Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Entenda a diferença entre MBA e especialização

por Camilla Freitas em 26/11/21

Se você já terminou a sua graduação, saiba que existem alguns caminhos para continuar os estudos e se tornar um profissional mais qualificado e capaz de alavancar sua carreira. Um deles é a pós-graduação.

A pós-graduação pode ser stricto sensu, que contempla o mestrado e o doutorado. Neste caso, os cursos são voltados para a área acadêmica. Então os projetos desenvolvidos são voltados para a pesquisa científica e docência. 

Já a pós-graduação lato sensu é formada por cursos de MBA e especialização. Aqui, o foco é o mercado de trabalho. Por isso, os alunos cursam disciplinas que ajudam a desenvolver habilidades e competências fundamentais para o exercício da profissão.

Mas você sabe qual a diferença entre MBA e especialização? A Revista Quero te explica.

Entenda a diferença entre MBA e especialização

O Master Business Administration (MBA) é uma pós-graduação lato sensu voltada para a área empresarial e de negócios. Então se você pretende empreender ou deseja ser um líder na empresa que trabalha, saiba que fazer um MBA pode te ajudar a transformar o seu sonho em realidade.

E a notícia boa é que pra fazer esse tipo de pós-graduação não é necessário ter uma graduação específica. Porém é comum que grande parte dos estudantes de MBA sejam das áreas de administração, marketing ou gestão de empresas.

Os alunos têm contato com disciplinas relacionadas a liderança, posicionamento de marca, marketing, negociação, finanças, e em geral são instigados a resolver problemas comuns do cotidiano profissional.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a carga horária mínima do MBA é de 360 horas-aula. Além de cumprir todas as disciplinas obrigatórias, para conseguir o certificado de conclusão é necessário escrever o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Entenda a diferença entre MBA e especialização

Como um MBA pode ajudar na sua carreira em startup?
Posso fazer MBA EaD?

Diversas universidades já oferecem MBA a distância. Essa modalidade também é reconhecida pelo MEC, então o seu diploma terá o mesmo peso e será valorizado tanto quanto o presencial. 

Em algumas instituições as aulas são gravadas, então uma das vantagens dessa modalidade é ter uma rotina de estudos mais flexível, já que não é necessário frequentar as aulas presenciais. 

Sendo assim, o aluno pode estudar de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Além disso, economiza tempo porque não vai ser necessário se deslocar até a universidade com frequência, só em casos excepcionais que são avisados com antecedência, como alguma prova ou alguma pendência administrativa.

Então se você já trabalha e tem uma rotina um pouco mais agitada, essa pode ser uma ótima opção para você. Porém não pense que rotina flexível é sinônimo de pouca dedicação. O aluno precisa se empenhar para absorver todo o conteúdo que é transmitido e obter o seu diploma ao final do curso.

Conheça alguns cursos de MBA

Se você deseja fazer um MBA, mas não tem ideia de qual curso escolher, selecionamos os que são mais procurados pelos estudantes para te ajudar a pensar em algo que faça sentido para sua carreira.

Confira:

  • MBA em Gestão de Projetos

  • MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

  • MBA em Gestão Financeira e Controladoria

  • MBA em Gestão Empresarial

  • MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais

  • MBA em Marketing Digital

  • MBA em Gestão de Pessoas

  • MBA em Gestão Fiscal e Tributária

O que é uma especialização?

A especialização também é um pós-graduação lato sensu destinada às pessoas que já possuem uma graduação e querem se tornar especialistas em uma determinada área. 

Assim como no MBA, a carga horária mínima da especialização é de 360 horas-aula e possui uma duração média de dois anos. Para obter o diploma de especialista, o estudante precisa fazer o Trabalho de Conclusão de Curso.

Diferentemente do MBA, essa pós-graduação é mais ampla, portanto não é focada apenas na área empresarial e de negócios. Geralmente, os profissionais que optam pela especialização são aqueles que querem aprofundar os estudos e os conhecimentos na sua área de formação.

diferença entre MBA e especialização

Porém nada impede que o profissional faça uma especialização diferente da sua graduação. Fazer esse tipo de pós-graduação é uma ótima opção também para quem deseja mudar de área, mas não quer iniciar uma nova graduação.

Esse é um caminho mais curto e prático para quem quer investir em uma nova carreira sem perder espaço no mercado de trabalho.

Também é possível fazer uma especialização a distância. É comum que esses cursos sejam ofertados por um preço menor do que o presencial, além de ser uma ótima opção para quem deseja estudar por um método mais flexível.

Não pare os estudos: 7 motivos para fazer uma especialização EaD

Conheça alguns cursos de especialização

Como essa pós-graduação é mais ampla, separamos algumas especializações da área da saúde, comunicação, engenharia e educação para você conhecer:

  • Biomedicina estética;

  • Comunicação e oratória;

  • Comunicação Digital;

  • Especialização em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos;

  • Pedagogia Social e Gestão de Projetos Sociais;

  • Psicologia Organizacional.

Mercado de trabalho para quem tem MBA ou Especialização

Independentemente do tipo de pós-graduação que você optar fazer, uma coisa é certa. Quem tem um MBA ou uma especialização no currículo com certeza tem mais chances de conseguir um excelente emprego com bons benefícios e salários.

Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, um profissional que tenha uma pós-graduação pode aumentar o seu salário em até 53,7%. 

Outro dado interessante da pesquisa é que foi feita uma comparação de salário entre os executivos que têm MBA e os que não possuem essa pós-graduação em cargos de lideranças de empresas. O resultado apresentado mostra que a diferença salarial desses profissionais chega a 47%.

Ou seja, continuar os estudos depois da graduação vale a pena. É um diferencial muito importante para ter uma carreira de sucesso e conquistar cargos mais altos em empresas.

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois tipos de pós-graduação fica fácil pensar em qual caminho seguir. Se você deseja alavancar sua carreira executiva e ser um gestor empresarial de destaque, invista em um MBA. Mas se você pretende seguir outra área, invista na especialização.

Em relação à modalidade de ensino, escolha a que for melhor para você. Lembre-se que tanto a pós presencial quanto a EaD são validadas pelo MEC. 

5 motivos para fazer uma pós-graduação lato sensu

Onde fazer MBA ou Especialização?

E aí, está decidido a iniciar um MBA ou uma especialização? O próximo passo é escolher uma universidade reconhecida pelo MEC, que seja bem avaliada e que tenha um corpo docente qualificado.

E é claro que pesquisar instituições de qualidade com bons preços também ajudam a escolher a faculdade certa para você. A Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de mil universidades do país.

Essa é a sua chance de alavancar sua carreira em uma universidade de qualidade por um preço que cabe no seu bolso.


Bolsas de estudo para pós-graduação


Conheça algumas universidades que oferecem bolsas de estudo para pós-graduação na Quero Bolsa:


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54