Uma dúvida frequente de muitas pessoas é sobre as modalidades de financiamento que são oferecidas no Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Afinal, quais são as opções disponíveis para os estudantes? E mais: quais os seus critérios?
Neste ano, as inscrições para o Fies estarão abertas entre os dias 9 e 12 de agosto e todos os candidatos devem se inscrever online, pela página oficialdo programa ou o Portal Únicode Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
O Fies é um programa do governo que oferece financiamentointegral ou parcial das mensalidades do curso escolhido pelo estudante, a partir da nota tirada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, o beneficiário arca com custos de forma reduzia, ou apenas após completar sua formação.
Entenda abaixo quais são as modalidades oferecidas pelo Fies e como funciona o programa!
Em 2017 o MEC divulgou as regras do “Novo Fies” para todos os candidatos, que iriam começar a valer a partir de 2018. Até 2017, o Fies cobrava juros de 6,5% ao ano de todos os estudantes cadastrados.
Assim, a partir disso, o Fies passou a conter duas modalidades: o Fies tradicional e o P-Fies, que se diferem pelo valor da renda familiar por pessoa do candidato e porcentagem de juros. Entenda o que é cada modalidade do programa abaixo:
Modalidade Fies
Nesta modalidade podem participar apenas alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos (no caso, R$ 3.636,00) e não é cobrada taxa de juros no financiamento das mensalidades.
Modalidade P-Fies
A partir de 2020, não existe um limite de renda para participar desta segunda modalidade do Fies. Antigamente, podiam participar apenas alunos com renda per capita familiar de até cinco salários mínimos (no caso, R$ 6.060,00).
Além disso, diferente da modalidade tradicional do Fies, no P-Fies não há um período de inscrições estabelecido, o financiamento pode ser solicitado a qualquer momento do ano. A taxa de juros é variável e vai depender da instituição financeira onde foi fechado o financiamento.
Além disso, vale destacar que não é possível alterar a modalidade do financiamento durante a realização do curso.
O Fies é uma iniciativa do governo para ajudar as pessoas a ingressar em um curso superior. Por meio do Fies, o estudante faz um financiamento do valor do curso de graduação escolhido com o governo. É como se o governo “pagasse” a mensalidade. Posteriormente, após formado, o aluno paga de volta esse valor, de forma parcelada.
Para participar do Fies, assim como em outros programas do governo, é preciso fazer uma inscrição por meio da internet. Todos os anos, o Fies abre as inscrições duas vezes: no começo do primeiro e do segundo semestre.
Neste ano, as inscrições para o Fies do segundo semestre de 2022 estarão abertas entre os dias 9 e 12 de agosto e o interessados devem se inscrever por meio da página do Acesso Único do MEC.
Assim, os candidatos podem escolher até três opções de cursos, aplicando filtros de localidade, turno e instituição para encontrar a vaga que mais se encaixa em seu perfil. Vale ressaltar que a primeira opção é prioritária em relação às outras duas escolhas.
Durante os dias previstos para a inscrição, o candidato terá acesso às notas de corte atualizadas e poderá alterar as opções escolhidas até o momento de término das inscrições.
Como funciona a lista de espera do Fies?
Em um primeiro momento, é feita uma pré-seleção. Se a pessoa for aprovada, precisa contratar o financiamento posteriormente. Mas, se você não for selecionado em primeira chamada, não é motivo para se desesperar.
O Fies possui lista de espera de preenchimento automático. Desta forma, o candidato não precisa pedir para entrar na lista, nem fazer qualquer tipo de cadastro. O sistema te colocará automaticamente na lista de espera, e você poderá consultar a posição em que ficou.
Ao contrário do que alguns podem pensar, o Fies não entra em contato com o candidato para avisar que ele conseguiu a vaga ou não. Assim, o inscrito deve ficar atento à página do programa diariamente para ver se conseguiu garantir a vaga.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Além do Fies, como entrar na faculdade?
Para além do Fies, existem outras formas de entrar no Ensino Superior. Uma das alternativas é aQuero Bolsa, a maior plataforma de bolsas da América Latina. A plataforma oferecebolsas de estudo de até 80%em mais de 1.100 instituições de ensino superior de todo o país.
O melhor de tudo é que não precisa ter feito o Enem ou se adequar à critérios de renda para poder garantir a sua bolsa. Basta acessar o site e escolher o curso, instituição e modalidade (presencial ou a distância) que mais tenha a ver com você.
Clique no botão abaixo para conferir todas as oferta disponíveis: