Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

9 sinais que mostram que é hora de entrar na faculdade

por Mathias Sallit em 10/12/20

Entrar na faculdade pode parecer o caminho natural do ensino no Brasil. Mas a realidade para muitos não é bem essa, e o acesso ao Ensino Superior ainda é restrito a uma parcela pequena da população. De acordo com a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas três em cada dez brasileiros entre 18 e 24 anos entram em uma universidade.

Fazer faculdade
Criar novos interesses, conhecer novas pessoas e desenvolver a carreira são alguns pontos que a faculdade traz 

Fazer uma faculdade não é algo obrigatório. Essa é uma das razões que podem dar a impressão de que não é necessário estudar depois do Ensino Médio e afastar as pessoas de uma graduação. Mas há diversos sinais que podem significar que está na hora de começar uma faculdade.

Muito diferente da pressão que muitas vezes é imposta, existem alguns indícios que sinalizam a chegada do momento de se inscrever nos vestibulares e se matricular naquele curso que você deseja estudar. E a Revista Quero te mostra quais são nove desses sinais. Confira:

1. Você já concluiu o Ensino Médio

Se você já finalizou o Ensino Médio, naturalmente a etapa seguinte dos estudos é o Ensino Superior. Para entrar em uma faculdade, o certificado de conclusão do Ensino Médio é um dos itens obrigatório na hora de realizar a matrícula para estudantes de qualquer idade.

Saiba mais: O que é preciso para entrar na faculdade?

2. Está buscando crescimento profissional e desenvolvimento na carreira

Encontrar um emprego legal nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em momentos de crise. Ter um diploma de um curso superior pode abrir as portas das melhores oportunidades no mercado de trabalho.

De acordo com o estudo "Empregabilidade e Ensino Superior em tempos de pandemia", do Instituto Semesp, a taxa de desemprego para quem é formado em uma faculdade no Brasil é 54% menor do que para os brasileiros que não têm diploma. Em um país que, segundo o IBGE, o número de desempregados chega a quase 14 milhões de pessoas, o diploma pode ser uma importante ferramenta para entrar no mercado.

E os benefícios de ter o Ensino Superior completo no trabalho não param por aí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


3. Melhores salários, por que não?

No Brasil, o salário de um profissional que tem o Ensino Superior completo é, em média, 144% maior do que aqueles que concluíram o Ensino Médio e pararam de estudar, segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Comparado às pessoas que não finalizaram nem o Ensino Médio, os ganhos mensais têm uma média 258% maior para os graduados.

Por isso, se você está insatisfeito com a sua remuneração atual, concluir uma faculdade pode ser uma forma de ganhar salários mais altos e buscar cargos superiores na carreira.

Veja também:
Os salários das 10 profissões preferidas pelas mulheres
Os salários das 10 profissões preferidas pelos homens

4. Você se interessa muito por uma área

Esse é um sinal muito importante na hora de tomar a decisão de entrar na faculdade com convicção. Se você tem muita afinidade por uma área e quer se aprofundar nela, a universidade é o melhor caminho para mergulhar nos estudos e aprender mais sobre esse tema.

A dedicação de tempo é grande em uma faculdade: os cursos de graduação duram entre dois e cinco anos, em média. Para que a sua experiência seja positiva, é fundamental gostar dos assuntos que está estudando. Além disso, é durante o curso que geralmente são dados os primeiros passos na carreira na área em que se estuda.

Veja também: Faça o teste vocacional gratuito e descubra sua profissão ideal

5. Você tem tempo para se dedicar aos estudos

Você viu no item acima que uma faculdade exige dedicação dos universitários ao longo dos semestres de curso. A vida acadêmica pode ser intensa, e para chegar ao objetivo final, que é o diploma, é preciso ter tempo para as aulas e os estudos.

É mais um sinal de que está na hora de começar uma faculdade se a sua rotina permite ser organizada para encaixar as disciplinas ao longo da sua semana.

Veja mais:
Como organizar seu tempo e ser mais produtivo
41 cursos superiores com até 3 anos de duração

6. Está buscando mudanças de rotina

Está buscando por mudanças na sua vida, uma nova rotina e quer dar um rumo diferente para os seus dias? Fazer uma faculdade pode ser uma forma muito eficiente para criar novos interesses, conhecer novas pessoas e ser apresentado a outras oportunidades de cotidiano. Na universidade, sua rotina será muito diferente do que você está acostumado!

7. Você quer fazer isso por você, não por pressão dos outros

Seus familiares podem te perguntar toda semana se você já está matriculado na faculdade. Mas se essa decisão não vier da sua vontade, esse tipo de pressão não é um sinal de que chegou a hora da graduação.

Esse sinal precisa vir de você mesmo, já que é você quem estará investindo seu tempo e dedicação da sua vida pensando no seu próprio futuro.

8. Se sente responsável para essa etapa

Como você deve imaginar, a vida acadêmica traz grandes responsabilidades aos universitários. Se você acha que isso pode ser positivo para a sua rotina, essa é a hora de encarar esse desafio e abraçar essa oportunidade.

9. Organização

Este último item mistura um pouco de tudo. Além de todas as responsabilidades e tempo necessários para fazer uma graduação, é preciso estar organizado para entrar nessa nova rotina da faculdade. Colocar no papel os gastos, organizar os afazeres durante a semana, momentos de estudo e trabalho, vida pessoal. Com tudo isso em ordem, o espaço para a universidade poderá ser muito bem aproveitado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Onde estudar?

Se você chegou até o final deste texto e percebeu que algum desses nove sinais aparecem no seu dia a dia, é muito provável que está mesmo na hora de entrar na faculdade.

Depois de escolher qual curso estudar, o próximo passo é decidir onde estudar. E as opções são muitas. Veja abaixo alguns exemplos de universidades certificadas pelo Ministério da Educação (MEC) que contam unidades em todo o país:

Procurar bolsas de estudo

Veja também:
Como entrar na faculdade?
Como escolher uma faculdade? Quero Bolsa elabora checklist para você selecionar a universidade certa

E então, está na hora de entrar na faculdade? Conte para a gente quais destes sinais já apareceram por aí! 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54