Informações

Coach

Quem orienta uma pessoa a conquistar um objetivo pessoal ou profissional específico é o coach

O que faz um coach

O coach é o profissional que ajuda uma pessoa, por meio de orientação, conselhos e treinamento a atingir um objetivo pessoal ou profissional. Diferente do mentor, que ajuda a pessoa a se desenvolver de modo geral, o coach trabalha com um direcionamento com objetivos específicos. Tanto o coaching quanto o mentoring (atendimentos concedidos pelo coach e mentor) não devem ser confundidos com terapia ou orientação aplicada por um psicólogo.

Como se tornar um coach

Para atuar como um coach, o profissional não precisa ter uma formação específica ou diploma de algum curso, pois não é uma profissão regulamentada no Brasil. Contudo, um curso que forneça base e conhecimentos técnicos para o coach ser capaz de atender e orientar uma pessoa faz toda diferença. Existem instituições específicas de coaching, e algumas podem exigir ensino superior de seus alunos.

Áreas de atuação

O coach geralmente trabalha por conta própria ou em escritórios específicos de coaching ou em empresas de consultoria. Agências de emprego que orientam candidatos a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho também são boas oportunidades de emprego para o coach. Além disso, um coach pode ser especializado em diferentes áreas profissionais ou segmentos de mercado.