É possível cursar Medicina pelo Fies?
Saiba qual a nota necessária para passar em Medicina no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e entenda tudo sobre esse programa
Atualizado em 05/02/2024
O curso de Medicina é um dos cursos mais concorridos em todos os vestibulares. Por isso, os candidatos se esforçam muito para alcançar uma pontuação alta e conquistar a tão sonhada aprovação.
Veja mais: Simulador de notas de corte grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes podem ingressar em Medicina em uma universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em uma instituição privada pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Fies está disponível para diversos cursos de graduação, inclusive para Medicina. A seguir, você confere todas as informações sobre o programa e fica por dentro de tudo que precisa para concorrer uma vaga no programa.
Já pensou em ter Fies para Medicina? Entenda se é possível!
+ Veja também: Guia completo de Medicina
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC) em substituição ao programa Crédito Educativo. O objetivo do governo é facilitar a entrada de alunos de baixa renda ao ensino superior.
Com o Fies é possível ingressar em uma universidade privada reconhecida pelo MEC e financiar os seus estudos. Desde 2018, o programa oferece três modalidades de financiamento, que são divididas de acordo com a região do país e também com a renda familiar bruta per capita do estudante.
Confira: Faculdades de Medicina que aceitam o Fies
+ Como conseguir bolsa de 100% no Fies?
+ Tudo sobre a profissão de Médico
Quais são as três modalidades do Fies?
Uma das modalidades, inclusive, possui taxa de juros zero. Veja a seguir e entenda como funcionam as três modalidades do Fies:
- Modalidade I: atende todos os estudantes do Brasil que possuam renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nesta modalidade não há cobrança de taxa de juros.
Desde 2018, os ingressantes por esta modalidade terão, no mínimo, 50% do valor total do seu curso financiado e pode conseguir até 100% de financiamento, dependendo da sua necessidade;
- Modalidade II: é destinada para alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Neste caso, as taxas de juros são variáveis, segundo a instituição financeira responsável pelo financiamento.
- Modalidade III: é direcionada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Neste caso, as taxas de juros também são variáveis, segundo a instituição financeira responsável pelo financiamento.
Confira: Fies: qual curso fazer com 450 pontos no Enem?
+ Prouni e Fies devem acabar? Entenda a polêmica
Como conseguir o Fies para Medicina?
Para ingressar em uma faculdade privada de Medicina e financiar os seus estudos por meio do Fies, o estudante precisa se encaixar em uma das modalidades de financiamento citadas acima. Além disso, precisa ter feito o Enem.
De acordo com as regras do programa, os candidatos ao Fies precisam ter obtido no mínimo 450 pontos na prova do Enem e ter nota superior a zero na redação. Mas é claro que isso é o mínimo exigido para fazer a inscrição. Para ser aprovado, a nota varia de acordo com o curso e a universidade escolhida.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O Fies financia todo o curso de Medicina?
Para que o Fies financie todo o curso, seja de Medicina ou outro, é necessário que o candidato tenha um financiamento integral de 100%. Se for parcial (50%), apenas metade do valor será financiado.
De acordo com o edital, para obter o financiamento total, a renda familiar mensal per capita não pode exceder três salários mínimos. Em junho de 2023, o MEC aumentou o teto do financiamento para Medicina para R$ 60 mil por semestre, enquanto para outros cursos permanece em R$ 42.983,70.
Quais faculdades podem participar do Fies?
Apenas instituições de ensino superior privadas podem participar do Fies, um programa de financiamento estudantil. A faculdade deve ser reconhecida pelo MEC e ter conceito positivo no SINAES, com notas de 3 a 5, garantindo qualidade.
A lista de participantes varia a cada edição, exigindo consulta ao site oficial do Fies para confirmar a disponibilidade de vagas.
Quanto precisa tirar no Enem para conseguir passar em Medicina no Fies?
Por ser um curso concorrido, os estudantes que desejam cursar Medicina se dedicam muito e ficam sempre na expectativa para alcançar uma boa nota e ser aprovado logo de cara, já que as notas de corte são elevadas para essa graduação.
Para te ajudar, a Revista Quero fez uma lista com as cinco menores e as cinco maiores notas de corte do Fies 2023 para você ter uma ideia de quanto precisa para ingressar no curso neste ano. Confira a seguir:
5 menores notas de corte para Medicina no Fies
Centro Universitário De Mineiros – 717,76
Faculdade De Tecnologia De Teresina – 724,90
Faculdade Barão Do Rio Branco – 726,62
Faculdade Unicesumar De Corumbá – 729,78
5 maiores notas de corte para Medicina no Fies
Universidade De Santa Cruz Do Sul – 791,56
Universidade Luterana Do Brasil – 791,06
- Universidade José Do Rosário Vellano – 787,80
- Universidade Tiradentes – 785,16
Veja também: O que é nota de corte?
+ Quem fez o Prouni pode fazer o Fies?
Quanto custa um curso de Medicina pelo Fies?
O valor das mensalidades variam de acordo com o curso, a universidade escolhida e também com a modalidade de financiamento que você se encaixa. Ou seja, você recebe descontos variados e pode conseguir até 100% de financiamento, aí não irá pagar nada durante o curso.
Mas é importante lembrar que o Fies é um programa de financiamento e não de bolsas de estudo. Por isso, ao final do curso, você precisa pagar o valor financiado. O pagamento ocorre em duas fases:
- Utilização: em que o estudante paga, durante a graduação, uma pequena parcela referente aos juros do financiamento;
- Amortização: é o momento em que o aluno vai quitar a dívida. O valor pode ser dividido em um período equivalente a até 3 vezes a duração do curso.
Para te ajudar, a Quero Bolsa disponibilizou uma ferramenta para você simular o seu financiamento e saber quanto você vai pagar em cada uma dessas fases do programa. Saiba mais no botão abaixo:
Veja mais: Como cancelar o Fies?
+ Fies: o que é a Renda Individual Mensal?
+ Como funciona a lista de espera do Fies?
Simulador de nota de corte
Se você deseja simular qual a nota de corte necessária para entrar no curso de seu interesse pelo Fies, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa.
Lá é possível ver em quais universidades você terá mais chances de ingressar neste ano e em qual programa será possível utilizar a sua nota. Clique no botão abaixo e faça a simulação!
Confira: Qual é a diferença entre Medicina e Enfermagem?
+ Como quitar a dívida do FIES?
+ Quanto ganha um médico?
Além do Fies, como fazer faculdade?
Sabia que, além do Fies, há outra forma de entrar no ensino superior e começar uma faculdade com desconto durante todo o curso?
Isso é possível pela Quero Bolsa, plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% até o final da graduação, sem precisar comprovar renda e sem precisar usar a nota do Enem. Veja as ofertas abaixo:
São milhares de universidades para escolher, confira abaixo algumas das instituições ou clique no botão para encontrar a bolsa de estudos ideal para a sua graduação: