logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?

por Isabella Baliana em 22/07/22

Você quer ampliar seus conhecimentos na profissão que você se graduou? Pensa em subir de cargo na empresa ou até mesmo mudar de área de atuação sem precisar fazer uma nova faculdade? Para todas essas questões, começar uma pós-graduação é uma ótima solução

Encontre bolsas de estudo de até 80% 

Para além da aprendizagem ou atualização de conhecimentos, uma pós-graduação também possibilita ao profissional uma maior chance de conseguir emprego, ou, ainda, conseguir empregos com salários maiores, uma vez que o currículo fica mais completo e mais qualificado para o mercado de trabalho e suas oportunidades.

Entretanto, com tantas opções de pós-graduação no mercado hoje em dia, algumas pessoas podem ficar em dúvida: afinal, especialização é o mesmo que pós-graduação? E mais: qual eu devo fazer? Se esse também é um questionamento seu, confira abaixo! 


Leia mais: Como saber se uma pós é reconhecida pelo MEC?
Como é a pós-graduação no Descomplica?

O que é uma pós-graduação?

Conforme a própria palavra diz, uma pós-graduação é um curso realizado depois de completar a graduação, ou seja, após se formar na faculdade (seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnológica). Uma pós representa um nível a mais no grau de ensino, já que a pessoa passa de graduado para um especialista, mestre ou doutor na área escolhida.

Atualmente, as pós-graduações são divididas em dois tipos: lato sensu e stricto sensuOs termos vêm do latim e significam numa tradução livre "sentido amplo" e "sentido restrito", respectivamente, e podem gerar certa confusão em algumas pessoas, já que cada um representa um formato de pós.

As pós-graduações lato sensu são aquelas voltadas ao mercado de trabalho, com foco em melhorar o os conhecimentos profissionais da pessoa. Elas englobam todos os cursos de especialização e MBA (Master of Business Administration) e normalmente possuem um tempo de duração de 18 a 24 meses.

Já as pós-graduações stricto sensu são aquelas conhecidas por mestrado e doutorado. Esse tipo de pós é bem indicado para aqueles que querem dar mais ênfase ao universo acadêmico e se tornarem professores universitários ou pesquisadores científicos. O tempo total de duração costuma ser de dois anos para o mestrado e de até quatro anos para o doutorado. No final da formação, os alunos recebem o título de mestre ou doutor, conforme o tipo de curso realizado.

Além dessas opções, ainda existe a pós-graduação no formato "mestrado profissional", que mescla os dois formatos e capacita o aluno tanto para atuar no mercado de trabalho com um nível elevado de conhecimento na área quanto para atuar como docente em instituições de ensino superior, formando  mestres profissionais com habilidades que vão destacar a sua atuação dentro de diversas áreas.

Veja também: Quanto custa uma pós-graduação?
Conheça 10 famosos com pós-graduação

O que é uma especialização?

Uma especialização é uma forma de curso de pós-graduação lato sensu, voltada às pessoas que já são formadas em um curso superior e querem se tornar especialistas em uma determinada área.

A carga horária mínima da especialização é de 360 horas-aula e normalmente possui uma duração média de dois anos, ou quatro semestres. Além disso, em muitos casos, o estudante precisa fazer o Trabalho de Conclusão de Curso para obter o diploma de especialista.

A especialização apresenta um tipo de formação mais ampla, não apenas focada no ambiente empresarial e de negócios, como é o MBA, mas em aprofundar os conhecimentos e estudos em determinada área mais específica. Por exemplo, em cursos da área de comunicação, há disciplinas como Marketing, que apresentam o básico sobre o assunto. 

Contudo, se o profissional, depois de formado, quer se especializar e aprofundar seus conhecimentos nessa área, ele pode fazer uma especialização em Marketing Digital, Marketing de Conteúdo ou Mídias Digitais, dentre muitas outras opções à sua escolha. 

É válido ressaltar ainda que, diferente do que alguns pensam, não é necessário fazer uma especialização na mesma área de formação da faculdade. Um profissional formado em Engenharia, por exemplo, poderia fazer uma especialização em Marketing, se desejar. 

