logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

O que é nota de corte?

por Natália Plascak Jorge em 03/01/19 3,9 mil visualizações

Saber o que é nota de corte pode confundir muita gente, não é mesmo? Ela nada mais é do que aquela nota mínima necessária para se conseguir a aprovação em um processo seletivo.

No caso de grandes vestibulares, ela também serve para selecionar os candidatos que foram classificados para a segunda fase. Com ela, é possível saber o mínimo de pontos que pode significar uma classificação já que é a nota do último candidato aprovado.

o que é nota de corte

Como ver a nota de corte dos vestibulares

Geralmente, os grandes vestibulares divulgam as notas de corte e os classificados para a segunda fase de seus processos seletivos.

Elas podem ser consultadas no site da organizadora responsável pela aplicação da prova. Por exemplo, quem está em busca de uma vaga na USP (Universidade de São Paulo), pode acompanhar a divulgação das notas de corte e de todo o vestibular no site da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Para uma vaga na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a procura deve no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares).

Por isso, fique de olho nos sites das organizadoras para conseguir essas informações e se preparar para as provas.

A nota de corte pode ser proporcional ao nível de dificuldade da prova?

 Algumas pessoas também ficam em dúvida se a nota de corte pode ser proporcional ao nível de dificuldade da prova. A resposta para essa pergunta é sim. Isso pode acontecer porque ela é estipulada com base na classificação geral dos estudantes.

Por exemplo, se o Enem é difícil para a maioria dos estudantes, existe a possibilidade de a pontuação de todos ser um pouco menor e ter um efeito na nota de corte.

Mas, é importante ter em mente que, quando se trata do sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item), que o Enem adota, tudo pode acontecer, certo?

Como funciona a nota de corte no Sisu

Muita gente não sabe o que é a nota de corte do Sisu. O sistema ajuda os estudantes a entrarem em universidades públicas com a nota do Enem e sem a necessidade de prestar outro vestibular.

Leia também:
Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu
Como ver a nota de corte do Sisu?

Nesse caso, serão recebidas todas as inscrições daqueles que participaram do Enem e que desejam utilizar essa nota para entrar na universidade pública. O sistema possui um número determinado de vagas, e as notas serão calculadas conforme o peso que cada instituição der para os resultados.

Aqueles com as maiores notas possuem mais chances de serem aprovados. A nota de corte será estipulada de acordo com a pontuação do último candidato selecionado.

Saiba tudo sobre o Sisu

O que é a nota de corte do Fies

Quando se fala em nota de corte do Fies, a linha de raciocínio é a mesma. Trata-se da menor nota para ficar entre os selecionados, com base no número de vagas e no total de inscritos no mesmo grupo de preferência.

Isso tudo acaba tendo apenas um caráter informativo, para ajudar o candidato a acompanhar a sua inscrição e não garante a pré-seleção. Todos esses dados podem ser consultados no site do FiesSeleção.

Até o encerramento das inscrições, é possível alterar o grupo de preferência e as opções de curso pretendido para conseguir o financiamento da graduação.

Saiba tudo sobre o Fies

Como funciona a nota de corte no Prouni

A nota de corte no Prouni segue a mesma linha das notas de corte do Sisu e do Fies. A nota de corte parcial é apenas para ajudar o candidato a ter uma ideia de sua situação e não garante a bolsa. Já a nota de corte final é calculada depois que as inscrições são encerradas.

Como é possível perceber, não dá para saber exatamente quantos pontos são necessários no Enem para conquistar uma bolsa, porque as notas variam muito a cada edição do processo seletivo e dependem muito do desempenho de todos aqueles que optaram pelo mesmo curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência.

Veja: Não passei no Prouni, e agora?

Para aliviar essa ansiedade, você pode consultar o simulador de notas de corte do Quero Bolsa e ter uma noção de quanto é preciso para conseguir ser aprovado.

Simulador de notas de corte

E você? Conseguiu entender o que é nota de corte e como ela funciona? Já ficou com o coração na mão por causa dela?

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54