Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

Como entrar na faculdade?

por Mathias Sallit em 19/10/20

A decisão de como dar os primeiros passos em busca de uma carreira vai muito além de testes vocacionais, orientações e escolhas profissionais. Outras importantes questões que fazem parte dessa etapa da vida de muitos jovens: é escolher onde estudar e como entrar na faculdade desejada?

Para ajudar quem está começando a pensar nos primeiros passos em direção à universidade dos sonhos, a Revista Quero produziu esta publicação com muitas informações para começar a entender esse caminho.

Reprodução/Freepik
como entrar na faculdade

Saiba como entrar em uma faculdade e veja algumas dicas para tomar as melhores decisões para essa fase.

Já decidiu o seu curso?

Primeiramente, vamos voltar aqui à questão inicial para isso. Antes de pensar na faculdade onde estudar, é necessário decidir o que estudar. Escolher a profissão é o primeiro passo para pensar em entrar em uma universidade e é uma importante decisão, geralmente tomada por jovens que muitas vezes ainda não completaram 18 anos.

Por isso, é preciso ter paciência na hora de definir uma carreira que faça sentido para os seus objetivos pessoais e profissionais. Muita pesquisa, testes e orientações vocacionais são algumas das melhores maneiras de descobrir quais alternativas de cursos mais fazem sentido com o seu perfil e tomar uma decisão com segurança.

Veja também: Faça um teste vocacional gratuito e descubra sua profissão ideal

Quando posso entrar na faculdade?

Para entrar em uma faculdade, é preciso ter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ou seja, é necessário ter finalizado essa fase dos estudos ou ter obtido essa declaração de alguma outra forma oficial - a mais popular delas é o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), destinado a quem está acima da idade regular de certificação desses níveis da Educação Básica no Brasil.

Apenas com esse certificado um aluno conseguirá se matricular em uma instituição de Ensino Superior, independente de sua idade.

Saiba mais: O que é preciso para entrar na faculdade?

Como escolher onde estudar?

Se você já escolheu o seu curso e já concluiu ou está terminando o Ensino Médio, chegou a hora de pensar em escolher a faculdade onde estudar. E o primeiro passo para isso é colocar como opção apenas as faculdades que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Para encontrar as universidades, centros universitários e faculdades que são credenciadas junto ao MEC, a forma mais fácil e confiável é realizar uma busca no portal emec.gov.br, do próprio órgão.

Feita essa pesquisa, é hora de definir qual universidade melhor atende as suas perspectivas. É importante levar em considerações alguns fatores para tomar essa decisão. Pense em alguns desses pontos:

  • Infraestrutura da instituição;
  • Qualidade acadêmica dos cursos;
  • Reputação da universidade em relação às empresas e o mercado de trabalho;
  • Custos e logística para o estudante.

Rankings universitários são uma forma muito eficiente para ajudar estudantes a descobrirem as melhores opções de faculdades no Brasil e onde estão localizados os melhores cursos de graduação do país.

Uma das avaliações universitárias mais atuais e completas do país é o Guia da Faculdade, feito em parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. No Guia, professores universitários avaliam anualmente os cursos das instituições de acordo com a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura das graduações em cada faculdade.

Outra forma de saber se uma universidade pode atender a sua expectativa é buscar a opinião de alunos e ex-alunos acham de suas experiências na instituição, ferramenta que pode ser encontrada no site do Quero Bolsa.

Há quem prefira buscar por universidades públicas, outros preferem as particulares. Há também aqueles que optam por estudar presencialmente, mas há muitos que acham o ensino a distância (EaD) a melhor opção para encaixar uma graduação na sua rotina de vida.

Leia mais:
Como decidir entre Faculdade Pública ou Particular?
Qual é a diferença entre estudar em uma universidade pública e em uma privada?

Por isso, é uma decisão muito particular, que deve ser considerada por fatores individuais que vão variar para cada estudante. Então pense no que é melhor para você e para o seu dia a dia, afinal, são os primeiros (e importantes) passos dados em direção à sua profissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fazer o vestibular da universidade

Escolhida a faculdade em que você pretende estudar, agora é necessário saber como é o processo seletivo que ela aplica para que estudantes ingressem nos cursos e comecem a estudar. Os vestibulares são uma etapa muito importante para os estudantes que buscam ingressar no Ensino Superior, e muitas provas exigem bastante dedicação para a aprovação nas graduações desejadas.

Reprodução/Freepik

Um vestibular, você já deve saber, nada mais é que uma prova que vai avaliar os conhecimentos gerais e específicos dos candidatos. Os melhores classificados serão aprovados para que possam ocupar as vagas oferecidas nos cursos daquele semestre ou ano letivo que será iniciado na instituição.

