para as pessoas formadas em cursos de nível superior.

Por isso, é mais vantajoso para uma pessoa ter um diploma de tecnólogo em Radiologia, que abrirá muitas portas para seguir essa carreira.

Veja alguns dados das remunerações, que podem ser encontrados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged):

  • Salário de um tecnólogo em Radiologia: R$ 2.425,00 por mês

  • Salário de um técnico em Radiologia: R$ 1.868 por mês

Além disso, quem possui o diploma de nível superior pode realizar pós-graduações e especializações em diversas áreas, as quais valem destacar áreas como a Radiologia Veterinária e a Radiologia Odontológica.

Onde estudar Radiologia?

Se você pretende ingressar em uma faculdade para fazer o curso tecnólogo de Radiologia, deve pesquisar com calma, já que são muitas as opções.

Algo imprescindível é que a universidade seja reconhecida pelo MEC, requisito básico para que o diploma tenha validade no mercado de trabalho.

Aqui abaixo, você encontra algumas faculdades com esse perfil e que são bem avaliadas pelo mercado de trabalho:

Essas faculdades contam com diversas formas de ingresso, como nota do Enem, programas do governo (como o Prouni e Fies) e até por bolsas de estudo.

Veja também:
+ Tudo o que você precisa saber sobre o curso técnico em Radiologia
+ Radiologia: como é o curso e o que faz um profissional dessa área?
+ Saiba tudo sobre o curso de Radiologia

Para você, qual dos dois cursos é a melhor opção de carreira? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Descubra a faculdade certa para você!

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54