logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Existe mestrado online?

por Caroline Sassatelli em 19/06/19 3,5 mil visualizações

Atualizado em 28/12/2021

Os cursos a distância vêm ganhando cada vez mais espaço entre as opções escolhidas por quem deseja fazer uma pós-graduação, seja ela lato sensu ou stricto sensu. Ao contrário do que muitos pensam, como dito, também é possível realizar um mestrado online ou um doutorado EaD.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para todos os níveis de ensino

mestrado online
Existe mestrado online?

Tem mestrado online?

Sim, existem mestrados a distância no Brasil! Aliás, você sabe como é um mestrado online no país? Por aqui essa modalidade stricto sensu segue os mesmo padrões que um curso presencial: tem duração média de dois anos e oferece o título de mestre ao final do curso.

Para isso, é necessário que o estudante defenda sua dissertação perante uma banca avaliadora ao final do curso. Isso vale para qualquer tipo de modalidade de mestrado, independentemente da área de conhecimento ou se é presencial ou a distância.

Quais tipos de mestrado online existem?

Os dois tipos de mestrados são disponíveis na modalidade EaD: tanto o profissional, quanto o acadêmico. O primeiro forma profissionais que estão focados no mercado de trabalho. Nele o aluno terá maior contato com conhecimentos teóricos e analíticos sobre determinada área do conhecimento.

Já a vertente acadêmica é mais voltada para quem deseja ampliar o conhecimento a respeito de uma área ou assunto visto durante a graduação. É indicado para quem gosta de fazer pesquisas e, principalmente, para aqueles que querem ser professores no futuro e lecionar em universidades.

Essas opções de mestrado online são oferecidas tanto por instituições de ensino privadas, quanto públicas, porém, devem obedecer a algumas exigências mínimas para funcionarem.

Como iniciar o mestrado online?

A forma de ingresso em um mestrado EaD segue as mesmas regras que o curso presencial. É necessário possuir um diploma de graduação e passar pelo processo de análise do currículo, entrevista com avaliadores, ter um projeto de pesquisa e, em alguns casos, realizar prova contendo questões sobre a área e em um idioma estrangeiro.

Funcionamento do curso

O órgão que regula e avalia os cursos de pós-graduação no Brasil é a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC).

A legislação que dispõe sobre a educação a distância no Brasil exige que sejam feitos encontros presenciais ao longo dos anos de duração do curso de mestrado online. É necessário que os alunos se reúnam com professores ou orientadores para apresentarem seminários, trabalhos ou realizar outras atividades de pesquisa. Essa frequência mínima pode variar de acordo com a instituição.

Ao final do curso, o aluno precisará defender a sua dissertação que, assim como na modalidade presencial, é o resultado de todo o seu trabalho de pesquisa realizado ao longo do curso. Ela não precisa ser inédita no meio acadêmico, mas passará por uma banca avaliadora que será a responsável por aprová-la (e essa aprovação garantirá a diplomação do estudante).

Esse diploma possui a mesma validade que o curso tradicional, realizado presencialmente, e não traz em seu teor que o curso foi feito a distância. Dessa forma, o aluno recebe também o título de mestre. Para isso, no entanto, é necessário que o curso tenha o reconhecimento da Capes.

Leia também:
Como é fazer um mestrado?
É possível fazer doutorado sem cursar o mestrado antes?

O diploma do mestrado online é equivalente ao do presencial?

O diploma de mestrado obtido em um curso stricto sensu online vale tanto quanto o presencial. Para isso, é necessário que o curso tenha o reconhecimento da Capes. Tanto o mestrado acadêmico como o mestrado profissional online concedem ao estudante o título de mestre. 

Com um diploma de mestrado a distância reconhecido pela Capes em mãos, o estudante poderá dar aulas em cursos superiores de universidades, inscrever-se em um programa de doutorado e concorrer a cargos que exijam esse tipo de titulação. 

Quanto custa um mestrado online?

Um curso de mestrado pode ter um valor bastante elevado, chegando a até quase R$ 55.000 pelo curso inteiro (com cerca de dois anos). As mensalidades ultrapassam os R$ 1.000 - inclusive no que se refere aos mestrados a distância. Apesar disso, as mensalidades costumam ser mais baixas do que as dos cursos presenciais, por não dependerem de um espaço físico para receber os alunos. 

Saiba mais: Quais são os custos em um mestrado?

A diferença é que, no mestrado online, você não terá despesas referentes a deslocamento, transporte e alimentação. Além disso, pode fazer suas aulas no horário que se adequar melhor a sua agenda.  

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, essa matéria da Revista Quero te mostra como e onde fazer um mestrado a distância.

Existe bolsa de estudo para mestrado?

Encarar a área acadêmica ou mesmo trabalhar como professor são opções desejadas por muitas pessoas no Brasil. Por isso, fazer um mestrado é uma ótima opção. E nada melhor do que encontrar um lugar onde você pode pesquisar pelas melhores instituições, ver a avaliação de outros alunos e garantir sua vaga por um bom preço. 

Por isso, fique de olho na Quero Bolsa. O site traz milhares de opções de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Confira abaixo:

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

Onde fazer mestrado a distância?

Sabemos que existem centenas de opções de pós-graduações, tanto lato sensu, quanto stricto sensu, que oferecem bolsas de estudo. Seja um MBA presencial ou um mestrado online, os cursos significam um novo passo na carreira profissional.

Por esse motivo, separamos algumas (excelentes) opções abaixo. Confira:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54