Tradicionalmente, as provas são feitas com questões objetivas (de múltipla escolha) e dissertativas, além de contar também com redações e provas específicas das áreas de conhecimento do curso pretendido, a depender do processo de cada faculdade.

Atualmente, há universidades que realizam o vestibular de forma agendada, o que permite que o aluno não dependa somente de uma data ao longo do ano para realizar a prova.

Os vestibulares online também são novidade e tem ganhado força entre os estudantes. Um deles é o Nota Quero, que dá acesso a mais de 10 mil vagas em mais de 150 universidades do Brasil sem custos de inscrição.

É preciso fazer vestibular para entrar na faculdade?

Já faz algum tempo que os vestibulares tradicionais deixaram de ser a única opção para que os estudantes entrassem em uma faculdade no Brasil. Hoje em dia, há alguns caminhos que levam os estudantes ao Ensino Superior, e eles não precisam ficar mais focados em apenas um dia ou fim de semana de provas.

Conheça as principais oportunidades que os alunos possuem para entrar em uma faculdade, além dos vestibulares tradicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Como entrar na faculdade usando a nota do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal prova que pode ser utilizada para que estudantes entrem em faculdades no Brasil (e até mesmo fora dele). Mesmo não sendo exatamente um vestibular, o exame exige uma dedicação para que os alunos possam realizar a prova e pode dar acesso a universidades em todo o país.

Em sua edição mais recente, o Enem mobilizou mais de 4 milhões de estudantes, que fizeram a redação e responderam as 180 questões divididas nas quatro áreas de conhecimento nos dois domingos de exame.

Muitas faculdades no Brasil utilizam a nota do Enem como forma de ingresso em seus cursos. Isso pode ser feito substituindo o vestibular tradicional ou por meio dos programas do governo do MEC, que você conhecerá a seguir.

Conheça os programas do governo

Como usar o Sisu para entrar na faculdade?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma de ingresso de estudantes no Ensino Superior público do Brasil. Com a nota do Enem, é possível se candidatar para as vagas em universidades federais e estaduais de todo o Brasil.

A seleção acontece duas vezes ao ano, no início de cada semestre, e oferece cerca de 300 mil vagas anualmente.

Como usar o Prouni para entrar na faculdade?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma forma que estudantes com baixa renda consigam bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em universidades particulares do Brasil inteiro.

É um processo muito importante para ampliar o acesso às faculdades particulares no Brasil para pessoas que não poderiam pagar integralmente as mensalidades dessas instituições. O Prouni também usa a nota do Enem para que um estudante possa se candidatar e concorrer às vagas oferecidas.

Assim como o Sisu, o Prouni abre inscrições duas vezes por ano e oferece cerca de 250 mil bolsas de estudo para as instituições particulares.

Fies

Outro programa do governo que os candidatos acessam por meio da nota do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por ele, os estudantes financiam as mensalidades dos cursos de universidades particulares e pagam a dívida financiada em valores mensais somente depois de concluir a graduação.

Como entrar em uma faculdade com bolsas de estudo?

Muitas vezes, os valores das mensalidades são um fator que acaba afastando as pessoas da faculdade, ou até fazendo com que estudantes abandonem o curso no meio da graduação.

Para facilitar o acesso e a permanência de estudantes nas universidades, bolsas de estudo podem ser a solução para abaixar os custos com mensalidades. Com os preços reduzidos a cada mês, o dinheiro economizado pode fazer muita diferença ao final do curso, quando o aluno consegue se formar.

No Quero Bolsa, é possível encontrar bolsas de estudo que reduzem em até 75% os valores das mensalidades das graduações durante todo o curso, da primeira mensalidade até a formatura. São vagas em mais de mil faculdades em todo o país, que podem ser acessadas de diversas maneiras, como processo seletivo próprio, vestibular agendado, Nota Quero e usando a própria nota do Enem para substituir a prova.

Saiba também: Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

Basta garantir a pré-matrícula na instituição com o Quero Bolsa. Veja algumas dessas faculdades parceiras:

Clique no botão abaixo, busque pelo curso, local e instituição desejada e confira quais são as melhores opções para você começar o seu sonho da faculdade.

Encontrar bolsas de estudo

Veja também:
O Quero Bolsa é confiável? Como funciona?
Como escolher uma faculdade? Veja o checklist para você selecionar a universidade certa

Agora que você já sabe como entrar na faculdade, conte nos comentários abaixo qual é o curso que pretende começar e onde quer estudar!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54