Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
F6acb97c7b5c918e114673c9c4d67833e4e1f5dc 1f79abd4bda805d9ac549370eb89e1f6f159cca2
Profissões

Como conseguir uma vaga CLT no mercado de trabalho?

por Isabela Giordan em 27/08/19

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) é um documento no qual estão todas as leis trabalhistas garantidas pelo Estado. 

Entretanto, esta sigla ficou popularizada por caracterizar um regime empregatício em que o empregado tem direito a um contrato de trabalho, além do registro desta contratação na carteira de trabalho com a assinatura do empregador. Veja as dicas abaixo sobre como conseguir uma vaga CLT ainda este ano:


Avalie o seu currículo 

Em linhas gerais, o seu currículo, também conhecido como CV,  é a sua apresentação para a empresa, em que você mostra todos os seus feitos e conquistas profissionais em uma folha de papel. Ou seja, é a partir dele que o recrutador fará a primeira triagem se você se encaixa, ou não, na vaga oferecida e no perfil da empresa. 

Básico bem feito

O segredo para não cometer nenhuma gafe com o seu currículo é fazer o básico bem feito! O que isso significa? Não adianta criar um documento cheio de firulas, se a vaga que você deseja não exige isso. 

Por exemplo, você é um designer que está procurando um cargo em uma área criativa, neste caso, talvez um modelo de currículo mais criativo seja um ponto de destaque. Entretanto, se a posição desejada é na área de contabilidade, não há a necessidade de florear o seu CV.

Ou seja, o básico bem feito é ter um modelo de currículo que se adeque para a área que você está concorrendo, mas que siga alguns padrões básicos, são eles:

  • Português impecável;

  • Fontes legíveis;

  • Tamanho de fonte legível;

  • Tópicos que separem cada temática abordada no CV;

  • Dados pessoais;

  • Objetivo (saiba o que colocar no objetivo do currículo);

  • Formação acadêmica;

  • Experiência profissional;

  • Formações complementares;

  • Informações extras, se necessário.

Entretanto, ainda assim, não é nada fácil, por isso, se você ainda estiver com dúvidas, veja quatro modelos gratuitos de currículo (jovem aprendiz, estagiário, recém formado e meio de carreira). 

Outra opção é contratar profissionais que são especialistas na montagem de currículos para criar um projeto gráfico apenas para você.

Currículo personalizado para a vaga

Após decidir qual é o seu modelo de currículo, o próximo passo é analisar a vaga e a empresa que você pretende se candidatar. Assim, você consegue personalizar o seu CV para o cargo desejado.

Isso mesmo, para aumentar as suas chances, é preciso direcionar o seu currículo para o seu objetivo

“Com esses dados, o profissional pode fazer pequenas adaptações no currículo de acordo com o cargo, os valores e a cultura da empresa pretendida, dando maior ou menor ênfase a certos aspectos. Habilidades, realizações em empregos anteriores, conquistas e experiências adicionais são informações que podem ser customizadas”, explica Luciana Caletti, CEO e cofundadora da Love Mondays, atual Glassdoor.

Entretanto, não confunda personalizar com falsificar informações! Você ainda completará seu currículo com informações verdadeiras, mas dando mais destaque para dados que podem te favorecer naquele processo seletivo.

“Se você está se candidatando em uma startup de educação, por exemplo, é importante enfatizar suas experiências nessa área, ainda que elas talvez não sejam tão relevantes para a candidatura em outro tipo de empresa”, exemplifica Luciana. 

Candidatura on-line

Segundo um levantamento elaborado pela Love Mondays/Glassdoor, plataforma de avaliação de empresas, em 2018 o que mais levou candidatos para entrevistas de emprego foi a candidatura on-line (48,03%), as outras opções eram agência de recrutamento, indicação, pessoalmente e recrutador. 

Ou seja, uma opção é ficar de olho nas empresas que oferecem a opção de candidatura no próximo site da organização. Nesses casos, é possível enviar o currículo no formato PDF ou completar as lacunas do formulário on-line com as informações selecionadas para o CV impresso. 

LinkedIn 

Uma nova opção de currículo on-line é o LinkedIn, uma rede social profissional tanto para fazer contatos quanto para ficar de olho em vagas de emprego

Por meio dessa plataforma, é possível cadastrar todo o seu histórico profissional e acadêmico, além de poder adicionar todas as suas conquistas e investimentos na sua qualificação como, por exemplo, um curso livre ou algum prêmio recebido.

O LinkedIn é uma das redes sociais mais utilizadas por recrutadores para encontrar talentos para as suas empresas. Por isso, sempre mantenha o seu perfil atualizado e seja ativo nele. 

Veja também: Saiba o que é LinkedIn e aprenda 3 boas formas de usar a plataforma

Apesar de ser uma plataforma gratuito, há a possibilidade de adquirir o Linkedin Premium, que oferece cursos e algumas vantagens no site.

Pesquisa de mercado


A pesquisa de mercado serve para saber quais são os cargos e as áreas que estão em alta no momento e aquelas que serão destaque daqui alguns anos. Assim, você saberá onde mirar as suas expectativas, além de servir como uma direção caso você queira se especializar na área.

Em uma análise feita pelo Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foi possível descobrir quais foram os 18 cargos com maior contratação em 2018:

CARGO

NÚMERO DE CONTRATAÇÕES EM 2018*

Analista de Desenvolvimento de Sistemas

51.102

Enfermeiro

50.495

Farmacêutico

41.257

Administrador

34.456

Analista de Recursos Humanos

18.557

Contador 

18.037

Analista de Suporte Computacional

15.562

Analista de Negócios

13.512

Programador de Sistemas da Informação

13.116

Médico Clínico

12.587

Coordenador Pedagógico

11.549

Nutricionista

11.009

Fisioterapeuta Geral 

10.522

Preparador Físico

9.978

Desenhista Industrial Gráfico

9.322

Advogado 

9.176

Tecnólogo em Logística de Transporte

8.864

Orientador Educacional

8.645

* Lista de contratados com Ensino Superior completo


Além de saber quais são as áreas em alta, a pesquisa de mercado também faz com que você descubra quais empresas mais tem a ver com o seu perfil. 

“Você pode ser um profissional excelente e ainda assim não ser compatível com determinada empresa, e tudo bem: a qualificação profissional não deve ser a única coisa levada em consideração no preenchimento de uma vaga, tanto para quem contrata quanto para quem se candidata”, reforça a CEO da Love Mondays.

Por isso, é importante refletir se você se identifica com a missão, valores e cultura da empresa cobiçada. 

Especialize-se! 

De acordo Índice de Empregabilidade do Ensino Superior, realizado em 2018 pelo (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), entidade que representa as mantenedoras do Ensino Superior, profissionais com Ensino Superior sofrem menos com o desemprego e, consequentemente, com os efeitos da crise econômica. 

No período da pesquisa, primeiro trimestre de 2018, o número de pessoas empregadas subiu 2,2%, sendo que, ao mesmo tempo, a taxa de pessoas com emprego no Brasil caiu 27,2%

Além disso, esse mesmo índice apontou que aqueles com, no mínimo, uma graduação tinham a chance de aumentar seus salários em até 237%. 

Ou seja, quanto mais especializado for o candidato, mais chances ele tem de ser contratado. A faculdade é uma das possibilidades para melhorar sua qualificação. Veja quais são as opções disponíveis:

De acordo com o Quero Bolsa, a graduação é o primeiro nível da formação universitária: “ao concluir o curso, o diploma universitário dá ao graduado o direito de exercer a profissão escolhida, realizar pesquisas ou dar aula sobre a área de estudo”.

Existem três tipos possíveis de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnológica. Cada tipo de curso tem uma duração específica, que pode variar entre dois e seis anos. 

Além disso, todos os cursos de graduação dão direito ao diploma de Ensino Superior e habilitam para a pós-graduação.


A pós-graduação é a próxima etapa da formação acadêmica para aqueles que querem se especializar em algo. 

“Na pós você pode continuar a desenvolver o que aprendeu na graduação, focando em uma área específica do seu campo de atuação, ou buscar cursos em outras áreas completamente diferentes, que condizem com a carreira que deseja seguir”, explica o guia de pós-graduação do Quero Bolsa.

Na pós-graduação há dois opções de curso, o stricto sensu e o lato sensu. O primeiro é voltado para aqueles que querer ingressar na carreira acadêmica com o mestrado e doutorado. Já o segundo engloba os cursos de especialização e o Master Business Administration (MBA). 

Os cursos técnicos foram criados para capacitar pessoas para atividades do setor produtivo e direcioná-las ao mercado de trabalho. É possível se formar nesta categoria durante ou após o Ensino Médio.

É importante não confundir os cursos técnicos com os de graduação tecnológica, sendo que o técnico é de nível médio e o tecnológico nível superior.

Os cursos de idiomas são aqueles que ensinam línguas estrangeiras. Não há nenhum pré-requisito para ingressar nesse tipo de aula. 

Além disso, no mercado de trabalho, saber um segundo idioma, mesmo que básico, é algo desejado para a maioria das vagas. Entre os cursos de idiomas mais comuns estão: inglês, espanhol, francês e mandarim.

Os cursos livres fazem parte da educação profissional. Por meio deles é possível aprimorar seus conhecimentos sobre um determinado assunto a partir de aulas de curta duração. 

Alguns exemplos de cursos livres são: pacote Office, pacote Adobe, empreendedorismo, SEO, marketing digital, entre outros.

Como conseguir um emprego ainda esse ano?

Gostou das dicas? Esse conteúdo faz parte do guia gratuito  "Como conseguir um emprego esse ano?", desenvolvido pela Revista Quero.

Clique aqui e baixe o guia gratuito

Nele, você encontra informações que te ajudarão a conseguir uma vaga de emprego ainda em este ano, seja para um cargo com contrato na carteira de trabalho, estágio, trainee ou até mesmo como um freelancer. Para mais informações, clique aqui.

F6acb97c7b5c918e114673c9c4d67833e4e1f5dc 1f79abd4bda805d9ac549370eb89e1f6f159cca2

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54