Algumas pessoas também ficam em dúvida se a nota de corte pode ser proporcional ao nível de dificuldade da prova. A resposta para essa pergunta é sim. Isso pode acontecer porque ela é estipulada com base na classificação geral dos estudantes.
Por exemplo, se o Enem é difícil para a maioria dos estudantes, existe a possibilidade de a pontuação de todos ser um pouco menor e ter um efeito na nota de corte.
Mas, é importante ter em mente que, quando se trata do sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item), que o Enem adota, tudo pode acontecer, certo?
Como funciona a nota de corte no Sisu
Muita gente não sabe o que é a nota de corte do Sisu. O sistema ajuda os estudantes a entrarem em universidades públicas com a nota do Enem e sem a necessidade de prestar outro vestibular.
Leia também:
Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu
Como ver a nota de corte do Sisu?
Nesse caso, serão recebidas todas as inscrições daqueles que participaram do Enem e que desejam utilizar essa nota para entrar na universidade pública. O sistema possui um número determinado de vagas, e as notas serão calculadas conforme o peso que cada instituição der para os resultados.
Aqueles com as maiores notas possuem mais chances de serem aprovados. A nota de corte será estipulada de acordo com a pontuação do último candidato selecionado.
Saiba tudo sobre o Sisu
O que é a nota de corte do Fies
Quando se fala em nota de corte do Fies, a linha de raciocínio é a mesma. Trata-se da menor nota para ficar entre os selecionados, com base no número de vagas e no total de inscritos no mesmo grupo de preferência.
Isso tudo acaba tendo apenas um caráter informativo, para ajudar o candidato a acompanhar a sua inscrição e não garante a pré-seleção. Todos esses dados podem ser consultados no site do FiesSeleção.
Até o encerramento das inscrições, é possível alterar o grupo de preferência e as opções de curso pretendido para conseguir o financiamento da graduação.
Saiba tudo sobre o Fies
Como funciona a nota de corte no Prouni
A nota de corte no Prouni segue a mesma linha das notas de corte do Sisu e do Fies. A nota de corte parcial é apenas para ajudar o candidato a ter uma ideia de sua situação e não garante a bolsa. Já a nota de corte final é calculada depois que as inscrições são encerradas.
Como é possível perceber, não dá para saber exatamente quantos pontos são necessários no Enem para conquistar uma bolsa, porque as notas variam muito a cada edição do processo seletivo e dependem muito do desempenho de todos aqueles que optaram pelo mesmo curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência.
Veja: Não passei no Prouni, e agora?
Para aliviar essa ansiedade, você pode consultar o simulador de notas de corte do Quero Bolsa e ter uma noção de quanto é preciso para conseguir ser aprovado.
Simulador de notas de corte
E você? Conseguiu entender o que é nota de corte e como ela funciona? Já ficou com o coração na mão por causa dela?