Como declarar pós-graduação no Imposto de Renda? Veja passo a passo
A primeira coisa a se fazer é escolher a Forma de Declaração. Você pode declarar o imposto de renda por meio do programa IRPF, que pode ser baixado no seu computador, acessado online ou pelo aplicativo em celular e tablet.
Caso já tenha declarado anteriormente, pode optar por uma declaração pré-preenchida, onde alguns campos estarão automaticamente preenchidos, ou então utilizar uma declaração com base na anterior, atualizando as informações. Se esta for a sua primeira vez declarando, escolha a declaração em branco.
Agora, veja o passo a passo de como declarar pós-graduação (podendo ser especialização, MBA, mestrado ou doutorado) no IR:
- No programa, vá até a aba “Pagamentos Efetuados”, onde você deve informar os gastos com a pós-graduação. Para isso:
-
Clique em “Novo“.
-
Selecione o código 01 (caso a pós-graduação seja no Brasil) ou 02 (se for no exterior).
-
No campo “Despesa realizada com“, marque a opção “Titular” se você for o responsável pelas mensalidades. Se os gastos forem pagos por um responsável, ele pode marcar “dependente” ou “alimentado“.
- Informe a Instituição: preencha o CNPJ e o nome da instituição de ensino onde está cursando a pós-graduação.
-
Valor Pago: Digite o valor total das mensalidades pagas no ano anterior à declaração. Apenas os gastos realizados entre janeiro e dezembro do ano anterior devem ser declarados. Se o total gasto for superior a R$ 3.561,50, o valor que exceder esse limite deve ser informado em “Parcela não dedutível/valor reembolsado”.
- Quando finalizar, clique em “OK”. Depois é só revisar e, se estiver tudo certo, enviar para a Receita.
Atenção: certifique-se de que está declarando as despesas relativas ao ano-calendário correto, ou seja, apenas as despesas de um ano de janeiro a dezembro devem ser informadas na declaração do Imposto de Renda.
Veja: Profissionais com pós-graduação ganham melhor?
+ Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?
Quais gastos devem ser deduzidos no imposto de renda?
As despesas que podem ser deduzidas são as referentes à matrícula e às mensalidades tanto para cursos de especialização, mestrado e MBA. Gastos referentes à alimentação, transporte e material acadêmico não devem ser deduzidos na declaração.
No entanto, é importante observar que o limite individual para que a dedução aconteça é de R$ 3.561,50 no período de um ano.
Saiba mais: + Tipos de pós-graduação: quais mestrados existem?