Isso é possível porque, conforme explica o parágrafo nº 1, de 8 de junho de 2007 3º, do Art. 1º, da Resolução  do Ministério da Educação (MEC), a exigência mínima para realizar qualquer pós-graduação é a apresentação de um diploma de curso de graduação ou demais cursos superiores. 

Confira: Entenda a diferença entre MBA e especialização
Como funciona a especialização em Medicina Veterinária?

Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?

Conforme mencionado anteriormente, uma especialização é um dos tipos de pós-graduação que existem. Isso porque o conceito de pós-graduação é bem amplo e pode se tratar de variados formatos de cursos: mestrado, doutorado, MBA e claro, uma especialização.

Assim, é possível dizer que toda especialização é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é uma especialização. É válido relembrar que, nos dois casos, tanto para fazer uma especialização, quanto para realizar qualquer outro formato de pós, é necessário primeiro já ser formado na faculdade.

Especialização ou pós-graduação: qual fazer?

A escolha entre fazer uma especialização ou fazer qualquer outro tipo de pós, como um MBA, mestrado ou até mesmo doutorado, vai depender dos objetivos profissionais e pessoais de cada pessoa, pois cada tipo possui uma finalidade específica. 

Para aqueles que buscam se aprofundar em uma área específica de conhecimento específica ou até mesmo em um determinado assunto, mas não necessariamente gostariam de aplicar esses conhecimentos para o mercado de trabalho, a melhor opção é uma especialização. Já aqueles que pretendem empreender ou desejam se tornar líderes, gerentes ou diretores na empresa que trabalha, fazer um MBA pode ser o melhor caminho. 

Agora, para aquelas pessoas que têm vontade de seguir na carreira acadêmica e trabalhar dentro de universidades e faculdades, como professores, coordenadores e diretores, sem dúvidas, uma pós-graduação stricto sensu, do tipo mestrado ou doutorado, além de serem exigidas pelas instituições, são as que melhor se encaixam. 

Veja mais: Como fazer uma pós-graduação EaD com bolsa de estudos?
5 pós-graduações para quem quer empreender

Tem como fazer pós-graduação com bolsa?

Uma boa notícia é que, sim, é possível fazer uma pós-graduação com bolsa de estudos e pagar muito menos para melhorar o seu currículo. Diferente do que alguns pensam, fazer pós-graduação não precisa ser algo caro e que impacte negativamente no bolso.

Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas da América Latina e lá, por exemplo, você encontra bolsas para pós-graduação lato sensu e stricto sensu com até 80% de desconto. Tem pós para todos os gostos, em muitas áreas diferentes, nas modalidades presenciais e a distância (EaD). 

Para garantir a sua bolsa, é só clicar no botão abaixo, procurar pelo curso e instituição de seu interesse. Comece a buscar agora mesmo:

Leia mais: Veja 10 cursos de pós-graduação em Esporte para diferentes áreas
Conheça 6 pós-graduações na área de Comunicação

Onde fazer uma pós-graduação?

Hoje em dia há muitas instituições de ensino superior oferecendo cursos de pós-graduação. Com tantas opções, a probabilidade de fazer a escolha de uma instituição que não seja muito boa é grande. Portanto, na hora de escolher onde cursar uma pós-graduação, seja ela de qualquer tipo, é importante ficar atento a diversos fatores.

Uma boa instituição de ensino é aquela que possui qualidade conhecida, tanto no mercado de trabalho quanto fora dele, possui uma grade curricular completa e atualizada, carga horária de bom tamanho, corpo de professores qualificado e até mesmo uma boa infraestrutura. 

Além disso, para não apertar no orçamento, é importante escolher uma instituição que, ao mesmo tempo que tenha qualidade reconhecida no seu ensino, ofereça descontos especiais em seus cursos. Veja abaixo algumas faculdades que são reconhecidas pelo MEC e possuem cursos de pós-graduação em diversas áreas com desconto em suas mensalidades:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54