Biomedicina Estética
Biomedicina Estética é uma área que une saúde e da estética para realizar procedimentos não cirúrgicos voltados à beleza e bem-estar.

O que é Biomedicina Estética?
Última atualização: 21/10/2025
A Biomedicina Estética é a área da Biomedicina que estuda, aplica e desenvolve procedimentos estéticos, utilizando técnicas que promovem o bem-estar.
Entre os tratamentos realizados por profissionais desta especialidade, estão peelings, aplicações de toxina botulínica, preenchimentos faciais e métodos para perda de gordura, envelhecimento, flacidez e problemas de pele.
Encontre bolsas de estudo para Biomedicina Estética
Como é o curso de Biomedicina Estética?
O curso de Biomedicina Estética forma especialistas em procedimentos estéticos, capazes de aplicar técnicas que restauram a saúde da pele, cabelos e tecidos.
Durante a formação, o aluno se aprofunda em tópicos de fisiologia, bioquímica, farmacologia, além de técnicas específicas de estética facial e corporal.
Os aluno também cumprem atividades práticas, em que aprendem a avaliar a condição de pele, definir os tipos de tratamento e executar de procedimentos em ambiente supervisionado, conforme explica o coordenador do curso na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Dr. Rodrigo Fabrizzio Inacio:
"Nas aulas práticas presenciais, os alunos têm a oportunidade de se aprimorar em um ambiente clínico especializado, onde aprenderão a avaliar e diagnosticar pacientes, além de traçar condutas terapêuticas individualizadas, sempre com base nas melhores práticas da área.", afirma.
Todo o percurso é desenvolvido em nível de pós-graduação e é indicado a biomédicos já formados que desejam se especializar em técnicas estéticas.
Quanto tempo dura o curso de Biomedicina Estética?
O curso de Biomedicina Estética dura um ano e meio, em média, com uma carga horária que varia entre 360 e 600 horas conforme definido pela instituição.
Existe curso de Biomedicina Estética EaD?
Existe curso de Biomedicina Estética EaD?
A pós-graduação em Biomedicina Estética pode ser realizada na modalidade EaD, atendendo a estudantes que buscam flexibilidade no processo de formação.
Caso você tenha dúvidas se o curso de Biomedicina é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Biomedicina da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Biomedicina Estética?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Biomedicina Estética em uma de nossas faculdades parceiras:
- Anatomofisiologia de Cabeça e Pescoço
- Auriculoterapia
- Condutas, Semiologia, Técnicas e Normas na Biomedicina Estética
O que se aprende no curso de Biomedicina Estética?
No curso de Biomedicina Estética, os alunos aprendem a aplicar tratamentos estéticos que restauram a consistência da pele e tecidos do corpo humano.
A grade curricular é composta por tópicos de anatomia, fisiologia, farmacologia aplicada e bioquímica, com ênfase em cosmetologia e suas aplicações em tratamentos.
A formação também aborda as bases teóricas em ética profissional e biossegurança, assim como procedimentos de toxina botulínica, preenchimentos faciais, microagulhamento, peelings químicos e tratamentos a laser.
As práticas são desenvolvidas em laboratórios, com supervisão especializada, proporcionando ao aluno a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e avaliar casos clínicos.
Embora as disciplinas variem de acordo com a instituição de ensino, é comum que os seguintes conteúdos estejam presentes ao longo do curso:
Laserterapia aplicada à estética;
Semiologia Estética;
Farmacologia aplicada à cosmetologia;
Princípios ativos em estética;
Educação em saúde;
Estética Integrada e Humanizada;
Biossegurança.
Quanto custa uma faculdade de Biomedicina Estética?
No site da Quero Bolsa, o curso de Biomedicina Estética pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 29,90. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Procure o curso de Biomedicina Estética ideal para você!
Com mensalidades a partir de R$ 52,00 entre as 1.525 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira na área da Biomedicina Estética
O que faz o Biomédico Esteta?
O profissional de Biomedicina Estética, também conhecido como biomédico esteta, realiza procedimentos estéticos não cirúrgicos com base em técnicas científicas e validadas, visando tratar questões relacionadas à estética corporal e facial.
Entre suas principais atividades estão a aplicação de toxina botulínica (botox), preenchimentos faciais, peelings químicos e mecânicos, tratamentos para flacidez e rejuvenescimento, microagulhamento, além de intervenções voltadas para a perda de gordura localizada e a melhoria de problemas de pele, como manchas e cicatrizes.
Além disso, segundo o coordenador Dr. Rodrigo, de acordo com as resoluções e normativas definidas pelo Conselho Federal de Biomedicina, os biomédicos estetas devidamente registrados estão aptos para realizar os seguinte procedimentos estéticos:
- Eletroterapia e Eletroestimulação;
- Laserterapia, LED e Luz Intensa Pulsada (LIP);
- Sonoforese (Ultrassom Estético) e Iontoforese;
- Radiofrequência Estética;
- Cosmetologia Avançada;
- Carboxiterapia;
- Intradermoterapia (enzimas e Toxina Botulínica);
- Preenchimentos semi-permanentes;
- Mesoterapia;
- Procedimento Estético injetável para Microvasos (PEIM);
- Aplicação de fios de sustentação tecidual absorvíveis para fins estéticos;
- Aplicação de substâncias para fins estéticos via intramuscular;
- Tricologia e Visagismo.
Onde o Biomédico Esteta pode trabalhar?
O biomédico esteta pode atuar em clínicas de estética, onde realiza procedimentos não cirúrgicos, como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos faciais, peelings químicos e tratamentos para rejuvenescimento da pele.
Além das clínicas de estética, o biomédico esteta pode trabalhar em centros de saúde e bem-estar, spas e consultórios dermatológicos, colaborando com outros profissionais da saúde para oferecer tratamentos estéticos que complementam os cuidados com a pele e o corpo.
Ele também pode atuar em academias e centros de treinamento, proporcionando tratamentos que auxiliam na melhoria da aparência e da autoestima de pessoas que buscam resultados estéticos em conjunto com a prática de atividades físicas.
"O mercado de trabalho para biomédicos no Brasil está em constante expansão, e uma das subáreas mais promissoras é a Biomedicina Estética, que tende a ascender frente ao aumento na busca por procedimentos estéticos não invasivos, responsáveis por promover o bem-estar físico e emocional", destaca o coordenador Dr. Rodrigo Fabrizzio.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um biomédico.
Os mais buscados de Biomedicina Estética
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Biomédico Esteta?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o Biomédico Esteta?
Para se tornar um biomédico esteta, é necessário, primeiro, concluir a graduação em Biomedicina, obtendo o título de biomédico. Após a graduação, o profissional deve se especializar na área de Biomedicina Estética por meio de uma pós-graduação lato sensu.
Além da formação acadêmica, o biomédico esteta deve estar registrado no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) e obter a habilitação específica para atuar na área estética, conforme regulamentado pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).
Na visão do coordenador Dr. Rodrigo, para o biomédico esteta que deseja se destacar na carreira, é imprescindível contar com o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais, como destreza manual, habilidade de comunicação, conhecimento aprofundado em anatomia e fisiologia e segurança para tratar intercorrências.
"Além disso, a Estética, por ser uma área que está em constante evolução, pede que seus profissionais mantenham-se sempre atentos e atualizados frente ao surgimento de novas técnicas e tecnologias, visando sempre oferecer o melhor aos pacientes", completa.