Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Pós-graduação

O que é live marketing e como ele se diferencia da publicidade tradicional

Diferente da publicidade tradicional, que prioriza campanhas em meios de massa, o live marketing aposta na interação direta e no engajamento.

O live marketing tem ganhado espaço em 2025 como uma estratégia que conecta marcas e consumidores por meio de experiências presenciais ou digitais em tempo real.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Imagem: Freepik

Diferente da publicidade tradicional, que prioriza campanhas em meios de massa, o live marketing aposta na interação direta e no engajamento.

Essa prática se consolidou no marketing, mas também é aplicada em setores como educação, esportes, eventos e entretenimento.

O crescimento do modelo amplia oportunidades de trabalho para profissionais da comunicação, gestão de eventos e marketing digital.

As principais bolsas de estudo para você com o Playground!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

O que é live marketing

Live marketing é um conjunto de ações que aproximam marcas e público por meio de experiências ao vivo, como:

  • eventos corporativos, feiras e convenções
  • ativações em pontos de venda
  • transmissões digitais interativas
  • campanhas de lançamento de produtos

+ Marketing sensorial: como os sentidos conquistam clientes

Diferenças entre live marketing e publicidade tradicional

Formato da comunicação

  • Publicidade tradicional: mensagens unidirecionais, da marca para o consumidor.
  • Live marketing: experiências bidirecionais, com interação imediata.

Objetivos

  • Publicidade tradicional: ampliar o alcance e reforçar a imagem da marca.
  • Live marketing: estimular engajamento e gerar lembrança por meio da participação do público.

+ Marketing pessoal: 5 pilares estratégicos para se destacar

Canais

  • Publicidade tradicional: TV, rádio, jornais, revistas e outdoors.
  • Live marketing: eventos presenciais, ações promocionais, transmissões digitais e experiências imersivas.

Avaliação de resultados

  • Publicidade tradicional: audiência, circulação e impressões.
  • Live marketing: nível de participação, interações e retorno em tempo real.

As principais bolsas de estudo para você com o Playground!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Semelhanças entre live marketing e publicidade tradicional

  • Ambas utilizam pesquisa de mercado para definir estratégias.
  • Têm como foco o fortalecimento da marca.
  • Podem ser usadas de forma complementar, como campanhas tradicionais para divulgar eventos de live marketing.

Como atua um profissional de live marketing

O profissional da área organiza, executa e avalia ações voltadas à experiência do público. Suas funções incluem:

  • planejar eventos e ativações de marca
  • coordenar equipes de produção e logística
  • analisar métricas de engajamento
  • integrar estratégias de marketing digital e presencial

Áreas de atuação: agências de comunicação, empresas de marketing, organizações de eventos e setores internos de branding.

+ O que é B2B Marketing Analytics e como funciona nas empresas

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Dicas para trabalhar com live marketing

  • Acompanhar tendências de consumo e tecnologia
  • Desenvolver habilidades de planejamento e gestão
  • Utilizar ferramentas digitais e interativas
  • Trabalhar em equipes multidisciplinares
  • Focar no comportamento e nas expectativas do consumidor

Exemplos de aplicação do live marketing

  • Eventos esportivos e culturais: ativações de patrocinadores em estádios e festivais.
  • Pontos de venda: degustações, demonstrações e promoções presenciais.
  • Lançamentos de produtos: transmissões ao vivo com interação de influenciadores e público.
  • Feiras e convenções: estandes interativos com experiências de marca.

Quer estudar com desconto?

Quer fazer um curso mais rápido para se destacar no mercado? A Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. 

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações