Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como cancelar o Fies?

por Giovana Murça em 12/02/20

O programa Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)  é a chance que muitos estudantes têm de começar a estudar antes de entrarem no mercado de trabalho ou terem o dinheiro para honrar as mensalidades da faculdade.

cancelar o Fies

Entretanto, vários motivos podem levar os alunos a desistirem do Fies, como uma bolsa de estudos, dificuldade financeira, desistência do curso ou outra mudança de planos.

Leia: É possível usar o Fies para financiar uma bolsa de estudo na faculdade?

Nesses casos, o estudante pode escolher cancelar o benefício, ou seja, fazer o cancelamento antecipado do financiamento. O cancelamento não isenta o estudante de pagar pelas parcelas do período em que utilizou o benefício.

Como solicitar o cancelamento?

A solicitação do encerramento do Fies deve ser feito no sistema SisFies pelo próprio aluno no período do 15º dia dos meses de janeiro a maio, no 1º semestre, ou 15º dia dos meses de julho a novembro, no 2º semestre.

Após confirmar o pedido de cancelamento, o sistema irá informar o prazo para que o estudante compareça à instituição financeira para assinar o Termo de Encerramento. O encerramento deve ser feito na mesma agência em que foi fechado o contrato e o acompanhado do fiador ou responsável, quando for o caso. Depois de assinado o termo, o Fies será cancelado definitivamente.

Se o aluno não for permanecer estudando na instituição, deve ir até a faculdade e cancelar também sua matrícula. Se não, as mensalidades antes recebidas pelo Fies passam a ser cobradas diretamente do estudante.

Outras dúvidas:
Aditamento Fies: O que é, tipos e como fazer
Dilatação do Fies: O que é e como solicitar
Entenda o que são as fases de utilização, carência e amortização do Fies

Cancelamento ou suspensão?

A decisão de encerrar o Fies deve ser pensada com muito calma, pois após assinado o Termo de Encerramento, não será possível retomar o financiamento e nem solicitar o Fies novamente, o benefício é válido apenas uma vez.

Caso ainda haja dúvidas, o mais recomendado é a suspensão temporária do Fies. Por meio do sistema SisFies, o aluno pode pedir suspensão do benefício por até quatro semestres consecutivos.

De acordo com o MEC, a suspensão deve ser feita até o 15º dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.

Diferentemente do encerramento do Fies, que é definido, na suspensão do benefício o aluno pode voltar a estudar normalmente, sem passar por processos de seleção. O estudante não paga as mensalidades referentes aos semestres suspensos.

Caso o cancelamento do Fies tenha sido solicitado por engano no sistema, é só o estudante não comparecer ao banco para assinar o Termo de Encerramento que a solicitação será invalidada automaticamente.

Opções de cancelamento

Ao decidir pelo cancelamento do Fies, o estudante deve escolher a forma que irá pagar a dívida acumulada até então. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para os estudantes que firmaram contrato até o segundo semestre de 2017, as opções são:

  1. Pagar todo o saldo devedor no ato da assinatura do Termo de Encerramento, sem parcelamento da dívida;
  2. Manter o cronograma inicial das fases de utilização, carência e amortização firmadas em contrato, desde que comprovada a condição de estudante matriculado em curso superior. Nesse caso, o estudante se mantém pagando os encargos operacionais do contrato durante a fase de utilização e carência e inicia o pagamento das parcelas na fase de amortização;
  3. Antecipar a fase de carência, pagando somente encargos operacionais por até 18 meses, e cumprir a fase de amortização em seguida;
  4. Antecipar a fase de amortização, iniciando o pagamento das parcelas combinadas em contrato ou do pagamento mínimo.

Já para os contratos a partir de 2018, quando a fase de carência deixou de existir, as opções mudam. Segundo a Caixa Econômica Federal, agente financeiro do Fies, as possibilidades são:

  1. Pagar todo o saldo devedor no ato da assinatura do Termo de Encerramento, sem parcelamento da dívida;
  2. Se manter na fase de utilização, pagando os encargos operacionais do contrato, desde que comprovada a condição de estudante matriculado em curso superior, e depois iniciar a fase de amortização, mantendo o cronograma fechado no início do contrato;
  3. Antecipar a fase de amortização, iniciando o pagamento das parcelas combinadas em contrato ou do pagamento mínimo.
Veja também: Fies: 7 dúvidas mais comuns sobre o Fundo de Financiamento Estudantil

Opção ao Fies: bolsas de estudo

Caso você ainda esteja em dúvida se o financiamento é a melhor opção para você, o Quero Bolsa reúne bolsas de estudo com até 75% de desconto para faculdades do Brasil inteiro. São mais de mil instituições parceiras, confira algumas que oferecem bolsas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54