Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Entenda o que são as fases de utilização e amortização do Fies

Entenda como funciona o pagamento da dívida do Fies, desde a fase de utilização até a fase de amortização do programa

Atualizado em 7 de janeiro de 2024

Muitos estudantes, ao se inscreverem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ficam em dúvida sobre as fases do financiamento. Até 2018, haviam três fases de pagamento (utilização, carência e amortização), mas para os contratos mais novos, são apenas duas fases.

Se você pretende estudar em uma universidade superior com o programa de financiamento, continue a leitura para saber tudo sobre cada fase de pagamento.

Encontre bolsa de estudos de até 80% para cursos de graduação

fase utilização carência amortização Fies

Leia também: Simulador de notas de corte do Enem: veja se vai dar para entrar na faculdade com Fies
Confira as melhores faculdades privadas de Enfermagem

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Entenda as fases de financiamento do Fies

O Fies conta com duas fases de pagamento: o período de utilização e de amortização. Conheça, a seguir as diferenças entre elas.

Fase de utilização

A fase de utilização se refere ao período em que o aluno ainda está cursando a faculdade. Nesse momento, é necessário pagar os valores referentes aos encargos operacionais do contrato (juros) e o valor do seguro de vida. Os valores variam de acordo com a instituição financeira contratada. 

Saiba mais: Quais são as modalidades do Fies?
Quem pode participar do Fies?

Fase de amortização

Após a conclusão do curso, o recém-formado começa a pagar o valor do financiamento em si. Desde 2018, nos novos contratos, os beneficiários começam a pagar o financiamento assim que concluir o curso na chamada fase de amortização. 

Caso o estudante tenha um emprego ou abra uma empresa após se formar, as parcelas serão descontadas automaticamente da fonte de renda, de acordo com um cálculo previsto pelo governo. Mas, se o estudante estiver desempregado e sem renda, ele deve pagar o valor mínimo mensal estipulado em contrato.

Todos os valores devem ser pagos diretamente às instituições em que os serviços foram contratados – financiamento ou seguro de vida. Caso o estudante não faça o pagamento do Fies, seu nome irá constar na lista de inadimplentes do Serasa.

Leia também: + 7 dúvidas mais comuns sobre o Fundo de Financiamento Estudantil
Como quitar a dívida do FIES?

Qual o prazo máximo para pagar o curso? 

Levando em conta que o reembolso do financiamento será ajustado conforme a capacidade financeira do estudante, espera-se que o saldo devedor seja integralmente liquidado em um período aproximado de 14 anos.

[40rem] xl:max-w-[48rem] group final-completion”>[calc(100%-115px)] agent-turn”>[20px] text-message flex flex-col items-start gap-3 whitespace-pre-wrap break-words [.text-message+&]:mt-5 overflow-x-auto”>

Como conseguir bolsas de estudo?

Caso você ainda esteja em dúvida se o financiamento é a melhor opção para você, a Quero Bolsa reúne bolsas de estudo com até 80% de desconto para faculdades do Brasil inteiro. 

Encontre bolsas de estudo

São mais de 1.000 instituições parceiras, confira algumas que oferecem bolsas:

 

    Gostando dessa matéria?

    Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

    Personagem segurando um sino de notificações