O que é uma especialização?
Uma especialização é uma forma de curso de pós-graduação lato sensu, voltada para pessoas que já são formadas em um curso superior e querem se tornar especialistas em uma determinada área.
A carga horária mínima da especialização é de 360 horas-aula e normalmente possui uma duração média de dois anos, ou quatro semestres. Além disso, em muitos casos, o estudante precisa fazer o Trabalho de Conclusão de Curso para obter o diploma de especialista.
A especialização apresenta um tipo de formação mais ampla, não apenas focada no ambiente empresarial e de negócios, como é o MBA, mas em aprofundar os conhecimentos e estudos em determinada área mais específica.
Por exemplo, em cursos da área de comunicação, há disciplinas como Marketing, que apresentam o básico sobre o assunto.
Contudo, se o profissional, depois de formado, quer se especializar e aprofundar seus conhecimentos nessa área, ele pode fazer uma especialização em Marketing Digital, Marketing de Conteúdo ou Mídias Digitais, dentre muitas outras opções à sua escolha.
É válido ressaltar ainda que, diferente do que alguns pensam, não é necessário fazer uma especialização na mesma área de formação da faculdade. Um profissional formado em Engenharia, por exemplo, poderia fazer uma especialização em Marketing, se desejar.
Isso é possível porque, conforme explica o parágrafo nº 1, de 8 de junho de 2007 3º, do Art. 1º, da Resolução do Ministério da Educação (MEC), a exigência mínima para realizar qualquer pós-graduação é a apresentação de um diploma de curso de graduação ou demais cursos superiores.
Confira: Entenda a diferença entre MBA e especialização
+ Como funciona a especialização em Medicina Veterinária?
Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?
Conforme mencionado anteriormente, uma especialização é um dos tipos de pós-graduação que existem. Isso porque o conceito de pós-graduação é bem amplo e pode se tratar de variados formatos de cursos: mestrado, doutorado, MBA e claro, uma especialização.
Assim, é possível dizer que toda especialização é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é uma especialização. É válido relembrar que, nos dois casos, tanto para fazer uma especialização, quanto para realizar qualquer outro formato de pós, é necessário primeiro já ser formado na faculdade.
Especialização ou pós-graduação: qual fazer?
A escolha entre fazer uma especialização ou fazer qualquer outro tipo de pós, como um MBA, mestrado ou até mesmo doutorado, vai depender dos objetivos profissionais e pessoais de cada pessoa, pois cada tipo possui uma finalidade específica.
Para aqueles que buscam se aprofundar em uma área específica de conhecimento ou até mesmo em um determinado assunto, mas não necessariamente gostariam de aplicar esses conhecimentos para o mercado de trabalho, a melhor opção é uma especialização.
Já aqueles que pretendem empreender ou desejam se tornar líderes, gerentes ou diretores na empresa que trabalha, fazer um MBA pode ser o melhor caminho.
Agora, para aquelas pessoas que têm vontade de seguir na carreira acadêmica e trabalhar dentro de universidades e faculdades, como professores, coordenadores e diretores, uma pós-graduação stricto sensu, do tipo mestrado ou doutorado, além de serem exigidas pelas instituições, são as que melhor se encaixam.
Veja mais: Como fazer uma pós-graduação EaD com bolsa de estudos?
+ 5 pós-graduações para quem quer empreender
Como escolher uma pós-graduação?
A Quero Bolsa oferece um teste online gratuito para ajudar você a descobrir qual pós-graduação combina com seu perfil e objetivos profissionais. Com base em suas respostas, o teste sugere cursos alinhados às suas habilidades e áreas de interesse.