Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Veja como a inovação pode ajudar a alavancar a sua carreira

Com o avanço da tecnologia o mercado está em constante mudança. Por esse motivo, a inovação se tornou fundamental para a sobrevivência das empresas e o reconhecimento de profissionais das mais variadas áreas. Sem novas ideias e práticas, a economia fica estagnada e as pessoas perdem espaço no mercado de trabalho.

Quem tem capacidade de inovar tem maior empregabilidade e, consequentemente, aumento no salário. Se você deseja ter esse grande diferencial para sua carreira, confira nossas dicas e saiba como trazer a inovação para sua carreira.

Leia mais: 27 profissões do futuro: veja quais são as possíveis novidades para os próximos anos 

O que é inovação?

A palavra inovação está ligada à capacidade criativa do profissional. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, trata-se de uma habilidade possível de se desenvolver e não de um talento extraordinário.

Tradicionalmente, atrelou-se este conceito à transformação tecnológica. Contudo, ele vai muito além da atualização de maquinários e softwares. Pode-se inovar em pequenas práticas do dia a dia, revolucionando processos e a forma de executar vários tipos de tarefas.

inovação na carreira

A melhor definição para o termo é a capacidade de pôr em prática novas ideias com êxito. Desta forma, percebe-se que é possível inovar em empresas de todos os portes e em qualquer função, seja ela gerencial ou não.

Como aplicar a inovação na sua carreira

1. Seja curioso

É impossível propor uma nova forma de fazer algo se você não domina o estado original do produto, processo ou negócio. Conheça cada detalhe do seu trabalho a fundo e entenda como cada tarefa contribui para o resultado final. Torne-se especialista no assunto.

Tenha curiosidade de entender porque as coisas são feitas e quais foram as alternativas testadas até chegar àquele modelo em vigência. Assim, você já elimina algumas hipóteses e deixa sua cabeça livre para pensar em novas possibilidades.

Leia mais: 11 habilidades fundamentais para os profissionais do futuro 

2. Assuma riscos

Nenhum grande inventor chegou à sua obra final sem assumir riscos ou cometer erros. Esteja disposto a aprender com as experiências que não deram certo. Caso você se puna ou pratique uma autocrítica muito rigorosa logo na primeira tentativa, sua criatividade será bloqueada. Acredite no seu potencial e esteja disposto a tentar mais uma vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Além disso, não tenha medo de expor suas ideias para as demais pessoas. Assuma uma postura de autoconfiança e leve a sua proposta de inovação para os níveis hierárquicos mais altos. A proatividade é mais um diferencial de profissionais de sucesso. Além disso, um profissional inovador tem que saber resolver problemas

3. Desenvolva uma visão estratégica

Não basta apenas entender qual é o propósito do seu trabalho. É preciso compreender como a sua função se relaciona com as demais, para ter uma visão global dos projetos da empresa.

Entenda como cada setor trabalha e interage com os outros, para detectar gargalos e inferir novas possibilidades. Converse com pessoas de diferentes áreas e tire suas dúvidas sobre o funcionamento da operação. Quanto mais informação você tiver do todo, mais será capaz de inovar no dia a dia.

Leia mais: Profissões do futuro: como elas ficam com a pandemia?

4. Saiba ouvir

Aprenda a ouvir. Saiba detectar as dores do seu público-alvo e, até mesmo, a receber críticas. Também é essencial apurar sua intuição e seu faro de pesquisador, para entender o que motiva e o que distancia as pessoas do seu produto, negócio ou processo.

Qualquer ambiente pode ser propício para um diálogo aberto, do cafezinho na copa da empresa aos grupos de pesquisa com consumidores. Mapeie as perguntas que deseja fazer e seja empático ao ouvir as respostas.

5. Invista em capacitação

Qualificação técnica é essencial para quem deseja fazer da inovação uma prática de carreira. Mantenha-se atualizado com as mudanças do mercado e busque cursos de atualização.

Nunca deixe de pesquisar, fazer cursos de atualização e de cultivar relacionamento com profissionais do seu setor. Esteja com o seu radar ligado, para mapear tendências de mercado e encontrar novas formas de fazer o que todos estão apenas reproduzindo.

6. Esteja sempre atualizado

Para se tornar um profissional mais inovador, é necessário que você sempre busque se informar com o que está acontecendo no Brasil e no mundo, principalmente no universo da tecnologia e da inovação

Se o seu objetivo é saber mais sobre esse assunto, portais de notícia como Neo Radar são as melhores opções. Nele, você encontra notícias, conceitos, tendências e agenda dos principais eventos da inovação 

E você? Já se considera uma pessoa inovadora? Conta pra gente nos comentários!

Colaboração: NeoRadar

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54