O que é pós-graduação stricto sensu?
Descubra o que é pós-graduação stricto sensu e entenda como esses cursos são importante formações de pesquisadores e professores para universidades do Brasil
Você saiu da faculdade há pouco tempo e quer saber o que é pós-graduação stricto sensu? No caminho do Ensino Superior brasileiro, esse tipo de curso é a sequência da formação de quem já tem um diploma de graduação e quer se inserir ainda mais no universo acadêmico e das pesquisas.
Existem diversos tipos de pós no Brasil. Cada um com objetivos específicos para atender os diferentes propósitos de carreira e formação de pessoas com nível superior completo. As pós-graduações stricto sensu são algumas das possibilidades mais procuradas dos brasileiros. A Revista Quero te conta o que é e tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de curso.
O que é pós-graduação stricto sensu?
Pós-graduação stricto sensu é a classificação que se dá aos programas de mestrado e doutorado nas universidades do Brasil. Esses cursos são voltados para a área de pesquisa acadêmica, em que os estudantes apresentam uma dissertação ou defendem uma tese sobre o tema específico que estão pesquisando durante a formação.
Veja mais: Qual a diferença entre mestrado e doutorado?
O que significa pós-graduação stricto sensu?
A expressão stricto sensu significa “em sentido restrito” no latim. Ela é usada como o oposto do outro tipo de pós-graduação, o lato sensu. Este, significa “no sentido amplo”, já que as formações desse tipo são mais amplas.
Saiba também: O que é pós-graduação lato sensu?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que serve uma pós-graduação stricto sensu?
Fazer um curso stricto sensu é a pós-graduação mais indicada para quem pretende seguir carreira acadêmica, principalmente como professor universitário ou pesquisador. Os cursos, tanto mestrado como doutorado, são aprofundamentos com base teórica em uma área específica do conhecimento.
Para se formar um mestre ou um doutor, os estudantes precisam mergulhar nas teorias e desenvolver projetos teóricos sobre a área que estão estudando. Ao final da formação, é preciso apresentar uma dissertação ou uma tese (a depender da formação). Ela deve se relacionar com o projeto inicial e com o que foi estudado e pesquisado ao longo do curso.
Qual a diferença entre as pós-graduações stricto-sensu?
É claro que há diferenças entre um curso de mestrado e um doutorado. O mestrado é o passo sequencial da formação de um graduado que quer seguir a vida acadêmica, embora ele possa, sim, sair da faculdade e ir direto cursar um doutorado.
Existem dois tipos de mestrado:
- O mestrado acadêmico, que é voltado para pesquisa e indicado para quem quer ficar nessa área e atuar como professor no Ensino Superior;
- O mestrado profissional, que prepara profissionais com conhecimento analítico e teórico diretamente para o mercado de trabalho.
Normalmente, os mestrados têm duração de dois anos. Para conclusão, é preciso uma dissertação e ser aprovado pela banca avaliadora. Assim, o aluno obterá o diploma de formação e o título de mestre.
Para receber o título de doutor, o processo é mais longo. São, em média, quatro ou cinco anos de muito estudo e pesquisa para se formar no doutorado e se inserir como um pesquisador no meio acadêmico.
Para concluir o curso, o aluno deve apresentar uma tese inédita que apresente inovação na área estudada. Assim, o aluno recebe o diploma e o título de doutor. Existe também o pós-doutorado, mas este tipo de curso não se encaixa no que é stricto sensu.
Saiba tudo:
+ Qual é a diferença entre doutorado e pós-doutorado?
+ Qual a diferença entre tese, monografia e dissertação
Quem pode fazer uma pós-graduação stricto sensu?
Para ingressar em um curso de pós-graduação stricto sensu, os estudantes devem ter concluído uma graduação na faculdade e possuírem um diploma de Ensino Superior. Esse é o primeiro requisito obrigatório para qualquer mestrado ou doutorado. Cada universidade também tem o seu processo específico para seleção, e os alunos devem atender às exigências dos editais de inscrição para os cursos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?
Antes de se perguntar o que é pós-graduação stricto sensu, você já deve ter se questionado qual a diferença entre stricto sensu e lato sensu. Enquanto os mestrados e doutorado são voltados principalmente para atuação acadêmica, as especializações e os MBAs formam profissionais em áreas específicas do mercado de trabalho.
Uma das semelhanças entre os cursos é, claro, a obrigatoriedade de já ter um diploma de nível superior para começar a pós-graduação. Mas há diversas outras diferenças, como a forma que as universidades usam para ingressar nos seus programas de pós.
Para saber tudo, entenda a diferença entre pós lato sensu e stricto sensu.
Onde fazer uma pós-graduação?
Agora que você já sabe o que é pós-graduação stricto sensu, fica muito mais fácil decidir se esse é o tipo de curso ideal para você. Para te ajudar na sua busca, a Quero Bolsa pode ser a plataforma que vai fazer você começar o seu mestrado, doutorado ou até a sua especialização ou MBA.
Na Quero Bolsa, existem milhares de instituições e faculdades parceiras espalhadas por todo o país. Elas oferecem todo tipo de pós-graduação
Se você já sabe que curso vai estudar, pode acessar a plataforma e pesquisar diretamente a área para encontrar uma bolsa de estudo que vai te ajudar a fazer uma pós-graduação pagando menos.
Encontrar bolsas de estudo para pós
Leia também:
+ Teste: Qual pós-graduação devo fazer?
+ Como conseguir uma bolsa para pós-graduação?