Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

O que é pós-graduação stricto sensu?

por Mathias Sallit em 01/10/21

Você saiu da faculdade há pouco tempo e quer saber o que é pós-graduação stricto sensu? No caminho do Ensino Superior brasileiro, esse tipo de curso é a sequência da formação de quem já tem um diploma de graduação e quer se inserir ainda mais no universo acadêmico e das pesquisas.

Existem diversos tipos de pós no Brasil. Cada um com objetivos específicos para atender os diferentes propósitos de carreira e formação de pessoas com nível superior completo. As pós-graduações stricto sensu são algumas das possibilidades mais procuradas dos brasileiros. A Revista Quero te conta o que é e tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de curso.

(Foto: Becca Tapert/Unsplash)
o que é pós-graduação stricto sensu
Descubra o que é pós-graduação stricto sensu e o papel desses cursos nas universidades

O que é pós-graduação stricto sensu?

Pós-graduação stricto sensu é a classificação que se dá aos programas de mestrado e doutorado nas universidades do Brasil. Esses cursos são voltados para a área de pesquisa acadêmica, em que os estudantes apresentam uma dissertação ou defendem uma tese sobre o tema específico que estão pesquisando durante a formação.

Veja mais: Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

O que significa pós-graduação stricto sensu?

A expressão stricto sensu significa "em sentido restrito" no latim. Ela é usada como o oposto do outro tipo de pós-graduação, o lato sensu. Este, significa "no sentido amplo", já que as formações desse tipo são mais amplas.

Saiba também: O que é pós-graduação lato sensu?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Para que serve uma pós-graduação stricto sensu?

Fazer um curso stricto sensu é a pós-graduação mais indicada para quem pretende seguir carreira acadêmica, principalmente como professor universitário ou pesquisador. Os cursos, tanto mestrado como doutorado, são aprofundamentos com base teórica em uma área específica do conhecimento.

Para se formar um mestre ou um doutor, os estudantes precisam mergulhar nas teorias e desenvolver projetos teóricos sobre a área que estão estudando. Ao final da formação, é preciso apresentar uma dissertação ou uma tese (a depender da formação). Ela deve se relacionar com o projeto inicial e com o que foi estudado e pesquisado ao longo do curso.

Qual a diferença entre as pós-graduações stricto-sensu?

É claro que há diferenças entre um curso de mestrado e um doutorado. O mestrado é o passo sequencial da formação de um graduado que quer seguir a vida acadêmica, embora ele possa, sim, sair da faculdade e ir direto cursar um doutorado.

Existem dois tipos de mestrado: 

  • O mestrado acadêmico, que é voltado para pesquisa e indicado para quem quer ficar nessa área e atuar como professor no Ensino Superior;
  • O mestrado profissional, que prepara profissionais com conhecimento analítico e teórico diretamente para o mercado de trabalho.

Normalmente, os mestrados têm duração de dois anos. Para conclusão, é preciso uma dissertação e ser aprovado pela banca avaliadora. Assim, o aluno obterá o diploma de formação e o título de mestre.

Para receber o título de doutor, o processo é mais longo. São, em média, quatro ou cinco anos de muito estudo e pesquisa para se formar no doutorado e se inserir como um pesquisador no meio acadêmico.

Para concluir o curso, o aluno deve apresentar uma tese inédita que apresente inovação na área estudada. Assim, o aluno recebe o diploma e o título de doutor. Existe também o pós-doutorado, mas este tipo de curso não se encaixa no que é stricto sensu.

Saiba tudo:
Qual é a diferença entre doutorado e pós-doutorado?
Qual a diferença entre tese, monografia e dissertação

Quem pode fazer uma pós-graduação stricto sensu?

Para ingressar em um curso de pós-graduação stricto sensu, os estudantes devem ter concluído uma graduação na faculdade e possuírem um diploma de Ensino Superior. Esse é o primeiro requisito obrigatório para qualquer mestrado ou doutorado. Cada universidade também tem o seu processo específico para seleção, e os alunos devem atender às exigências dos editais de inscrição para os cursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

Antes de se perguntar o que é pós-graduação stricto sensu, você já deve ter se questionado qual a diferença entre stricto sensu e lato sensu. Enquanto os mestrados e doutorado são voltados principalmente para atuação acadêmica, as especializações e os MBAs formam profissionais em áreas específicas do mercado de trabalho.

Uma das semelhanças entre os cursos é, claro, a obrigatoriedade de já ter um diploma de nível superior para começar a pós-graduação. Mas há diversas outras diferenças, como a forma que as universidades usam para ingressar nos seus programas de pós.

Para saber tudo, entenda a diferença entre pós lato sensu e stricto sensu.

Onde fazer uma pós-graduação?

Agora que você já sabe o que é pós-graduação stricto sensu, fica muito mais fácil decidir se esse é o tipo de curso ideal para você. Para te ajudar na sua busca, a Quero Bolsa pode ser a plataforma que vai fazer você começar o seu mestrado, doutorado ou até a sua especialização ou MBA.

Na Quero Bolsa, existem milhares de instituições e faculdades parceiras espalhadas por todo o país. Elas oferecem todo tipo de pós-graduação 

Encontrar bolsas de estudo para pós

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54