logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Coach: tudo sobre a profissão

Aquele que orienta pessoas a atingirem objetivos. Profissional ganhou espaço no mercado de trabalho com aumento de dúvidas em relação ao desenvolvimento de carreira
coach

Sobre a profissão

O coach é o profissional que ajuda uma pessoa, por meio de orientação, conselhos e treinamento a atingir um objetivo pessoal ou profissional. Diferente do mentor, que ajuda a pessoa a se desenvolver de modo geral, o coach trabalha com um direcionamento com objetivos específicos.

Tanto o coaching quanto o mentoring (atendimentos concedidos pelo coach e mentor) não devem ser confundidos com terapia ou orientação aplicada por um psicólogo.

Geralmente, o trabalho do coach envolve sessões de análise de pontos que uma pessoa pretende mudar em sua carreira. Ele orienta, com base em exercícios e reflexões, caminhos e estratégias que possam ser adotados para se alcançar um objetivo. Com o aumento do número de profissionais que buscam orientação sobre carreira, o trabalho do coach passou a ser cada vez mais solicitado.

O coach poderá atuar em algumas categorias:

  • Life Coaching: O profissional trabalha com a potencialização das habilidades de uma pessoa com ênfase no desenvolvimento pessoal. Tópicos como autoconhecimento, comunicação e organização podem ser pautados do/a coach para o/a coachee (pessoa que solicita ou recebe ações do coach). Este profissional poderá atuar como um coach de vida ou um coach de relacionamento. 
  • Business Coaching: Área de atuação com propostas voltadas para profissionais e/ou empresas. Nesta área, os temas sobre o desenvolvimento da carreira para pessoas, setores ou empresas são pautados pelo coach. Otimizar o processo de negociação das empresas ou minimizar as negativas do processo empresarial são assuntos que podem figurar no cenário do Business Coach. Sobre o Business Coaching, o profissional poderá trabalhar com o coaching nas áreas de Negócios, Vendas e Carreira.

O coach geralmente trabalha por conta própria ou em escritórios específicos de coaching ou em empresas de consultoria. Agências de emprego que orientam candidatos a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho também são boas oportunidades de emprego para o coach. Além disso, um coach pode ser especializado em diferentes áreas profissionais ou segmentos de mercado.

Por que ser um Coach?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Coach

    Como se tornar um Coach?

    Para atuar como um coach, o profissional não precisa ter uma formação específica ou diploma de algum curso, pois não é uma profissão regulamentada no Brasil. Contudo, um curso que forneça base e conhecimentos técnicos para o coach ser capaz de atender e orientar uma pessoa faz toda diferença. Existem instituições que oferecem o curso de Coaching, e algumas podem exigir ensino superior de seus alunos.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Coaching, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.