Esses programas de pós-graduação, que são acessados em sua maioria por bolsas de estudo, geralmente duram dois anos. Durante esse tempo, os alunos terão muitas pesquisas e teorias para serem estudadas. Ao final, precisam apresentar uma dissertação sobre o tema do mestrado.
Assim que forem aprovados, os mestres estarão aptos a atuarem como professores universitários, podendo ser docentes tanto na graduação como na pós-graduação das faculdades.
Mestrado profissional
Ao contrário do acadêmico, o mestrado profissional tem o principal objetivo de preparar pessoas com conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho. Esses cursos buscam aprimorar nos profissionais habilidades que vão ser importantes em desenvolver tecnologias em diversos setores do mercado.
Assim, os estudantes vão se tornar mestres profissionais com habilidades que vão destacar a sua atuação dentro de diferentes áreas. A quantidade de pesquisa é menor que no mestrado acadêmico. Mesmo assim, quem tiver essa formação estará apto a atuar como docente em universidades e institutos.
Confira algumas áreas que possuem mestrados profissionais:
Saiba mais: Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
O que significa ter mestrado?
Pelos tipos diferentes de mestrado apresentados, você deve ter entendido o que cada um deles representa. Em termos de título, ter um mestrado significa ser mestre no assunto de formação. Para quem fez um mestrado acadêmico, esse título abre oportunidades para dar aulas em universidades públicas e trabalhar com pesquisas acadêmicas nos mais diversos institutos.
Leia também:
+ Como é fazer um mestrado?
+ Como fazer um mestrado no exterior?
Existe bolsa de estudo para mestrado?
Sim! Existem algumas formas de conseguir bolsas de estudo que abrem possibilidades de começar o seu mestrado. Uma delas é buscar os cursos pela Quero Bolsa!
A plataforma online possui centenas de opções de vagas para graduação, pós-graduação, ensino básico, cursos de idiomas e cursos livres. Entre as pós-graduações você encontra bolsas de estudo de até 80% para especializações, MBA, mestrado e doutorado. Confira abaixo: