Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Tipos de pós-graduação: quais mestrados existem?

por Mathias Sallit em 12/12/21

Para muitos, terminar uma graduação não significa que o ciclo em faculdades e institutos acabou. Ao contrário, continuar estudando é o objetivo de muita gente depois de conseguir o diploma. E, entre os tipos de pós-graduação, o mestrado se destaca por abrir muitas portas para diferentes formas de atuação profissional.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para cursos de pós-graduação

Mesmo depois de toda a vida universitária agitada até a entrega do tão sonhado TCC, muitos estudantes percebem que precisam completar a formação com uma pós. Mas aí existem muitas possibilidades e diferentes objetivos.

Aqui, você vai entender quais são os tipos de mestrado e saber qual deles mais faz sentido para sua vida profissional.

tipos de pós-graduação mestrado mulher formatura
Entre os tipos de mestrado, existem duas pós-graduações com objetivos diferentes (Foto: Pexels/olia)

Qual a diferença entre pós e mestrado?

Na verdade, essa pergunta acima não é a que deveria ser feita, já que o mestrado é um tipo de pós-graduação. A questão aqui é que existem diversos tipos diferentes de cursos de pós. Em geral, esses cursos são divididos em duas principais classificações: pós lato sensu e stricto sensu.

Os nomes podem parecer diferentes, pois vêm do latim e significam numa tradução livre "sentido amplo" e "sentido restrito", respectivamente. No entanto, é fácil entender quais são os tipos de pós-graduação que se encaixam em cada um desses termos.

O mestrado é uma pós-graduação stricto sensu. Esses tipos de pós são mais conhecidos por darem mais ênfase ao universo acadêmico e de pesquisas científicas. Apesar disso, existe outras formas de ingressar em um mestrado pensando na carreira profissional, de mercado de trabalho.

Outro tipo de pós-graduação lato sensu é o doutorado. Já o lato sensu engloba cursos de especialização e MBA.

Saiba mais: 
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Bolsas de estudo para pós-graduação

Quais são os tipos de pós-graduação de mestrado?

Como dito anteriormente, existem dois principais tipos de pós-graduação para mestrado. Um deles é voltado para colocar os estudantes dentro do universo acadêmico. O outro, é o mestrado profissional, pensado para capacitar pessoas para dentro do mercado de trabalho. Conheça mais um pouco dos dois:

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico é a forma mais tradicional em que estudantes que já têm uma graduação buscam complementar sua formação com uma visão mais focada em pesquisas. Os objetivos dessa pós stricto sensu são desenvolver o conhecimento dentro de um tema e preparar os estudantes para que tirem novas conclusões e ideias acerca do assunto.

Esses programas de pós-graduação, que são acessados em sua maioria por bolsas de estudo, geralmente duram dois anos. Durante esse tempo, os alunos terão muitas pesquisas e teorias para serem estudadas. Ao final, precisam apresentar uma dissertação sobre o tema do mestrado.

Assim que forem aprovados, os mestres estarão aptos a atuarem como professores universitários, podendo ser docentes tanto na graduação como na pós-graduação das faculdades.

Mestrado profissional

Ao contrário do acadêmico, o mestrado profissional tem o principal objetivo de preparar pessoas com conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho. Esses cursos buscam aprimorar nos profissionais habilidades que vão ser importantes em desenvolver tecnologias em diversos setores do mercado.

Assim, os estudantes vão se tornar mestres profissionais com habilidades que vão destacar a sua atuação dentro de diferentes áreas. A quantidade de pesquisa é menor que no mestrado acadêmico. Mesmo assim, quem tiver essa formação estará apto a atuar como docente em universidades e institutos.

Confira algumas áreas que possuem mestrados profissionais:

Saiba mais: Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?

O que significa ter mestrado?

Pelos tipos diferentes de mestrado apresentados, você deve ter entendido o que cada um deles representa. Em termos de título, ter um mestrado significa ser mestre no assunto de formação. Para quem fez um mestrado acadêmico, esse título abre oportunidades para dar aulas em universidades públicas e trabalhar com pesquisas acadêmicas nos mais diversos institutos.

Leia também:
Como é fazer um mestrado?
Como fazer um mestrado no exterior?

Existe bolsa de estudo para mestrado?

Sim! Existem algumas formas de conseguir bolsas de estudo que abrem possibilidades de começar o seu mestrado. Uma delas é buscar os cursos pela Quero Bolsa!

A plataforma online possui centenas de opções de vagas para graduação, pós-graduação, ensino básico, cursos de idiomas e cursos livres. Entre as pós-graduações você encontra bolsas de estudo de até 80% para especializações, MBA, mestrado e doutorado. Confira abaixo:

Bolsas de estudo para mestrado

Leia mais:
Quais são os custos em um mestrado?
Existe mestrado online?

Agora que você conhece os tipos de mestrado, conte para a gente o que você pensa em estudar!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54