Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Qual a diferença entre Prouni, Sisu, Fies e Quero Bolsa?

Entenda as diferenças entre Prouni, Sisu, Fies e Quero Bolsa e saiba qual é a melhor opção para acessar o ensino superior

Uma dúvida de muitos estudantes é a qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa. E a resposta é bem simples: os três primeiros são programas do Governo Federal, já a Quero Bolsa é uma empresa privada que oferece vagas com descontos em universidades particulares.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O objetivo de todos é o mesmo: facilitar o acesso a faculdades no país, mas a forma como isso acontece e as condições para inscrição são diferentes em cada um dos casos.

Leia mais: Qual é a diferença entre faculdade e centro universitário?
+ Universidades públicas que não usam o Enem como forma de seleção

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O que é a Quero Bolsa?

Quero Bolsa é uma empresa privada. No site você encontra informações sobre faculdades e cursos superiores, além de ofertas de vagas com desconto de até 80%, válidas para todas as mensalidades, até a formatura.

Na Quero Bolsa você encontra vagas com desconto para cursos presenciais, semipresenciais e a distância, de graduação e pós-graduação nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas e Tecnológicas.

Para participar, não é preciso comprovar renda nem apresentar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou participar de processos seletivos. Basta encontrar a sua bolsa de estudo e garanti-la antes que as bolsas disponíveis acabem.

Leia mais: Faculdades com 2 anos de duração; veja quais são
Bolsas de estudo: a Quero Bolsa é confiável? Como funciona?

Como participar da Quero Bolsa?

  1. Acesse o site da Quero Bolsa;
  2. Escolha seu curso e a cidade onde você quer estudar;
  3. Escolha a sua vaga com desconto;
  4. Faça a sua adesão online para garantir a sua bolsa;
  5. Após o pagamento, você receberá um e-mail com a confirmação da sua bolsa e o passo a passo para finalizar a matrícula na instituição escolhida;
  6. Pronto! O desconto está garantido para todas as mensalidades, até o fim do curso.

Vantagens da Quero Bolsa

  1. Ao contrário de outros sites de bolsas de estudo, a Quero Bolsa não cobra nenhuma taxa de renovação da bolsa. A taxa de adesão é única e garante o desconto durante todo o curso;
  2. Não é necessário ter feito Enem, não é preciso comprovar baixa renda e não há processo seletivo para conseguir a bolsa;
  3. O aluno termina a faculdade sem dívidas (ao contrário do Fies).

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo de 50% a 100%, com base no desempenho dos candidatos no Enem e na renda familiar per capita.

Para participar do processo seletivo do Prouni, é preciso comprovar que a renda total da família, dividida pelo número de pessoas que a compõem, seja de até três salários mínimos.

Além disso, é preciso ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Quanto maior a nota, mais chances o candidato tem de ser chamado.

Como participar do Prouni?

  1. Fazer Enem;
  2. Atingir pontuação mínima de 450 pontos no Enem;
  3. Inscrever-se no site oficial do programa, comprovando renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;
  4. Aguardar chamada do processo seletivo.

Além disso, vale destacar que se o aluno não comprovar semestralmente que está na faixa de baixa renda, ele pode perder a bolsa no meio do curso.

Veja também: Tudo sobre o Prouni
 + Por que a mensalidade da faculdade aumenta todo ano?

Conheça o Fies

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal de financiamento do curso de faculdade. Ou seja, em vez de o aluno pagar a faculdade, o governo paga o curso e, depois de formado, o estudante paga a dívida ao governo.

Na prática, é como se o governo te emprestasse dinheiro para pagar a faculdade. financiamento varia de 10% a 100% do valor das mensalidades. O pagamento da dívida deverá ser iniciado logo após a formatura do estudante. 

Para participar, o candidato precisa ter marcado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação do Enem,  e comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa para a modalidade sem juros e comprovar renda de até 5 salários por pessoa para as modalidades com juros. 

Como participar do Fies?

  1. Ter feito Enem entre os anos de 2010 e 2024;
  2. Atingir pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação no Enem;
  3. Inscrever-se no site oficial comprovando renda familiar de até três salários mínimos ou cinco salários mínimos por pessoa, a depender da modalidade;
  4. Levar à faculdade a documentação necessária para validação da matrícula com Fies;
  5. Contratar o financiamento.

É importante ressaltar que o candidato precisa comprovar baixa renda e ter tirado uma nota mínima no Enem. Todos os semestres, o aluno precisa cumprir procedimentos burocráticos para a renovação do financiamento.

Leia mais: Quem fez o Prouni pode fazer o Fies?
É possível cursar Medicina pelo Fies?

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal de seleção para ingresso em faculdades públicas estaduais e federais

Para concorrer a uma vaga em faculdades públicas pelo Sisu é preciso ter feito a última prova do Enem e não ter zerado a redação. As vagas são distribuídas de acordo com o desempenho dos candidatos na prova, considerando a nota mínima e a nota de corte do Sisu para o curso na instituição escolhida.

Além disso, as vagas podem ser divididas em cotas sociais, raciais e ampla concorrência

Para verificar se você teria chances de entrar na faculdade pelo Sisu com a sua nota no Enem, a Quero Bolsa disponibiliza gratuitamente o Simulador de Notas de Corte do Enem.

Confira: Quem pode se inscrever e participar do Sisu?
+ Entenda como funciona uma segunda graduação e como fazer em 6 meses

Como participar do Sisu?

  1. Fazer Enem;
  2. Atingir nota mínima no Enem do curso na faculdade escolhida;
  3. Inscrever-se no site.

Leia mais:Tudo sobre o Sisu
Quantas vezes posso usar a nota do Enem no Sisu?

Onde estudar sem precisar da nota do Enem?

Mesmo que você não tenha conseguido entrar em uma universidade pelo Sisu, Prouni ou Fies, ainda é possível conseguir bolsas de estudo sem precisar da nota do Enem. 

Por meio da Quero Bolsa isso é possível! Na plataforma você poderá encontrar bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeras universidades e cursos. Clique no botão abaixo e confira:

 

*Com a colaboração de Gustavo Stein.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações