Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Por que me especializar? Veja 7 razões para começar uma especialização

por Mathias Sallit em 21/05/21

Quando chega a hora de entrar em uma faculdade, diversos sinais indicam que um estudante deve começar a sua jornada no Ensino Superior. Por mais que a pós-graduação seja um passo ainda mais adiante na formação acadêmica, essa etapa também apresenta indícios em determinados momentos da carreira.

Saiba mais: Quando começar uma pós-graduação?


Há diversos tipos de pós-graduação, que geralmente são separadas entre stricto sensu e lato sensu, cada uma com sua especificidade e com objetivos que vão atrair públicos de estudantes com diferentes intensões na carreira. Quem procura um mestrado, sabe seus motivos para buscar essa pós. Quem procura um MBA também tem planos específicos para a carreira.

Mas por que você deveria fazer uma especialização? Esse tipo de pós é um dos cursos mais populares no Brasil entre aqueles que já possuem diploma de graduação. Se tornar um especialista pode ser um passo muito importante na carreira e trazer muitos benefícios profissionais.

Neste texto, a Revista Quero vai apresentar com mais detalhes sete razões para se especializar. Se você se identificar com alguma delas, pode ser mesmo um sinal de que começar uma especialização é a melhor opção de pós-graduação para você e deve trazer bons resultados para a sua carreira.

Leia também: Entenda as vantagens de um curso de especialização

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Veja a lista de razões e, mais abaixo, entenda por que cada um desses motivos deve ser levado em consideração na hora de optar por estudar em uma especialização. Confira:

  • Tem uma área de interesse;
  • Duração do curso;
  • Possibilidade de fazer a especialização a distância;
  • Atualização no mercado;
  • Crescimento no currículo;
  • Cargos superiores;
  • Poder mudar de área.

Agora leia mais e entenda por que cada razão pode indicar que você deve fazer uma especialização.

1. Tem uma área de interesse

Uma das melhores coisas ao longo da vida estudantil e profissional é estudar e aprender sobre assuntos que você tem afinidade, certo? Fazer o que você gosta pode sempre ser algo positivo para uma carreira, e a especialização é uma chance para você se aprofundar ainda mais em uma área que seja de seu interesse, independente se você está atuando nela ou não.

2. Duração do curso

A vida profissional costuma ser corrida e as responsabilidades são sempre grandes. Mas a duração de um curso de especialização é bem menor que a de uma graduação. Dependendo da pós-graduação, você pode se especializar em apenas seis meses, e esses cursos chegam a até dois anos, no máximo.

Leia também: Por que fazer uma pós-graduação de curta duração?

3. Possibilidade de fazer a especialização a distância

Outra forma de conseguir conciliar um curso de especialização com a rotina profissional é fazer uma pós-graduação a distância (EaD). Pode esquecer a possibilidade de haver algum preconceito do mercado de trabalho com essa modalidade. O ensino remoto tem se tornado cada vez mais popular no Ensino Superior, e uma especialização EaD traz diversos pontos positivos para um estudante, desde a flexibilidade até os preços mais baixos.

Saiba mais: Conheça 7 motivos para fazer uma especialização EaD

4. Atualização no mercado

Caso você tenha se formado há algum tempo ou ache que precisa agregar mais conhecimento na sua formação, uma especialização é uma boa maneira de colocar em dia o que estiver para trás. O mercado de trabalho hoje em dia é dinâmico, e empresas podem cobrar novos conteúdos que nem sempre foram vistos na época da faculdade. É sempre importante estar em dia e atualizado com o mercado de trabalho.

5. Crescimento no currículo

Uma especialização vai te dar o título de especialista e pós-graduado em algum assunto. Essa informação quando consta no currículo vai atrair a atenção de recrutadores, e seu nome certamente será considerado para uma vaga aberta na área em que você é especialista.

6. Cargos superiores

Uma especialização também serve para quem busca dar um passo adiante na carreira, se aprofundando em um assunto que já faz parte do cotidiano profissional. Mais conhecimento na área pode significar promoções e cargos mais altos na empresa, além de abrir portas para novas experiências de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


7. Poder mudar de área

Além de poder se aprofundar em um tema, uma especialização também pode ser um passo para novos ares na carreira. A grande quantidade de oferta de cursos de diferentes temas abre oportunidades para profissionais darem sequência à profissão em novas áreas de atuação, e essa pós-graduação pode significar um recomeço na carreira.

Ainda não se convenceu? Conheça 10 motivos para começar já sua pós-graduação

Ainda não sei qual pós-graduação é a melhor para mim. E agora?

Se você continua na busca por qual pós-graduação mais está de acordo com o seu perfil e seus objetivos profissionais, o Quero Bolsa desenvolveu um um teste gratuito que pode te ajudar nessa decisão.

Com perguntas simples e diretas, o teste traça o perfil e seleciona quais pós-graduações têm mais a ver com cada profissional. Ele vai identificar se é momento para você começar uma especialização ou um MBA, por exemplo, de acordo com os objetivos identificados em suas respostas.

Ele é rápido e você pode acessar o resultado assim que termina as breves questões. Clique no botão abaixo e confira:

Qual pós devo fazer?

Se você já está certo de que tipo de pós-graduação fazer ou de qual especialização estudar, então pode aproveitar o Quero Bolsa para já começar a se especializar. Abaixo, você vê uma lista com faculdades e institutos parceiros que contam com descontos nas mensalidades ao longo de toda a formação. Confira:

Veja mais:
Teste: devo fazer uma especialização ou um MBA?
Guia completo para escolher o seu curso de pós-graduação

E então, acha que está na hora de fazer uma especialização? Conte para a gente o que achou nos comentários abaixo!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54