Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Como funciona a pós-graduação? Veja o que você precisa saber antes de continuar sua formação

por Mathias Sallit em 16/10/21

Antes de começar uma especialização, um MBA, um mestrado ou um doutorado, é fundamental entender como funciona a pós-graduação. Esse tipo de curso é um passo muito importante na vida acadêmica e profissional, e pode abrir muitas portas e diferentes oportunidades na carreira.

Entrar em uma pós-graduação é um momento de novidades para quem saiu da faculdade e busca ampliar a formação para alcançar diversos objetivos no trabalho. São muitas coisas novas e um tipo de curso diferente do que foi até aqui, na graduação. Essas novidades podem gerar uma insegurança no começo, mas uma pesquisa sobre o assunto basta para conhecer como funciona a pós-graduação.

como funciona a pós-graduação mulher sorridente usa o computador
Antes de se matricular, saiba como funciona a pós-graduação (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)

Se você ainda tem dúvidas sobre como será essa nova fase de estudos da sua vida, a Revista Quero explicou tudo o que você precisa saber antes de se matricular em uma pós.

Como funciona uma pós-graduação?

Você já viu no começo deste texto que existem diversas possibilidades para começar uma pós-graduação. Cada uma delas conta com o seu propósito e atrai estudantes e profissionais com diferentes objetivos de carreira.

Por isso, elas funcionam de forma diferente, têm cargas horárias diferentes, tipos de aula específicos e podem ser ministradas de forma exclusiva por cada universidade ou instituto, desde que sigam as diretrizes estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). É importante saber que existe duas categorias de pós-graduações que funcionam para atender os objetivos dos estudantes. Confira a seguir quais são elas.

Lato Sensu


A pós-graduação lato sensu é a categoria onde se encaixam os cursos de especialização e MBA. São cursos que costumam ser mais voltados para o mercado de trabalho, pensados em desenvolver habilidades específicas nos estudantes para utilizarem esses recursos no dia a dia profissional.

Para quem acabou de sair de uma graduação, as aulas de uma especialização não vão assustar. As disciplinas seguem linhas parecidas com o que é visto na faculdade, com aprofundamento em determinados temas de estudo por aulas teóricas, práticas, avaliações e seminários.

Já o MBA tem uma cara mais voltada para os negócios. As grades contam com disciplinas pensadas para desenvolver habilidades de gestão e dinâmica de liderança nos alunos. Seu objetivo principal é formar profissionais para ocupar cargos de gestão e administração dentro das empresas.

Não espere aulas todos os dias como foi na faculdade. As pós-graduações lato sensu funcionam de forma diferente, sem aulas diárias, mas com aulas espalhadas durante a semana ou o mês. A exigência do MEC é que a carga horária de uma especialização ou MBA tenha 360 horas, no mínimo.

Stricto Sensu


O mestrado e o doutorado são os dois tipos de cursos que se encaixam na categoria stricto sensu. São pós-graduações que têm um objetivo de desenvolver estudos e pesquisas acadêmicas para formar mestres e doutores em determinados assuntos de investigação.

Um mestrado tem uma duração média que varia entre 18 e 24 meses. Geralmente, os alunos precisam dedicar dois anos para se formarem mestres. Os estudos são, em sua maior parte, teóricos, pensados em métodos de pesquisa científica para, ao final, elaborar uma dissertação que apresente novas conclusões sobre o tema pesquisado.

Existem dois tipos de mestrado: o acadêmico, voltado para pesquisas e aprofundamento teórico, e o profissional, que tem objetivos mais dedicados ao mercado de trabalho tradicional. Cabe aos estudantes escolherem qual faz mais sentido para a carreira.

Já o doutorado seria a sequência lógica de formação após a conclusão do mestrado. Mas isso não impede que uma pessoa saia da graduação direto para o doutorado. Esse tipo de curso é mais longo e exige uma dedicação integral de 24 a 48 meses (dois a quatro anos), em média, de muita leitura e pesquisa teórica.

Para se formar doutor, é preciso elaborar uma tese exclusiva sobre o tema de estudo e ser aprovado por uma banca avaliadora ao final da formação.

