logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Como fazer a inscrição no Sisu

por Natália Plascak Jorge em 03/06/19 7,4 mil visualizações

Atualizado em 06/07/2020

Uma das formas de ingressar na universidade pública é pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Governo Federal. Para concorrer a uma vaga pelo Sisu é preciso ter feito a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

inscrição sisu

A inscrição do Sisu do primeiro semestre de 2020 começa no dia 21 de janeiro e vai até 24 de janeiro. Já a inscrição do Sisu de meio de ano poderá ser realizada entre os dias 07 e 10 de julho. Confira o passo a passo da inscrição!

Veja: Como funciona o Sisu
Calendário do Sisu 2020

Passo a passo de como fazer a inscrição no Sisu

  1. Acesse o site do Sisu
    Você pode entrar no site do Sisu utilizando o seguinte endereço: https://sisu.mec.gov.br/#/
  2. Tenha por perto os dados do Gov.br
    Para você fazer a inscrição no Sisu, é preciso ter em mãos os dados da sua conta no Gov.br, site de cadastro único do governo. Caso seja necessário, confirme seus dados no site.

    Saiba mais: Veja como criar o seu cadastro no Gov.br
  3. Faça a escolha dos cursos
    Você deve escolher duas opções diferentes de curso. A primeira é aquela de maior preferência. Clique em “Fazer a inscrição na 1ª opção”. Depois de ver todas as informações sobre o curso, clique em "Escolher este curso”. Outra coisa importante que você precisa indicar é o tipo de modalidade, ou seja, qual tipo de concorrência você vai enfrentar. Ela pode ser de três formas: vagas de ampla concorrência, vagas referentes à Lei de Cotas ou vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Defina a modalidade e clique em "Escolher esta modalidade". Por último, clique em “Confirmar minha inscrição”.
  4. Acompanhe as notas durante o processo de inscrição
    Caso você mude de ideia durante o processo de inscrição no Sisu, é possível alterar a opção de curso. Para isso, acompanhe as notas de corte dos cursos para verificar quais são as suas chances na disputa. Para ter uma ideia se você teria chances de entrar na faculdade pelo Sisu com a sua nota no Enem, o Quero Bolsa disponibiliza gratuitamente o Simulador de Notas de Corte do Enem.

Simulador de Notas de Corte Sisu

Veja também: Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu
Como aumentar suas chances de aprovação no Sisu

Se você for aprovado, será informado sobre a documentação necessária para a matrícula. Se você for classificado para sua segunda opção, pode entrar na lista de espera para o curso da primeira opção, mesmo que já tenha se matriculado. E, se não se classificou em nenhuma das duas opções, não se desespere! Você pode se inscrever na lista de espera, mas fique atento aos prazos.

E aí? Pronto para se inscrever no Sisu?


Publicado originalmente em: 22/01/2018
Atualizado em: 06/07/2020

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54