Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Coaching: entenda como funciona e quais são os passos para exercer a profissão

por Patrícia Carvalho em 16/07/19 320 visualizações

coaching

A palavra coaching, em tradução livre, quer dizer treinamento. Embora o termo seja normalmente associado a exercícios físicos, ele também se refere à habilidade de instruir pessoas em aspectos pessoais, sociais e profissionais da vida.

Apesar de não ser uma atividade regularizada, o coaching destaca-se como uma das principais profissões do futuro, de acordo com o futurologista Ben Pring.

O que faz um coach?

Coach é o nome dado ao profissional que oferece treinamento ou instruções específicas nas áreas de negócios, saúde, finanças, desenvolvimento pessoal e profissional. Ele é responsável por assessorar, direcionar e supervisionar o cliente, de forma individual ou em grupo, a fim de alcançar um objetivo em específico.

Para isso, são utilizadas técnicas pragmáticas com embasamento científico, assim como palestras motivacionais. Os treinamentos acontecem, em média, durante dez sessões de, aproximadamente, uma hora. 

O que é preciso para se tornar um coach?

Por se tratar de uma profissão não regulamentada, não há pré-requisitos para se tornar um coach. 

No entanto, é recomendado fazer um curso de formação de coaching no nicho desejado para adquirir os conhecimentos e habilidades necessárias para instruir outras pessoas. O curso é de curta duração, entre 80h e 120h. 

Qual é a diferença entre coaching e psicoterapia?

De acordo com a psicóloga e coach Viviana Madisson, a psicoterapia  "é uma prática profissional que tem como objetivo permitir que a pessoa, por meio da auto-análise, encontre recursos internos para lidar com as dores e conflitos que vem vivenciando". Além disso, ela só pode ser feita por profissionais graduados e com credenciamento no Conselho Regional de Psicologia.

Já o coaching, "é uma ferramenta com sessões pré estipuladas de 10 a 12 sessões com o objetivo de abordar temas e questões específicas, como pontos de mudanças de carreira ou algumas mudanças na vida pessoal", explica.

Vale a pena se tornar um coach? 

Por se tratar de uma profissão autônoma, é necessário ponderar os prós e contras. A possibilidade de fazer seu próprio horário e trabalhar dentro de casa - já que muitas sessões de coaching são feitas online - são diferenciais.

A instabilidade financeira, porém, também faz parte da rotina de um profissional independente pois o salário é proporcional à quantidade de clientes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching, o preço médio de cada sessão varia entre R$300,00 e R$700,00. 

Fatores como tempo de experiência e qualidade de formação influenciam no preço final das sessões. 

Além disso, o direito a férias, FGTS, licença-maternidade e décimo terceiro não são assegurados, já que a profissão autônoma não é regulada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Veja também:
Como funciona a licença-maternidade na faculdade?

A regulamentação da profissão em debate

Um Projeto de Lei que tem o objetivo de regulamentar a profissão de coach no País foi protocolado no início do mês de julho pelo deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP). Dentre as propostas do projeto, inclui-se a criação do Conselho Federal e Regional de Coach.

A psicóloga e coach Viviana encara o Projeto de Lei como um primeiro passo para minimizar a postura inadequada de profissionais.

"Como hoje não existe uma regulamentação adequada sobre a prática profissional, infelizmente existem muitas pessoas que abusam da boa-fé daqueles que procuram o processo e pode desencadear problemas ainda maiores, como surtos psicóticos, por exemplo", alerta.

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários. ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54