Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

O que vem depois da pós-graduação?

por Mathias Sallit em 29/10/21

O conhecimento nunca é demais. Você já deve ter escutado essa frase alguma vez na sua vida em momentos de estudos intensos ou para motivar a não deixar a formação de lado. Quem está em busca de saber o que vem depois da pós-graduação, deve estar com essa ideia fixa na mente.

Já foram muitos anos de faculdade e mais alguns anos fazendo alguma especialização, um MBA, um mestrado ou um doutorado. Mas será que a formação para por aí? Está enganado quem pensa que receber o certificado de uma pós significa que os estudos acabaram. Novas possibilidades vão se abrir na sua frente e você vai descobri-las agora.

O que vem depois da pós-graduação? revista quero mulher com dúvida

Novos rumos no mercado de trabalho

A primeira mudança na vida de quem conclui um curso de pós-graduação é na carreira. A bagagem de profissionais pós-graduados já se torna maior e mais relevante para o mercado de trabalho. Com o diploma, o seu currículo vai ficar mais atrativo para recrutadores de empresas de todas as áreas e tamanhos chamarem para mais entrevistas de emprego.

Além disso, quem já está inserido em boas colocações dentro de companhias terá espaço para valorização interna. Isso significa remunerações mais altas e promoção para cargos superiores e mais importantes nas empresas.

Esses efeitos já são reflexos imediatos de uma pós-graduação no currículo. Outras possibilidades que surgem depois da pós-graduação são pensar em abrir um negócio próprio ou fazer um intercâmbio, por exemplo. Mas nem sempre o que vem depois da pós-graduação é para de estudar.

Saiba mais: Como funciona a pós-graduação? Veja o que você precisa saber antes de continuar sua formação

A formação não para por aí

Depois de saber a experiência que é fazer esse curso, você deve perceber que, de fato, uma pós faz diferença na carreira. Por isso, é possível responder que o que vem depois da pós-graduação é uma nova pós-graduação.

Você deve saber que existem alguns tipos diferentes de pós-graduação e eles são divididos em dois grupos: lato sensu ou stricto sensu. Cada um deles tem objetivos muito específicos que diferenciam o público que busca um para o outro.

Por exemplo, quem busca uma especialização ou um MBA, ambas pós-graduações lato sensu, costuma ter uma mente mais voltada para a atuação no mercado de trabalho. Por isso, é uma ótima ideia para quem terminou uma especialização começar um MBA para ter visões mais estratégicas e de gestão dentro de empresas.

Essa lógica também serve para o inverso. Depois de concluir um MBA também pode ser a hora de se formar em uma área específica da atuação profissional com uma especialização. Esses cursos têm duração de, no máximo, dois anos. Por isso, podem ser boas opções para quem busca uma rápida formação, sendo possível completar um curso em apenas seis meses.

Sequência da pós-graduação stricto sensu

Mesmo quem fez um curso lato sensu também pode cogitar se formar em um mestrado ou um doutorado, ambas pós-graduações stricto sensu. Essa seria uma forma de ampliar a formação e pensar em novos caminhos acadêmicos, voltados às carreiras como professor ou pesquisador científico em universidades e institutos.

Nada impede mestres e doutores de buscarem também uma especialização ou um MBA para aumentar os conhecimentos exigidos no mercado de trabalho além do universo acadêmico. Então, é comum que alunos iniciem uma pós lato sensu depois de terminar um mestrado ou um doutorado.

Mas como esses cursos são específicos para a área acadêmica, é muito comum que os estudantes continuem sua formação depois de concluir a primeira. A sequência lógica das pós-graduações stricto sensu é começar um doutorado após receber o título de mestre quando for aprovado pela banca no mestrado.

Para quem quer ampliar a formação e buscar o título de doutor, esse é o caminho mais comum seguido por acadêmicos no Brasil. O doutorado exige dedicação exclusiva nas pesquisas que duram entre quatro e cinco anos, em média. Existe ainda o pós-doutorado, mas este não está classificado como uma pós stricto sensu.

Mas, com tantos anos de estudo seguidos, também é possível tirar um tempo para se adaptar às novas rotinas e demandas profissionais. Não é necessário sair de uma pós-graduação e emendar imediatamente em uma nova. Cada pessoa tem o seu ritmo e perfis muito diferentes de profissionais fazem esse tipo de curso.

Agora que você já sabe o que vem depois da pós-graduação, percebeu que não significa necessariamente que os estudos acabaram e não há mais onde se formar. Por isso, é importante buscar novos caminhos para deixar a bagagem profissional ainda mais preparada para voos mais altos na carreira.

Na Quero Bolsa, é possível começar a primeira ou uma nova pós-graduação lato senso ou stricto sensu com bolsas de estudo em universidades e institutos localizados em todos os lugares do Brasil. A plataforma é uma ferramenta de ingresso de estudantes ao Ensino Superior que faz parceria com essas instituições para aumentar o acesso de brasileiros ao Ensino Superior.

Caso você esteja em busca de uma especialização, um MBA ou até um mestrado, a Quero Bolsa pode ser o passo que faltava para você continuar a sua formação. Conheça abaixo algumas das instituições parceiras.

Clique no botão abaixo para procurar pela instituição, a área de estudo ou o curso que deseja fazer e onde pretende estudar. A plataforma irá mostrar as opções de pós-graduações que melhor se encaixam com o seu perfil e seus objetivos profissionais.

Conte para a gente nos comentários abaixo o que você pretende fazer depois de concluir a sua pós-graduação!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54