Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como aumentar suas chances de aprovação no Sisu

por Rui Gonçalves em 17/01/18 7,7 mil visualizações

Atualizado em 12/12/2019

Sisu é a porta de entrada para o Ensino Superior, a nota no Enem é a chave que abre esta porta. No primeiro semestre de 2019, 129 instituições públicas de ensino ofereceram mais de 235 mil vagas via Sistema de Seleção Unificada - que, para quem não sabe, é o nome completo do Sisu. Essas instituições utilizam a nota obtida pelo candidato no Enem para selecionar quem entra e quem fica de fora.

A metáfora da porta e da chave cabe muito bem para explicar como se dá o ingresso via Sisu. Cada aluno que prestou Enem receberá em janeiro a sua própria chave, que nada mais é do que a nota no Exame Nacional do Ensino Médio. Com ela em mãos, a pergunta é “qual das 235 mil portas (vagas) essa chave (nota) abre?”

sisu

Nem todo mundo tem uma chave que abre uma porta. Entre aqueles que têm, muitos não fazem ideia de qual é a porta correta para a sua. Muitas vezes, a chave não abre a porta localizada na mesma cidade do estudante, por exemplo. Outras, não abre uma porta conhecida ou desejada. Mas entre tantas opções, uma delas pode ser aberta.

Quando o Sisu inicia o período de inscrição, é hora do candidato a estudante universitário colocar sua chave na fechadura para tentar abrir a porta. Se a escolha for aleatória, é provável que o período de inscrição se encerre sem que a porta se abra.

Mas existe uma forma de aumentar muito as chances de conseguir uma vaga com a chave (nota do Enem) que o candidato tem em mãos. O segredo é saber qual é a nota de corte do curso desejado em diversas instituições de ensino, ou seja, selecionar as portas que podem ser abertas pela chave obtida no Enem.

sisu

Por onde começar

O primeiro passo é pesquisar a nota de corte do curso desejado em diferentes instituições de ensino. As notas disponíveis agora são de anos anteriores, mas dão uma boa ideia de quanto é preciso ter tirado no Enem para conseguir uma vaga numa universidade pública. Quanto mais notas de corte forem conhecidas, mais chances de saber quais são as portas que podem ser abertas.

Essa pesquisa dá um trabalhão. Imagine pesquisar em cada uma das instituições de ensino a nota de corte para um determinado curso? Aqui vai uma dica fantástica. Vá até o Simulador de Notas de Corte do Quero Bolsa.

Simulador de Notas de Corte Quero Bolsa

sisu

Com o Simulador de Notas de Corte, basta informar a nota obtida no Enem e o curso desejado e o site faz tudo.

  1. Você pode fazer uma simulação, bastando informar a nota obtida no Enem, o curso desejado e a cidade onde mora. O simulador fará uma busca e indicará as instituições mais próximas onde a chance de aprovação é maior.

  2. Se não houver nenhuma faculdade nas proximidades, ele indicará a possibilidade de aprovação em cursos por meio dos programas Prouni e Fies.

  3. Se ainda assim não for possível ingressar no Ensino Superior, não se desespere, dá pra fazer uma busca por vagas com desconto na sua região.

Encontrar vagas com desconto

Mas lembre-se de que as chances de encontrar a “porta certa” aumentam de forma diretamente proporcional à disposição do candidato em deixar o conforto da casa dos pais para estudar longe da própria cidade. Se esse for o seu caso, dá para adotar uma estratégia mais ativa.

  1. Vá para a página www.querobolsa.com.br/sisu/notas-de-corte e selecione o curso de interesse.

  2. O Simulador do Quero Bolsa vai mostrar as notas de corte em todas as instituições que oferecem vagas pelo Sisu onde o aluno pode se matricular.

  3. Selecione aquelas cujas notas de corte sejam próximas da nota obtida no Enem.


Simulador de Notas de Corte

Como se inscrever no Sisu para a faculdade com mais chances de entrar

A fase de inscrição no Sisu começa em 21 de janeiro e termina às 23h59 do dia 24 de janeiro de 2018. Nesse momento é hora de usar a mesma estratégia dos estudantes norte-americanos. A técnica consiste em:

  • Coloque como 1ª opção: entre as faculdades dos sonhos, aquela com mais chances de ser aprovado.
  • Coloque como 2ª opção: uma instituição cuja nota de corte seja menor do que a nota obtida no Enem.

Por que fazer assim? Porque caso a nota de corte da instituição dos sonhos baixar, o candidato vai estar com a chave certa na porta e aí é só entrar. Caso a nota obtida não seja suficiente para ingressar na faculdade dos sonhos, a segunda opção garante que o candidato não vai ficar de fora. Por isso que a palavra-chave é estratégia, baseada em planejamento prévio e uso da tecnologia do Simulador de Nota de Corte.

E não se esqueça: se no fim de tudo, nada parecer ter dado certo, não desanime. Consulte no simulador as notas e requisitos para ser admitido em faculdades particulares via Prouni ou Fies e, não se esqueça de buscar uma vaga com desconto no site Quero Bolsa. Via de regra, quando o desconto da bolsa for maior do que 20%, vale mais a pena usar a bolsa do que optar pelo Fies.

Encontrar vagas com desconto

No Quero Bolsa você encontra vagas com desconto de até 75% em mais de mil faculdades em todo o Brasil.  No site ainda é possível visualizar informações sobre diversos cursos superiores e instituições de ensino. A plataforma também oferece um Teste Vocacional Gratuito.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54