logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Como declarar a bolsa de estudo do Quero Bolsa no imposto de renda?

por Isabela Giordan em 20/04/18 2,4 mil visualizações

Atualizado em 15/03/2023

O prazo para declaração de imposto de renda 2023 terminará no dia 31 de maio de 2023. Você sabe qual é o procedimento para declarar a bolsa de estudo do Quero Bolsa? Não? A gente te explica!

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

declaração imposto de renda quero bolsa

Veja mais: Como declarar graduação no Imposto de Renda?
Como declarar pós-graduação no Imposto de Renda?
Saiba como declarar a escola no imposto de renda

Como declarar o Quero Bolsa no imposto de renda?

Simples: você não deve declarar seus gastos com o Quero Bolsa! “A pessoa que adquiriu uma bolsa da gente, pagou para o Quero Bolsa apenas a  pré-matrícula e esse valor não dedutível”, destaca a contadora da Quero Educação Larissa Pavanelli.

Ou seja, o valor da taxa de pré-matrícula não é declarada em lugar nenhum, é como se fosse um serviço qualquer, como uma compra de livros em um site on-line.

declaração imposto de renda quero bolsa

Porém, fique atento: apenas a taxa paga ao Quero Bolsa não é dedutível, mas os pagamentos feitos durante o ano para a faculdade devem ser declarados.

Leia mais:  Saiba como declarar a escola no imposto de renda

Como declarar minhas mensalidades da faculdade no imposto de renda?

O teto de dedução para educação é de R$3.561,50 por pessoa, porém isso não quer dizer que você deve declarar apenas esse valor, é preciso mostrar o valor total que você pagou durante os doze meses do ano anterior para a instituição.

“Você vai ter que declarar o total que você pagou para a instituição, porque senão na hora que a receita for cruzar o que a instituição recebeu de você com o seu CPF, não vai bater. Então, você tem que colocar exatamente o valor total que você pagou mesmo não sendo essa totalidade deduzida no seu imposto”, explica Larissa.

Uma boa dica para saber o valor total pago durante o período, é pedir para a sua instituição de ensino um informe de pagamentos, que constará, além do valor total pago durante o ano, o CNPJ da sua faculdade.

“Não é porque você pagou 200 reais um fevereiro que esse valor se repetirá durante o ano. Lembre-se dos reajustes ou também do valor da matrícula. Com o informe vem o valor total que você precisará declarar”, reforça a contadora.

Originalmente publicado em 20/04/2018
Atualizado em 15/03/20231

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54