9 sinais que mostram que é hora de entrar na faculdade
Veja alguns dos principais sinais que vão fazer você perceber se é ou não o momento de prestar vestibulares e entrar na faculdade.
Entrar na faculdade pode parecer o caminho natural do ensino no Brasil. Mas a realidade para muitos não é bem essa, e o acesso ao Ensino Superior ainda é restrito a uma parcela pequena da população. De acordo com a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas três em cada dez brasileiros entre 18 e 24 anos entram em uma universidade.
Fazer uma faculdade não é algo obrigatório. Essa é uma das razões que podem dar a impressão de que não é necessário estudar depois do Ensino Médio e afastar as pessoas de uma graduação. Mas há diversos sinais que podem significar que está na hora de começar uma faculdade.
Muito diferente da pressão que muitas vezes é imposta, existem alguns indícios que sinalizam a chegada do momento de se inscrever nos vestibulares e se matricular naquele curso que você deseja estudar. E a Revista Quero te mostra quais são nove desses sinais. Confira:
1. Você já concluiu o Ensino Médio
Se você já finalizou o Ensino Médio, naturalmente a etapa seguinte dos estudos é o Ensino Superior. Para entrar em uma faculdade, o certificado de conclusão do Ensino Médio é um dos itens obrigatório na hora de realizar a matrícula para estudantes de qualquer idade.
Saiba mais: O que é preciso para entrar na faculdade?
2. Está buscando crescimento profissional e desenvolvimento na carreira
Encontrar um emprego legal nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em momentos de crise. Ter um diploma de um curso superior pode abrir as portas das melhores oportunidades no mercado de trabalho.
De acordo com o estudo “Empregabilidade e Ensino Superior em tempos de pandemia”, do Instituto Semesp, a taxa de desemprego para quem é formado em uma faculdade no Brasil é 54% menor do que para os brasileiros que não têm diploma. Em um país que, segundo o IBGE, o número de desempregados chega a quase 14 milhões de pessoas, o diploma pode ser uma importante ferramenta para entrar no mercado.
E os benefícios de ter o Ensino Superior completo no trabalho não param por aí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3. Melhores salários, por que não?
No Brasil, o salário de um profissional que tem o Ensino Superior completo é, em média, 144% maior do que aqueles que concluíram o Ensino Médio e pararam de estudar, segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Comparado às pessoas que não finalizaram nem o Ensino Médio, os ganhos mensais têm uma média 258% maior para os graduados.
Por isso, se você está insatisfeito com a sua remuneração atual, concluir uma faculdade pode ser uma forma de ganhar salários mais altos e buscar cargos superiores na carreira.
Veja também:
+ Os salários das 10 profissões preferidas pelas mulheres
+ Os salários das 10 profissões preferidas pelos homens
4. Você se interessa muito por uma área
Esse é um sinal muito importante na hora de tomar a decisão de entrar na faculdade com convicção. Se você tem muita afinidade por uma área e quer se aprofundar nela, a universidade é o melhor caminho para mergulhar nos estudos e aprender mais sobre esse tema.
A dedicação de tempo é grande em uma faculdade: os cursos de graduação duram entre dois e cinco anos, em média. Para que a sua experiência seja positiva, é fundamental gostar dos assuntos que está estudando. Além disso, é durante o curso que geralmente são dados os primeiros passos na carreira na área em que se estuda.
Veja também: Faça o teste vocacional gratuito e descubra sua profissão ideal
5. Você tem tempo para se dedicar aos estudos
Você viu no item acima que uma faculdade exige dedicação dos universitários ao longo dos semestres de curso. A vida acadêmica pode ser intensa, e para chegar ao objetivo final, que é o diploma, é preciso ter tempo para as aulas e os estudos.
É mais um sinal de que está na hora de começar uma faculdade se a sua rotina permite ser organizada para encaixar as disciplinas ao longo da sua semana.
Veja mais:
+ Como organizar seu tempo e ser mais produtivo
+ 41 cursos superiores com até 3 anos de duração
6. Está buscando mudanças de rotina
Está buscando por mudanças na sua vida, uma nova rotina e quer dar um rumo diferente para os seus dias? Fazer uma faculdade pode ser uma forma muito eficiente para criar novos interesses, conhecer novas pessoas e ser apresentado a outras oportunidades de cotidiano. Na universidade, sua rotina será muito diferente do que você está acostumado!
7. Você quer fazer isso por você, não por pressão dos outros
Seus familiares podem te perguntar toda semana se você já está matriculado na faculdade. Mas se essa decisão não vier da sua vontade, esse tipo de pressão não é um sinal de que chegou a hora da graduação.
Esse sinal precisa vir de você mesmo, já que é você quem estará investindo seu tempo e dedicação da sua vida pensando no seu próprio futuro.
8. Se sente responsável para essa etapa
Como você deve imaginar, a vida acadêmica traz grandes responsabilidades aos universitários. Se você acha que isso pode ser positivo para a sua rotina, essa é a hora de encarar esse desafio e abraçar essa oportunidade.
9. Organização
Este último item mistura um pouco de tudo. Além de todas as responsabilidades e tempo necessários para fazer uma graduação, é preciso estar organizado para entrar nessa nova rotina da faculdade. Colocar no papel os gastos, organizar os afazeres durante a semana, momentos de estudo e trabalho, vida pessoal. Com tudo isso em ordem, o espaço para a universidade poderá ser muito bem aproveitado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Onde estudar?
Se você chegou até o final deste texto e percebeu que algum desses nove sinais aparecem no seu dia a dia, é muito provável que está mesmo na hora de entrar na faculdade.
Depois de escolher qual curso estudar, o próximo passo é decidir onde estudar. E as opções são muitas. Veja abaixo alguns exemplos de universidades certificadas pelo Ministério da Educação (MEC) que contam unidades em todo o país:
- UFBRA
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
+ Como entrar na faculdade?
+ Como escolher uma faculdade? Quero Bolsa elabora checklist para você selecionar a universidade certa
E então, está na hora de entrar na faculdade? Conte para a gente quais destes sinais já apareceram por aí!