Saiba mais:
O que é pós-graduação stricto sensu?
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Quem pode fazer uma pós-graduação?

Qualquer pessoa que já tenha concluído uma graduação pode fazer uma pós-graduação, seja ela lato ou stricto sensu. O primeiro requisito estipulado pelo MEC é esse, que todos os estudantes já tenham um diploma de Ensino Superior para que deem sequência à formação acadêmica e profissional. Isso quer dizer que se você já terminou uma faculdade, está apto a fazer um MBA, especialização, mestrado ou doutorado.

Qual pós-graduação devo fazer?

Qual a vantagem de fazer uma pós-graduação?

Depois de saber como funciona uma pós-graduação, você pode se perguntar que tipo de benefício esse curso traria para a sua formação. Saiba então que não existe apenas uma, mas diversas vantagens que uma pós-graduação pode trazer para a carreira. A primeira delas é que, ao se dedicar a um assunto, você se tornará especialista nele e vai se diferenciar no mercado de trabalho.

Com isso, as empresas dão maior atenção ao currículo e é possível aplicar para vagas abertas em cargos superiores dentro das organizações. Assim, melhor empregabilidade e maiores salários são algumas consequências naturais de quem se dedica a uma pós.

Outra vantagem que merece destaque é que os cursos podem ampliar os horizontes da área. Isso vai expandir as oportunidades dentro da carreira ou até mesmo abrir portas para mudanças de área de atuação.

Veja mais:
10 motivos para começar já sua pós-graduação
5 curiosidades sobre pós-graduação

Quando fazer uma pós-graduação?

Se você já tem um diploma da faculdade e está atrás de alguma das vantagens profissionais citadas acima, significa que pode ser uma boa hora para começar uma pós-graduação. Profissionais costumam entrar nos cursos quando procuram dar novos passos na carreira, como cargos superiores ou mudança de áreas, e têm um assunto de interesse que querem colocar no currículo.

Leia também: Por que fazer uma pós-graduação deve ser sua prioridade?

Como entrar em uma pós-graduação?

Cada instituição ou faculdade têm suas formas de ingresso diferente. Entrar em um mestrado ou em um doutorado exige alguns desafios. As universidades costumam analisar o perfil e o currículo dos candidatos, avaliar conhecimento na área de estudo e proficiência em uma língua estrangeira, avaliar o projeto de pesquisa que será trabalhado durante o curso e, por fim, uma entrevista pessoal com os professores responsáveis.

O MBA leva em consideração a área de atuação das pessoas e pode haver também uma análise dos currículos dos candidatos. A ideia é que as instituições selecionem os profissionais que agreguem para a dinâmica de debate e construção do curso.

Já as especializações têm uma seleção mais simples, que costuma ser apenas de uma análise de perfil e currículo para a aprovação. No Brasil, a oferta de cursos desse tipo é muito ampla, o que facilita o ingresso de estudantes que procuram se especializar para seguir na carreira.

Saiba mais: Como conseguir uma bolsa para pós-graduação?

Na Quero Bolsa, é possível entrar em uma pós-graduação lato senso ou stricto sensu com bolsas de estudo em universidades e institutos espalhados por todo o Brasil. A plataforma é uma ferramenta de ingresso de estudantes ao Ensino Superior que faz parceria com essas instituições para deixar faculdades e pós-graduações mais acessíveis aos brasileiros.

Por isso, se você achava que era muito difícil começar a sua especialização, o seu MBA ou até mesmo o seu mestrado, a Quero Bolsa pode te ajudar a mudar de ideia e começar já o seu curso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Conheça algumas das instituições parceiras que oferecem bolsas de estudo para pós em todo o Brasil.

Ao clicar no botão abaixo, procure pela instituição, a área de estudo ou o curso que deseja fazer e onde quer estudar e veja as opções de pós-graduações que melhor encaixam com o seu perfil e seus objetivos profissionais.

Encontrar bolsas de estudo para pós

Agora que você já sabe como funciona uma pós-graduação, conte nos comentários abaixo qual tipo de curso você pretende fazer!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54