Quem tem nível superior tem direito a aumento de salário?
O aumento salarial anual é um direito assegurado por lei aos trabalhadores com carteira assinada.
A regra é válida para todos os profissionais do regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), inclusive os que possuem nível superior. Para recapitular, formações como graduação e pós-graduação fazem parte do grau superior.
Em trabalhos com o regime de Pessoa Jurídica (PJ), por outro lado, não há a obrigatoriedade de reajuste salarial.
Leia também:
+PJ e CLT: entenda a diferença entre os principais tipos de contratação
+Como conseguir uma vaga CLT no mercado de trabalho?
+Quais são os direitos do trabalhador com carteira assinada?
O que é preciso para fazer uma pós-graduação?
Existem diferentes tipos de pós-graduação, os quais possuem exigências distintas. Contudo, um requisito é comum a todos os tipos: o diploma de graduação.
O ingresso em especialização, mestrado e doutorado, só é permitido para pessoas que concluíram a graduação. No caso do doutorado, boa parte das instituições também exigem que o aluno tenha passado pelo mestrado, além da graduação.
Leia também:
+Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
+Teste: Qual pós-graduação devo fazer?
+Qual o melhor momento de fazer uma pós-graduação?
Desse modo, cabe ao aluno escolher a pós-graduação com a qual mais se identifica. As especializações e Master in Business Administration (MBA), são do tipo lato sensu, indicadas para quem deseja mudar de profissão ou se tornar uma referência em um nicho específico de sua área de atuação.
Enquanto que o mestrado e doutorado são pós do tipo stricto sensu, as quais são voltadas para profissionais que pretendem ingressar na carreira acadêmica, como professor universitário ou pesquisador. Há, ainda, o mestrado profissional, com enfoque nas demandas do mercado de trabalho.